Vota já: Qual foi a melhor consola da Sony até agora?

A marca PlayStation celebra hoje 25 anos.

Hoje a marca PlayStation está a celebrar o seu 25º aniversário. Foi a 3 de Dezembro de 1994 que a primeira consola da marca - a PS1 - foi lançada no Japão.

Foi preciso esperar quase um ano pela chegada da consola ao resto do mundo, mas o resto é história: rapidamente a PlayStation conseguiu tornar-se numa enorme e importante marca nos videojogos.

Pareceu-nos apropriado nesta ocasião de celebração e de recordações questionar a nossa comunidade acerca de qual é a melhor consola até agora na história da PlayStation, incluindo não apenas as consolas caseiras, mas também as duas portáteis: a PSP e a PS Vita.

Não é uma pergunta fácil de responder, já que em todas as gerações a marca teve vários triunfos. A PS1 iniciou a história da marca, trazendo-nos jogos como Gran Turismo, Crash Bandicoot, Final Fantasy 7, Tekken e tantos outras séries que ainda hoje perduram.

Na geração seguinte, com a PS2, a Sony dominou por completo o mercado das consolas. A PS2 foi a casa de quantidade impensável de excelentes jogos, muitos deles exclusivos.

Embora a Sony tenha vacilado com a PS3 nos primeiros anos, foi o berço de Uncharted, The Last of Us, inFamous, LittleBigPlanet e Motorstorm, tudo novas propriedades intelectuais.

Hoje estamos na geração da PS4. Novamente, é a casa de mais uma lista impressionante de exclusivos: God of War, Horizon: Zero Dawn, Spider-Man, Uncharted 4, Bloodborne, entre outros.

Pelo meio desta história, a Sony também se aventurou nas consolas portáteis. Foram vendidas mais de 80 milhões de unidades da PSP, no entanto, o mesmo nível de sucesso não foi alcançado pela PS Vita, uma consola que foi perdendo o apoio até perder a relevância.

Publicidade

Salta para os comentários (100)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (100)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários