Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Criador de Outer Wilds elogia o Xbox Game Pass

Diz que as subscrições vão permitir correr mais riscos.

O ano de 2019 ficará certamente marcado pela chegada de diversos serviços como o Google Stadia e o Apple Arcade, mas ficará especialmente marcado pela crescente popularidade do Xbox Game Pass.

O serviço da Microsoft para a Xbox One chegou ao PC e tornou-se numa das principais armas para manter os jogadores a interagir com a consola da Microsoft.

A sua importância para a divisão Xbox é tanta e o seu papel em 2019 tão importante que a EDGE decidiu considerar o Xbox Game Pass como o Jogo Xbox do Ano.

Para se juntar às vozes que elogiam o Xbox Game Pass está a Mobius Digital que, além de assinar um acordo de exclusividade com a Epic Games Store para Outer Wilds, ainda o disponibilizou no lançamento no serviço da Microsoft.

Loan Verneau, um dos principais criativos no estúdio indie, falou sobre o potencial deste tipo de serviços em despertar a curiosidade de jogadores para jogos que de outra forma nem sequer jogariam.

"Estamos no Game Pass para a Xbox e tem sido mesmo fantástico pois penso que trouxe imensos jogadores para o jogo que de outra forma nem sequer o conheceriam," disse Verneau.

"Por isso, penso que tem sido uma grande mudança. Da mesma forma que mudou o mundo da TV e cinema, o sistema de subscrição também terá um impacto muito significativo na indústria dos jogos. Estamos a começar a ver isso e a começar a vê-lo desbloquear o mercado para coisas mais estranhas e coisas mais originais que à partida seriam de maior risco."

Ver no Youtube

Questionado sobre o possível impacto a longo prazo que os serviços de subscrição poderão ter para os criadores indie e se serão beneficiados ou prejudicados, Verneau diz que é uma questão de equilíbrio.

"Na minha perspectiva pessoal é que em qualquer indústria é tudo uma questão de monopólios e a nossa indústria está repleta de monopólios em diversos níveis, das ferramentas às plataformas. Aprendi o suficiente de economia para saber o que isso significa e para pensar que é algo realmente problemático para jogadores e criadores."

Verneau diz que o importante é quebrar os monopólios e criar concorrência a todo o nível. Desde que exista concorrência entre plataformas, editoras, distribuidoras e criadores, existirá forma dos criadores alcançarem as audiências.

"É sempre um risco. A conveniência é o novo mal da nossa existência, diria eu. Eu sou tão culpado quanto o resto, mas saber que a nossa conveniência a curto prazo nos prejudica a longo prazo e ser capaz de tomar esse passo para se distanciar da conveniência e ser capaz de ensinar a cada um a tomar esse passo, será uma luta certamente."

Outer Wilds é um dos mais aclamados jogos do ano de 2019 e a sua exposição certamente tornou-se maior com a sua presença no Xbox Game Pass.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Outer Wilds

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários