Star Wars Jedi: Fallen Order corre a 1260p na PS4 Pro

Na PS4 corre a 900p com resolução dinâmica.

Star Wars Jedi: Fallen Order é o novo jogo da Electronic Arts, desenvolvido pela Respawn Entertainment que apresenta um novo jogo de Star Wars singleplayer e sem micro-transacções.

Este é um jogo altamente aguardado por todos os amantes dessa galáxia muito, muito distante e se és um fã desse universo, certamente estás curioso para ver como a Respawn se portou com este Star Wars Jedi: Fallen Order.

Depois de um primeiro olhar ao jogo a correr na Xbox One S e Xbox One X, o Digital Foundry olha agora para Star Wars Jedi: Fallen Order a correr na PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro para descobrir como se porta a sua performance, qualidade gráfica e se sofre com os mesmos problemas vistos nas consolas Xbox.

Na PS4 Pro, com a v1.02 instalada, a mais recente, Star Wars Jedi: Fallen Order em modo de Qualidade corre com uma resolução de 1260p e existem diversos momentos que sugerem uma resolução dinâmica, que pode descer para 1080p ou até abaixo disso. Revisitar a versão Xbox One X revela que a conversão dinâmica de resolução também é usada na consola da Microsoft. No entanto, o uso da funcionalidade up-sampling temporal do Unreal Engine 4 dá a sensação de uma resolução geral superior.

Em modo Performance, o jogo corre a 1080p na PS4 Pro com um rácio de fotogramas desbloqueado e a conversão dinâmica de resolução é muito mais agressiva, passa mais tempo a 900p e poderá descer abaixo disso. Na Xbox One X isto já não parece acontecer quando usas o modo Performance, que corre a 1080p. São muito similares, mas existem algumas pequenas diferenças na qualidade de imagem, como a qualidade da anti-aliasing e distâncias de visão que tornam a versão Xbox One X mais refinada.

Na PS4 base, Star Wars Jedi: Fallen Order corre a 900p, mas tal como na Pro, parece usar uma resolução dinâmica que pode sofrer quedas, mas 900p parece ser o ponto mais comum. No entanto, poderá variar entre 720p e 900p, enquanto na Xbox One S parece correr constantemente a 720p e se existem quedas, não são perceptíveis.

Sobre a performance, existem diversos pontos a ter em conta. Tal como relatado no vídeo com a análise nas consolas Xbox, os momentos em que o jogo pára a meio da acção para carregar partes dos cenários também surgem na PS4 Pro, mas são altamente raros. Na PS4 base, fica algures entre a Xbox One S e a PS4 Pro, os momentos em que o jogo pára não são de forma alguma tão frequentes ou graves como na Xbox One S, mas ocorrem com mais frequência do que na PS4 Pro. Jogar nas consolas mais poderosas com um disco interno é a melhor forma de jogar Star Wars Jedi: Fallen Order pois este problema parece estar relacionado com a velocidade de leitura do disco.

No que diz respeito ao rácio de fotogramas, as coisas melhoram e na PS4 Pro, em modo de Qualidade, Star Wars Jedi: Fallen Order corre na grande maioria do tempo a 30 fotogramas por segundo. É muito similar à situação que tens na Xbox One X e as quedas são breves e pequenas. Somente em lutas mais intensas contra vários personagens poderás sentir slowdowns quando o rácio de fotogramas regista uma pequena queda.

Em modo Performance, tal como na Xbox One X, o jogo corre com o rácio de fotogramas desbloqueado e as coisas continuam inconsistentes. No geral, a performance é muito similar e existem momentos em que a PS4 Pro tem vantagem, mas noutros é a Xbox One X que lidera. Na grande maioria desses momentos, a vantagem é habitualmente de 2-3fps e por isso nenhuma delas é particularmente suave ou melhor do que a outra.

O modo Performance não é recomendado actualmente e não desfruta da consistência que este jogo merece. Talvez este modo seja pensado para as consolas de próxima geração via retro-compatibilidade. Ainda assim, para um jogo pensado como uma experiência ao estilo da série Dark Souls, a sua performance consegue ser superior à de qualquer um deles e ainda tens a opção de bloquear a performance a 30fps, algo que a From Software não te dá nos seus jogos.

Na PS4, que corre bloqueado a 30fps, sentirás na mesma quedas, mas é uma experiência mais consistente do que na Xbox One S. Existem quedas entre 2-5fps e não é completamente estável, mas não se porta muito mal. Porta-se como esperado e os problemas estão realmente nos momentos em que o jogo congela enquanto partes dos cenários são carregados.

Para quem joga na Xbox One X e PS4 Pro, é recomendado usar o modo Qualidade para obter uma melhor qualidade de imagem, menos problemas de performance, glitches e minimizar o problema do congelamento ao carregar os cenários. São as plataformas e modos de jogo recomendados pelo Digital Foundry para jogar Star Wars Jedi: Fallen Order. Pelo outro lado, fica a clara sensação que a Xbox One S não consegue aguentar com o jogo e os seus problemas, demasiado frequentes ao ponto de prejudicar a experiência.

Star Wars Jedi: Fallen Order é um jogo agridoce de momento. A Respawn conseguiu uma experiência fenomenal que apaixonará os fãs de Star Wars, mas existe uma definitiva sensação que falta polimento ao jogo. Talvez fossem precisos mais 3 meses para polir e refinar Star Wars Jedi: Fallen Order para o estado que merecia, mas é altamente divertido e um dos melhores jogos singleplayer de Star Wars de sempre.

Publicidade

Salta para os comentários (131)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (131)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários