Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

As consolas mais vendidas de sempre

Quantas destas é que tens em casa?

As consolas de videojogos sempre foram, e continuam a ser, o pilar central da indústria dos videojogos. Toda a indústria gira em torno destes objectos que, ao longo dos tempos e dos seus ciclos, permitiram a evolução deste formato de entretenimento até àquilo que temos hoje. Mas nem todas as consolas desfrutaram de igual sucesso. Há umas com centenas de milhões de unidades vendidas, outras com dezenas de milhões ou apenas alguns milhões.

Nesta lista, que vamos manter sempre actualizada com os números mais recentes partilhados pelas empresas que fabricam as consolas - Sony, Nintendo e Microsoft - podes consultar quais foram até agora as consolas mais vendidas de sempre. Um indício de que as consolas de videojogos estão longe de estarem obsoletas é que, nesta geração (por curiosidade, estamos 8ª geração ), foi lançada uma consola que já figura entre as 5 consolas mais vendidas de sempre.

Quais são as consolas mais vendidas de sempre?

Neste momento, a consola mais vendida de sempre continua a ser a PS2. A Sony arrasou a concorrência nessa geração com um catálogo de jogos inigualável, dando continuidade ao fortíssimo momento que ganhou com a PS1, a sua primeira consola. O mais incrível é que, mesmo depois da PS3 chegar ao mercado, a PS2 continuou a marcar presença nas lojas e a vender nos anos seguintes. Foi assim que eventualmente atingiu 155 milhões de unidades vendidas.

Por menos de 1 milhão comparativamente à PS2, a Nintendo DS é a segunda consola mais vendida de sempre. A portátil da Nintendo, lançada depois do GameBoy, voou das prateleiras. Um excelente catálogo de jogos, o factor dos dois ecrãs e do stylus tornaram a Nintendo DS numa consola altamente apetecível. Tal como aconteceu com o GameBoy, a Nintendo apostou em versões melhoradas ao longo do tempo. Depois da primeira DS surgiu a DS Lite, e depois a Nintendo DSi.

Em terceiro lugar está... outra portátil da Nintendo! O GameBoy é um ícone dos videojogos na década de 90 (embora tenha sido lançado em 1989). A Nintendo já tinha lançado consolas portáteis antes - a linha Game & Watch - mas o GameBoy foi definitivamente a primeira consola portátil a atingir o estatuto de popular. Até 1995, apenas existia o modelo "tijolo" que requeria quatro pilhas AA para funcionar. Em 1996 foi lançada a versão Pocket (mais pequena) e em 1998 chegou a versão Color, apresentando um ecrã a cores (este modelo era compatível com todos os jogos lançados até ali).

Com 102,49 milhões de unidades vendidas, a PS4 figura em quarto na lista de consolas mais vendidas de sempre. A história desta consola ainda está a ser escrita. Ainda falta 1 ano para o lançamento da consola sucessora - a PS5 - bem como o lançamento de The Last of Us: Part 2, um exclusivo com a capacidade de aumentar as vendas de hardware. Será que eventualmente conseguirá ultrapassar o número de vendas total do GameBoy?

  1. PS2 - 155 Milhões de unidades
  2. Nintendo DS - 154,02 milhões de unidades
  3. GameBoy (combinado com o GameBoy Color) - 118,69 milhões de unidades
  4. PS4 - 102,8 milhões de unidades
  5. PS1 - 102,49 milhões de unidades
  6. Wii - 101,64 milhões de unidades
  7. PS3 - 87,4 milhões de unidades
  8. Xbox 360 - 85,8 milhões de unidades
  9. Game Boy Advance: 81,51 milhões de unidades
  10. PSP - 76,4 milhões de unidades
  11. Nintendo 3DS - 75,28 milhões de unidades
  12. Nintendo NES - 61,91 milhões de unidades
  13. SNES - 49,10 milhões de unidades
  14. Xbox One - 47 milhões de unidades (não oficial, estimativa)
  15. Nintendo Switch - 41,67 milhões de unidades vendidas
  16. Sega Genesis - 35 milhões de unidades
  17. Nintendo 64 - 32,93 milhões de unidades
  18. Atari 2600 - 30 milhões de unidades
  19. Xbox - 24 milhões de unidades
  20. GameCube - 21,74 milhões de unidades
  21. Wii U - 13,56 milhões de unidades
  22. Sega Game Gear - 10,62 milhões de unidades

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários