PS5 tem SSD proprietário de 825 GB que elimina os loadings

É 100 vezes mais rápido que o disco da PS4.

A Sony revelou mais detalhes sobre o disco SSD da PlayStation 5.

Os detalhes publicados pelo Digital Foundry indicam que a Sony escolheu um formato proprietário para o SSD e que este terá uma capacidade de armazenamento de 825 GB. A vantagem deste SSD proprietário está nos tempos de loading extremamente rápidos.

O SSD da PS5 consegue carregar 2GB de dados num quarto de segundo. Em teoria, de acordo com o Digital Foundry, os 16 GB de RAM da PS5 podem ser carregados em apenas 2 segundos graças ao disco SSD extremamente rápido da consola.

"Como criadores de jogos, deixamos de tentar distrair o jogador de quanto tempo leva a viagem rápida - como aquelas viagens de metro em Spider-Man - para sermos tão rápidos que até temos de abrandar essa transição," disse Mark Cerny, arquitecto da PS5.

Este desempenho só é possível porque o SSD está "casado" com o processador principal da consola através de um interface de 12 canais. Deste modo, o SSD entrega 5.5 GB/s de desempenho com um total 825 GB de armazenamento.

Embora o tamanho de armazenamento pareça estranho, "a solução da Sony é proprietária, 825 GB é a correspondência ideal para a interface de 12 canais e existem outras vantagens", explica o Digital Foundry.

A solução da Sony resulta num disco SSD da PS5 que é 100 vezes mais rápido do que o disco convencional da PS4. O objectivo é simples: acabar com tempos de loading e com os tempos de espera para instalar jogos e actualizações.

Confere aqui as especificações oficiais da PS5.

Será possível expandir o armazenamento da PS5?

Mark Cerny, o arquitecto da PS5, confirmou que será possível expandir o espaço de armazenamento da PlayStation 5. A consola tem um slot de expansão, no entanto, nem todos os SSDs disponíveis no mercado serão compatíveis.

Ainda não foi revelada a lista de SSDs que serão compatíveis com a consola. Neste momento a Sony ainda está a realizar vários testes com os novos SSDs que continuam a chegar ao mercado.

O problema principal é a velocidade dos discos SSD disponíveis actualmente. Nenhum deles consegue alcançar os 5.5 GB/s do SSD da PS5, no entanto, a Sony espera que no final de 2020 já existam discos capazes de atingir 7.0 GB/s.

ps5_ssd_825gb

Publicidade

Salta para os comentários (51)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (51)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários