Star Wars Jedi: Fallen Order contou com crunch voluntário

Director explica como abordaram o desenvolvimento.

O crunch tornou-se num dos temas mais controversos desta indústria e é algo com o qual alguns dos mais conhecidos estúdios tiveram de lidar ao longo do desenvolvimento de diversos jogos.

Star Wars Jedi: Fallen Order é o mais recente título da Respawn Entertainment, chegará às lojas a 15 de Novembro e já alcançou a fase gold, e segundo explicado pelo director do jogo, o crunch fez parte do desenvolvimento.

No entanto, segundo explicado por Stig Asmussen, os funcionários realizaram crunch voluntário e não foram forçados a trabalhar longas horas por dia e inacreditáveis horas numa semana.

"Fizemos algo diferente neste jogo, comparado com o que foi feito noutros projectos nos quais estive envolvido," disse Asmussen.

"Projectos nos quais trabalhei no passado, tinham crunch obrigatório, basicamente, diziam a todos 'tens de trabalhar estas horas', e percebemos que não era uma abordagem justa e sustentável."

"Deixamos isso à responsabilidade da equipa, 'olhem, penso que todos cumprem as suas próprias responsabilidades e as suas próprias tarefas e as levam muito a sério, para quê tratar as pessoas como crianças e dizer que têm de estar aqui um certo tempo?'"

"Se vais estar aqui nestas horas extra, é a tua escolha, vamos apoiar-te e assegurar que tens comida, não vamos dizer-te que existem certas horas extra que terás de trabalhar. Podes criar o teu próprio horário e os gestores comprometem-se a esforçarem-se mais e trabalhar mais horas para mostrar que estamos todos juntos nisto."

Asmussen comentou ainda que o crunch voluntário poderá criar pressão nos funcionários para sentirem a responsabilidade de trabalhar mais horas, para não colocar em perigo o emprego, mas diz que frequentemente mandou pessoas para casa, para não se desgastarem em demasia.

"Na Respawn é mesmo muito importante compreendermos que a tua vida fora do trabalho é bem mais importante do que aquilo que fazes no escritório e tentamos respeitar isso."

Publicidade

Salta para os comentários (9)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (9)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários