Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Go - Appraisal e CP - Como obter os maiores valores de IV e CP e criar uma equipa poderosa

Descobre tudo sobre a funcionalidade Appraisal, bem como funciona o CP, HP e IVs.

Tal como nos jogos principais de Pokémon, juntamente com os modificadores de combate tradicionais como as vantagens e fraquezas dos Tipos, parece que Pokémon Go tem uma camada secreta de stats para cada criatura do jogo, com valores escondidos para o Ataque, Defesa e Stamina relacionado com o CP de um Pokémon. E tal como nos jogos principais de Pokémon, é possível expor estes valores e maximizá-los de maneira a tornares o teu Pokémon o mais forte possível.

Ter Pokémon mais fortes e com CP mais alto - juntamente com Pokémon que têm os movimentos mais poderosos que causam mais dano por segundo - significa que ganhar batalhas irá ajudar-te a conquistar mais Ginásios, dando-te a oportunidade de obter PokéCoins (e algum orgulho) no processo.

Então, o que são exactamente estas estatísticas escondidas, o que significam e como as podes usar de maneira a obter o Pokémon mais forte em Pokémon Go com o máximo de CP possível? Graças ao trabalho da comunidade de Pokémon Go no The Silph Road, podemos explicar-te.

Nesta página:

Como encontrar valores aproximados de CP e IV dentro da funcionalidade Appraisal de Pokémon Go

A Niantic lançou originalmente a funcionalidade Appraisal em 2016 de maneira a combater apps de terceiros. Apesar do recurso ser útil, a informação que dava sobre os valores de CP e IV de um Pokémon era bastante vaga. Três anos depois, no entanto, a Niantic mudou por completo a funcionalidade, tornando mais fácil descobrir qual dos teus Pokémon é o mais poderoso.

Para obteres uma Appraisal do teu Pokémon, clica no menu no canto inferior direito e selecciona Appraisal; um Team Leader irá então aparecer no ecrã, dizendo que está disponível para fazer a análise.

A nova funcionalidade Appraisal está dividida em duas fases.

Na primeira fase, o Team Leader vai comentar o tamanho do teu Pokémon, dizendo-te quão pequeno ou quão "bizarramente" grande ele é. Esta informação é irrelevante quanto ao seu poder em batalha - por isso, podes ignorá-la se quiseres.

Na segunda fase, o Líder do Ginásio vai dizer-te onde e quando apanhaste esse Pokémon (caso essa informação tenha sido gravada) mas, mais importante ainda, vai mostrar-te as stats do Pokémon - Ataque, Defesa e HP.

Um Pokémon com stats perfeitas.

Cada estatística possui uma barra que mostra o seu posicionamento até um valor máximo de 15 na escala IV. Para ajudar a comunicar esta informação, as barras das stats estão divididas em três secções diferentes:

  • Primeira secção - 1 a 5
  • Segunda secção - 6 a 10
  • Terceira secção - 11 a 15

Quanto mais alta a stat do IV, melhor será o Ataque, Defesa e HP do Pokémon.

Se uma estatística IV tiver o valor máximo de 15, então a barra ficará com uma cor vermelha. Por outro lado, se uma barra estiver totalmente vazia, então o ranking IV para essa estatística é de 0.

Estas três estatísticas são depois combinadas num CP geral e ranking IV do Pokémon. Para te dar uma ideia da condição geral do teu Pokémon, a Niantic criou um conjunto de tiers baseados em estrelas:

  • 0 estrelas - abaixo de 50%
  • 1 estrelas - 51% a 63.4%
  • 2 estrelas - 66.7% a 80%
  • 3 estrelas - 82.2% a 98%
  • 3 estrelas com um fundo vermelho - 100%
O espectro de classificação em estrelas que o teu Pokémon pode ter.

Um agradecimento ao ricktasticdbs do reddit por ajudar a explicar o novo sistema Appraisal.

Como deverás usar a funcionalidade Appraisal?

A nova funcionalidade Appraisal é uma boa forma de descobrires quão poderoso é o teu novo Pokémon. Descobrir que um Pokémon mais velho tem um rating de 5 estrelas é incrivelmente gratificante.

É especialmente útil quando estiveres a comparar uma série de Pokémon iguais, já que podes manter o ecrã da funcionalidade aberto à medida que te moves entre Pokémon. Isto permite-te comparar stats e rankins de estrelas rapidamente e perceber quais deverás manter e quais deverás deixar ir.

Podes até pesquisar um Pokémon pela sua classificação de estrelas, tal como o podes fazer pelo seu nome. Para fazeres isto, terás de pesquisar:

  • 0* = 0 Estrelas
  • 1* = 1 Estrelas
  • 2* = 2 Estrelas
  • 3* = 3 Estrelas
  • 4* = 3 Estrelas com um fundo vermelho / 100% Pokémon

O novo sistema de rankings facilita no que diz respeito a escolher em que Pokémon deverás investir o teu Stardust e Candy - apesar de ser importante ter sempre em conta a raridade do Pokémon e se é ou não um dos melhores Pokémon do jogo.

Regra geral, quanto mais próximo dos 100%, melhor - no entanto, dependendo do Pokémon, algumas stats individuais são mais importantes que outras - por isse, o objectivo nem sempre é o topo.

Por exemplo, se tiveres Snorlax - uma das melhores criaturas para colocar num ginásio devido à sua grande saúde - com pouco HP, poderá ser uma proposta menos atraente. Mas, uma vez que estamos a falar de um Pokémon raro, poderás não ter outro Snorlax alternativo para utilizares. Claro está, um Snorlax padrão poderá ainda assim comportar-se melhor do que muitos outros, pelo que poderá ainda valer a pena fazer-lhe Power Up.

No sentido contrário, se possuir um Ataque baixo mas Defesa e HP altos, então este é um Snorlax em que deverás investir.

Por isso, apesar do recurso Appraisal te ajudar a decidir quais os Pokémon que deves manter, deverás ainda querer saber quais os Pokémon que deves procurar na Natureza. Continua a ler para algumas dicas sobre como encontrar Pokémon com valores altos de CP e IV.

Pokémon Go CP explicado: O que é o CP e como é calculado?

CP, ou Combat Points, é a medida que mostra quão forte o teu Pokémon será em batalha contra outro Pokémon e é, aliás, uma combinação de várias estatísticas escondidas. Cada Pokémon em Pokémon Go possui um conjuntos de Stats Base para Ataque, Defesa e Stamina, juntamente com um modificador escondido para essas Stats Base, conhecido como IVs de Pokémon.

O CP de Dragonite é de 3792.

Não vale a pena entrarmos em muitos detalhes sobre o funcionamento destas stats (podes ler em maior detalhe nesta página gerida por fãs) mas eles podem essencialmente ser explicados com uma linda analogia que envolve cães:

Galgos, frequentemente usados como cães de corrida, são naturalmente uma raça rápida de cães. Bulldogs, já nem tanto. Tal como os galgos são naturalmente rápidos, Dragonites, como espécie de Pokémon, possuem um Ataque naturalmente alto - ou, por outros palavras, uma Estatística Base naturalmente alta para Ataque - em contraste com Machoke que, apesar de ter um Ataque decente, fica aquém em comparação.

Contudo, esporadicamente, poderás encontrar um galgo tão lento e um Bulldog bem rápido que, de entre estes dois cães individuais, o Bulldog é realmente mais rápido.

Portanto, em Pokémon Go, poderás também ter um Dragonite com um Ataque baixo, e um Machoke com um ataque naturalmente alto, chegando ao ponto em que Machoke possui uma classificação mais alta de Ataque que Dragonite. Isto é porque os Individual Values do Machoke - basicamente, os seus genes - são consideravelmente mais fortes que os de Dragonite.

Em Pokémon Go, IVs recebem um valor que vai até 15 por cada estatística, o que significa que uma classificação de 15/15/15 para Ataque, Defesa e Stamina serão considerados IVs perfeitos.

A barra branca curva indica quão longe evoluíste o teu Pokémon.

Finalmente, tens o Nível do Pokémon. De forma resumida, o nível do Pokémon diz respeito a quão arduamente o teu Pokémon está a treinar - por isso, novamente, um Machoke melhor treinado com um nível superior pode ter um Ataque mais poderoso do que um Dragonite sem treino.

Aumentar o nível do Pokémon é fácil - de cada vez que usas a função Power-Up no jogo, ela aumenta o poder desse Pokémon por meio nível. Nota que o nível estagna sempre a um máximo de 1.5 Níveis por cima do teu próprio nível de treinador, mas esse máximo continuará a subir com o teu Nível de Treinador ao longo do tempo.

Podes ter uma estimativa do Nível do Pokémon a partir de barra branca curva por cima da sua cabeça - uma barra toda puxada para a direita significa que o Pokémon está no seu nível máximo; uma barra toda para a esquerda significa que está no seu Nível Mínimo, que é sempre o Nível 1.

Portanto, uma combinação das Stats Base escondidas, IVs e Níveis indicam o seu CP - quanto mais alto, melhor, mas lembra-te que só por esse Drowzee que apanhaste ter mais CP que o anterior, isso não significa necessariamente que é mais forte. Apenas está com um nível superior.

Como obter valores altos de CP e IVs em Pokémon Go

Como obter Pokémon com os valores mais altos de CP e IVs, passo a passo:

  1. Escolhe o teu Pokémon da nossa lista dos Pokémon mais fortes em Pokémon Go.
  2. Captura-o! Podes usar a nossa lista de todas as possíveis localizações de Pokémon para te ajudar, mas vale a pena notar que existem fontes onde os Pokémon possuem IVs mais altos do que aqueles capturados na natureza, incluindo:
  3. Assim que tenhas o Pokémon que escolheste - digamos que é um Dratini - tens depois de verificar se o mesmo tem boas capacidades. Para o fazeres, terás de descobrir o seu nível e IVs, que estão invisíveis no jogo. Mas não te preocupes! A comunidade criou uma variedade de calculadoras de IV, que te dá uma percentagem estimada de quão bons os IVs do teu Dratini são. A nossa recomendação é o Silph Road, um site da comunidade com o seu próprio calculador de IV.
  4. Um 15/15/15 de IVs perfeitos será apresentado na pesquisa 4* ou a 100% na calculadora - portanto, assim que tenhas encontrado um Dratini perfeito - ou um que esteja muito próximo da perfeição - então está na hora de o evoluíres.
  5. Podes consultar as nossas dicas sobre evoluir Pokémon em Pokémon Go para mais detalhes mas, genericamente, é recomendado que evoluas os teus Pokémon com alto IV antes de começares a gastar Stardust para fazeres Power Up e subires o seu nível. Isso porque, de cada vez que evoluis um Pokémon, apesar dos seus IVs se manterem iguais, o seu conjunto de movimentos torna-se aleatório. Por isso, podes acabar por ficar com o Dragonite geneticamente perfeito, mas terá um conjunto de movimentos pouco interessantes que irão estragar todo o teu trabalho árduo na sua procura.
  6. Finalmente, assim que estejas satisfeito com o teu Dragonite de IVs perfeitos, com o conjunto de movimentos perfeitos, está na altura de fazeres Power Up ao teu Pokémon até ao nível máximo. Por isso, procura por mais Dratini, torna-os em Dratini Candy e alimenta o teu Dragonite com isso. Não te esqueças que o nível máximo do teu Pokémon aumenta juntamente com o teu Nível de Treinador, pelo que o teu Pokémon não será o melhor que pode ser até que tu mesmo atinjas o Nível 40.

Read this next