Riot Games quer "expandir o Universo de LoL ao criar jogos indie de elevada qualidade"

Leanne Loombe explica-nos numa entrevista o que é a Riot Forge.

Ninguém esperava que depois do evento que celebrou os 10 anos de League of Legends - no qual a Riot Games fartou-se de anunciar coisas novas como uma série animada de League of Legends e uma versão de League of Legends para mobile e consolas - que houvesse mais alguma coisa nova para revelar. Mas estávamos enganados!

A Riot Games anunciou agora que os produtores third-party vão poder criar novos jogos no universo de League of Legends. Isto faz parte de uma iniciativa chamada Riot Forge, uma nova divisão na Riot Games que se vai dedicar exclusivamente a colaborar com estúdios third-party na criação de jogos de League of Legends de diferentes géneros e para várias plataformas.

Para percebermos melhor em que consiste a Riot Forge, a Riot Games foi gentil e deixou-nos entrevistar Leanne Loombe, a actual líder da Riot Forge. Leanne Loombe é uma veterana da indústria de videojogos, com mais de 15 anos de experiência. Trabalhou como produtora em jogos como Scrabble, Risk Factions e Magic the Gathering. Também trabalhou na EA como Produtora Sénior, onde esteve envolvida na produção de múltiplos Need For Speed.

Como líder da Riot Forge, o seu papel é cooperar com os produtores third-party para fazer uma grande variedade de jogos de League of Legends.

Eurogamer.pt: Imagina que sou um estúdio third-party e que quero criar um jogo no universo de LoL. Quais são exactamente os passos que devo seguir?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): É tão simples quanto contactar a equipa da Riot Forge através do formulário de contacto no nosso website! Estamos sempre contentes por conversar com potenciais parceiros e construir relações com os estúdios em redor do globo, mas não temos largura de banda ilimitada.

Eurogamer.pt: Como é que vão garantir que todos os jogos desenvolvidos por estúdios third-party têm consistência narrativa dentro do universo de LoL?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): A equipa da Riot Forge vai trabalhar proximamente com as nossas equipas internas na Riot e com os nossos parceiros externos para assegurar que evitamos conflitos e fazemos ligações onde forem possíveis.

forge_concept_01
Uma das artes conceptuais para um dos jogos em produção da Riot Forge.

Eurogamer.pt: Não têm receio de perder a qualidade e identidade da franquia League of Legends ao disponibilizá-la para pessoas de fora?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): Absolutamente não, o nosso objectivo é melhorar o Universo de LoL ao trabalhar com estúdios parceiros que são extremamente talentosos e têm um estilo e identidade únicos. Esperamos expandir o Universo de LoL ao criar jogos indie de elevada qualidade que são apropriados para storytelling.

Eurogamer.pt: Quantos jogos do Universo de League of Legends estão a ser desenvolvidos no momento por estúdios third-party?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): Não podemos partilhar um número exacto, mas posso dizer que existem múltiplos títulos em desenvolvimento.

forge_concept_04
Mais uma arte conceptual da Riot Forge. Nenhum destes projectos foi ainda anunciado oficialmente.

Eurogamer.pt: Existem restrições de plataformas? Quem é que decide as plataformas para cada jogo, o estúdio ou a Riot Games?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): Os nossos parceiros já têm normalmente uma plataforma em mente quando começamos a trabalhar com eles, mas estamos sempre abertos para discutir opções adicionais.

leanne_Loombe_entrevista_league_of_legends
Leanne Loombe é a actual líder da Riot Forge em Los Angeles e têm mais de 15 anos de experiência na produção de jogos.

Eurogamer.pt: League of Legends já é o título mais jogado do mundo neste momento. O que esperam alcançar com o Riot Forge?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): League of Legends desfrutou de um incrível sucesso, muito além das nossas expectativas mais arrojadas. Não esperamos que os jogos da Forge sejam tão vastos na perspectiva de números de jogadores, mas esperamos que os jogadores de todos os tipos estejam interessados em dar uma vista de olhos nestas novas experiências que são jogos inteiros.

Eurogamer.pt: Os produtores têm total liberdade criativa na criação de jogos no universo de LoL, ou têm que respeitar guias e regras?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): Os nossos parceiros são responsáveis por desenhar e criar o jogo. Têm a liberdade de fazer as suas próprias decisões de estilo e de gameplay para que possam fazer o melhor jogo. A Riot está aqui para dar apoio e assegurar que os produtores entendem todos os aspectos do mundo para criarmos expressões autenticas da IP League of Legends.

Eurogamer.pt: Em termos de lucros, qual é a divisão entre a Riot Games e o estúdio third-party? Recebem royalties com cada jogo?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): Não podemos revelar os detalhes dos nossos acordos financeiros com os produtores devido a confidencialidade. Contudo, asseguramos que os nossos acordos são desenhados para cada estúdio e têm coisas que são importantes para eles. Estamos comprometidos com o sucesso a longo prazo dos nossos produtores e jogos, em que acreditamos que são um reflexo dos nossos acordos.

forge_concept_02
Mais uma arte conceptual de um projecto sem nome.

Eurogamer.pt: Se a Riot Forge funciona como uma editora, é possível que no futuro vamos ver outros jogos a serem publicados, isto é, fora do Universo LoL?

Leanne Loombe (Líder da Riot Forge): Neste momento estamos completamente concentrados em desenvolver jogos que decorrem no Universo de League of Legends, mas estamos sempre abertos a novas oportunidades se os jogadores quiserem uma expansão da nossa parte.

Publicidade

Salta para os comentários (0)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (0)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários