PS5: Dolby corrige Mark Cerny e diz que o Atmos não está limitado a 32 objectos

O arquitecto da PS5 disse coisas incorrectas.

Quando as especificações da PS5 foram reveladas na semana passada, um dos pilares fundamentais da consola destacados por Mark Cerny, o arquitecto de harwdware, foi o motor de áudio Tempest.

O motor foi descrito de uma forma entusiasmante por Mark Cerny, que destacou o suporte para centenas de fontes de áudio e a capacidade para simular a presença e localidade dos sons.

Num momento da apresentação, Mark Cerny comentou que o Dolby Atmos (o sistema de som de muitas salas de cinema e que também já é suportado pela Xbox One) apenas tinha suporte para 32 objectos sonoros.

O que foi dito pelo arquitecto acerca do Dolby Atmos não é verdade e a companhia já publicou um esclarecimento no site oficial. O Dolby Atmos também tem suporte para centenas de objectos, a limitação vem da confusão que pode ser criada quando existem demasiados objectos. Aqui está a explicação da Dolby:

"Não, isso está incorrecto. Como tecnologia, o Dolby Atmos pode suportar centenas de objectos simultâneos."

"Dito isto, apoiamo-nos no conselho de produtores de alguns dos primeiros jogos com Atmos: os objectos são uma ferramenta fantástica, mas deve haver restrições no número de objectos activos em qualquer momento. Demasiados objectos podem criar uma paisagem sonora confusa."

"Os produtores disseram-nos que evitar a camada horizontal para uma combinação de todos os objectos é um esforço desnecessariamente demorado e trabalhoso. Até agora, os produtores estão a criar combinações de próxima geração ao misturar áudio das camadas e áudio dos objectos."

"Mais é bom, mas mais talvez não seja necessariamente melhor," concluiu a Dolby.

ps5_hrtf
Como funciona o motor de áudio da PS5.

Publicidade

Salta para os comentários (43)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (43)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários