Star Wars Jedi: Fallen Order corre a 1440p na Xbox One X

Podes optar por modo 1080p com rácio de fotogramas variável.

Star Wars Jedi Fallen Order está finalmente disponível nas lojas, para te apresentar o tão desejado jogo singleplayer no universo Star Wars, desenvolvido pela Respawn Entertainment, responsáveis por Titanfall e a brilhante sequela.

Após dois jogos desenvolvidos com a DICE, a Electronic Arts recorreu agora a uma equipa liderada pelo director criativo de God of War 3, Stig Asmussen, para um Star Wars singleplayer e o entusiasmo parece ser justificado.

O Digital Foundry teve acesso antecipado ao jogo na Xbox One e testou-o para traçar o seu perfil de performance, qualidade gráfica, modos de jogo na Xbox One X e como se compara entre as consolas Xbox One.

Star Wars Jedi Fallen Order corre com o Unreal Engine 4, algo que poderá surpreender tendo em conta que estamos perante um jogo da EA, cujos jogos tendem a optar pelo Frostbite Engine. Além disso, ficarás contente por verificar que não existem micro-transacções e nem sequer és notificado para iniciares sessão com a tua conta EA, é um jogo singleplayer tradicional.

No entanto, o propósito deste vídeo é mostrar como se porta o jogo nas consolas da Microsoft e na Xbox One X encontrarás dois modos de jogo: 1440p em modo Qualidade com o rácio de fotogramas a 30fps como alvo e um modo Performance a 1080p com rácio de fotogramas desbloqueado.

Na Xbox One S o jogo corre a 720p e não é descartada a possibilidade de usar conversão dinâmica, mas não foram encontradas provas disso. No entanto, o uso do Unreal Engine 4 permite obter uma imagem bonita, mesmo nesta resolução. No entanto, existem diversos problemas que tiram polimento ao jogo e quem jogar na Xbox One S sentirá mais isso.

O pop-in de texturas na Xbox One S é agressivo e muitas superfícies permanecem sem texturas durante imenso tempo. Eventualmente, acabam por carregar, mas muitas vezes isso demora mesmo tempo. Isto é algo que não acontece com tanta frequência na Xbox One X. Outro grande problema que terás de enfrentar na Xbox One S são os momentos em que o jogo congela, enquanto carrega mais partes do cenário, ou quando simplesmente continuas e o cenário não carrega. É algo que acontece com mais frequência nos níveis mais exigentes, na recta final do jogo, mas que acontecem.

Sobre a performance, podes jogar Star Wars Jedi Fallen Order na Xbox One X a 30fps ou optar por correr com um rácio de fotogramas desbloqueado e ir acima disso. Na Xbox One S estás limitado a 30fps.

Jogar na Xbox One X em modo de Qualidade, Star Wars Jedi Fallen Order corre na grande maioria do tempo a 30fps fixos e as quedas no ritmo de fotogramas são incrivelmente raras. Apenas nas cutscenes surgem ligeiras quedas, algo que não tem impacto no gameplay em si. Em níveis mais avançados, poderás encontrar cenas com combates onde o jogo sofre pequenas quedas (pode ir até 26fps), mas são momentos raros.

O modo Performance na Xbox One X corre com um rácio desbloqueado, mas é uma desilusão pois a resolução desce e raramente chega aos 60fps - em média, terás algo entre 45-55fps durante gameplay. Não é especialmente suave e até é um problema pois a experiência é altamente instável e isso vai-se sentir.

Na Xbox One S as coisas pioram. As quedas são comuns e a performance é menos estável. Comparado com a performance de outros jogos Unreal Engine 4 na Xbox One S, está muito pior. Em cenas mais exigentes, pode descer até 20fps e em combinação com a resolução inferior e o pop-in de texturas, dá a sensação que a consola original não consegue aguentar com este jogo.

Publicidade

Salta para os comentários (110)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (110)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários