Death Stranding envolto em polémica no Japão devido aos cameos Famitsu

"Se vais aparecer no jogo, não o analises".

Death Stranding, o primeiro jogo de Hideo Kojima enquanto criador independente, está envolto em controvérsia no Japão após os jogadores encontrarem referências à Famitsu dentro do jogo.

Desenvolvido pela Kojima Productions, Death Stranding está repleto de presenças especiais (podes saber mais sobre isso nesta página) e uma delas é Hirokazu Hamamura, anterior editor chefe na revista Famitsu, actualmente o presidente da dona da revista, a Enterbrain, e segundo as palavras do próprio, um representante da revista.

Como provavelmente já sabes, Death Stranding recebeu uma nota perfeita na Famitsu e os fãs questionam agora a integridade da nota após mais uma confirmação da relação de Kojima e Hamamura, algo que já tinha dado que falar quando o editor da Famitsu surgiu numa publicidade de MGS: Peace Walker e a revista lhe deu uma nota perfeita.

Tal como investigado pelo Kotaku, os Japoneses estão agora envoltos numa discussão sobre a legitimidade da crítica apresentada pelos escritores na Famitsu e como a presença não só de Hamamura, mas também da mascote da Famitsu, poderá ser vista como algo de mau gosto.

No jogo, Hamamura é listado nos créditos finais e surge como "O Coleccionador", cujo pai trabalhou como editor numa revista de videojogos e tece vários elogios a Sam pelas suas entregas.

Este Coleccionador diz a Sam que ele "certamente entrará para a lista dos mais famosos" e os jogadores Japoneses acreditam que isto é uma clara alusão à nota que Death Stranding recebeu na revista.

Além desta versão virtual de Hamamura, os jogadores também encontraram Necky the Fox no mundo de Death Stranding e muitos expressaram desconforto com estas referências e a consequente análise ao jogo.

"Dar uma nota perfeita a algo no qual apareces é desagradável," diz um jogadores Japonês.

"Se vais aparecer num jogo, não o analises," diz outro jogador Japonês citado pelo Kotaku.

"Penso que não tem problema ele aparecer no jogo, mas isto precisa ser esclarecido na análise," diz outro.

As análises a Death Stranding na Famitsu não mencionam a presença da mascote ou de Hamamura e este é apenas o mais recente episódio controverso em torno da Famitsu no Japão.

Salta para os comentários (73)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

O que estamos a jogar - 26 Setembro

E tu, a que jogos tens dedicado o teu tempo?

As melhorias feitas para Alan Wake Remastered

Remedy mostra vídeo a comparar com o original.

Recomendado | Lost Judgment review - noir contemporâneo fascinante

Uma das melhores experiências narrativas do ano.

Comentários (73)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários