Os serviços por subscrição poderão desvalorizar os conteúdos, diz analista

Terá mais potencial em mercados menos desenvolvidos.

Mat Piscatella, analista da NPD Group que mensalmente revela dos dados com as consolas e jogos mais vendidos nos Estados Unidos da América, acredita que a crescente popularidade dos serviços por subscrição poderá trazer riscos para a indústria.

Recentemente, Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, comentou com o GamesIndustry que a transição para o formato digital nesta geração gerou algum nervosismo e trepidação, mas os resultados são incrivelmente positivos.

Piscatella reagiu dizendo que apenas o mercado físico poderia ficar nervoso com a transição pois "as editoras apostaram tudo no digital desde o primeiro dia. Maiores margens ao mesmo preço."

No entanto, expandindo para uma das mais populares temáticas da actualidade, Piscatella diz que o foco nas subscrições digitais poderá representar um risco para o mercado dos videojogos.

"O risco das subscrições está na potencial desvalorização dos conteúdos, um problema que o crescimento da distribuição digital não enfrentou," diz Piscatella. "Baseia-se numa expansão significativa do número de jogadores, o que poderá ser um desafio quando metade dos jogadores de videojogos nos Estados Unidos jogam exclusivamente jogos gratuitos."

"A indústria apostar em grande nas subscrições e streaming tem uma enorme oportunidade em termos globais, particularmente em mercados menos desenvolvidos em termos de videojogos. Mas não posso deixar de ver o risco da desvalorização dos conteúdos em mercados gaming mais maduros como os Estados Unidos, onde 71% da população já joga videojogos."

Piscatella diz que, enquanto consumidor, está contente com o valor que os serviços por subscrição apresentam, mas enquanto analista, sente que será um desafio a enfrentar em alguns mercados, a enorme quantidade de conteúdos poderá criar uma desvalorização dos conteúdos.

"Dito isto, enquanto consumidor estou muito contente com o valor em oferta na maioria dos serviços por subscrição no mercado. Uma incrível quantidade de conteúdo disponível por um baixo preço, tanto que é difícil acompanhar todos os novos jogos que ficam disponíveis. Mas é precisamente aí que está o desafio."

Será que os serviços por subscrição vão criar um risco para a indústria dos videojogos e gerar dificuldades?

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Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

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