Covid-19 - Como desinfectar os teus comandos, consolas e smartphones

Garante higiene máxima em tua casa.

Durante meses o Covid-19, mais comummente referido como Coronavírus, não teve um impacto directo nas nossas vidas, permanecendo como um problema de outros países. A realidade é agora bem diferente. O Coronavírus continua a alastrar-se tanto em Portugal - com 331 casos confirmados no momento em que estou a escrever este artigo - como em países vizinhos como a Espanha. Todos nós estamos preocupados e temos um dever a cumprir para prevenir que o vírus continue a alastrar-se. A forma mais imediata e eficaz de prevenção é evitar ao máximo sair de casa, mas há outros cuidados que podes ter.

Como desinfectar os teus comandos, consolas e smartphones

Com a recomendação de que as pessoas se isolem o máximo possível, muitos optam por passar o tempo a navegar na Internet e a jogar. É perfeitamente normal. No entanto, há cuidados que deves ter para garantir que o vírus não fica agarrado a estes terminais que usas regularmente. Nestes terminais estão incluídos todo o tipo de coisas como ratos, teclados, smartphones, tablets, comandos e consolas portáteis como a Nintendo Switch. Para que tenhas uma higiene máxima em tua casa, deves desinfectar estes dispositivos.

Para desinfectar estes dispositivos precisas de algum tipo de desinfectante. Neste momento existe alguma escassez nas lojas, mas é possível criar um desinfectante em casa usando coisas como vodka, bicarbonato de sódio, água e óleos como aloe vera (consulta este tutorial no Wikihow). Antes de mais, não borrifes ou submerjas nenhum destes dispositivos em líquidos. Alguns smartphones já têm resistência a líquidos e poeiras, mas comandos, ratos, teclados e consolas portáteis como a Nintendo Switch não têm.

O que deves fazer é pegar no desinfectante e borrifar para um pano suave, como aqueles que usas para limpar ecrãs ou os óculos. Depois de verificares que o pano está húmido, deves passá-lo no dispositivo que queres limpar. Para alcançares aqueles sítios difíceis, como dobras e frinchas, podes usar uma cotonete. Assim que terminares de passar o pano pelo dispositivo, pousa-o e deixa secar o desinfectante, garantindo que elimina qualquer tipo de vírus que possa ter ficado agarrado na superfície.

limpar_dualshock_4
Usa um pano como este para limpar os teus dispositivos. O pano deve ser muito suave, assim não corres o risco de fazer arranhões.

Mas o mais importante é lavar as mãos!

Depois de desinfectares os teus dispositivos, é importante ter as mãos sempre limpas antes de pegar neles, portanto, lava as mãos frequentemente. Deves lavar as mãos depois de chegares a casa, antes de comer, depois de comer, depois de ires ao quarto-banho e sempre que tenhas tocado nalguma superfície que não tenha sido devidamente limpa. Como estamos sempre a interagir e a tocar em coisas com as mãos, é extremamente importante, agora mais do que nunca, ter as mãos limpas. Em casos de duvida, a World Health Organization tem um tutorial bastante compreensivo de como deves lavar as mãos (ver em baixo).

coronavirus_covid_19_lavar_maos

De acordo com a World Health Organization também deves evitar (tenta lembrar-te e criar o hábito) de tocar nos olhos, nariz e boca. "As mãos tocam em muitas superfícies e podem apanhar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os teus olhos, nariz e boca. Daí, o vírus pode entrar para o teu corpo e deixar-te doente", pode ler-se no site da World Health Organization. Como já deves ter percebido, ter as mãos limpas - bem como os sítios onde elas tocam frequentemente - é um excelente conselho perante o clima que se vive actualmente.

É ainda mais importante assegurar estes cuidados de higiene se moras com mais pessoas!

Salta para os comentários (9)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (9)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários