Blizzard recebe carta do Congresso dos Estados Unidos a pedir para não censurar a liberdade de expressão

Senadores querem reverter a decisão de banir o jogador de Hong Kong.

Sabes que um assunto não podia ficar mais sério quando recebes uma carta do Congresso dos Estados Unidos. Foi isso o que sucedeu com a Blizzard depois de banir o jogador Chung "blitzchung" Wai, que expressou o seu apoio aos protestos de Hong Kong numa livestream de Hearthstone.

Preocupados com a pressão que o governo Chinês está a conseguir colocar nas companhias americanas, os senadores Ron Wyden e Marco Rubio, e os membros do congresso Alexandria Ocasio-Cortez, Mike Gallagher e Tom Malionwski, escreveram uma carta a Bobby Kotick, o CEO da Activision Blizzard.

A carta, que pode ser consultada online, diz que a decisão da companhia de banir o jogador por demonstrar o seu protesto a favor da democracia é "particularmente preocupante à luz do apetite do governo Chinês para pressionar os negócios Americanos a sufocar o liberdade de expressão".

É dito ainda que "como você e a sua companhia certamente sabem, o governo Chinês usa a força e o tamanho da sua economia para suprimir opiniões com as quais discorda". A carta também recorda como o governo Chinês forçou a Apple a remover uma aplicação usada pelos protestantes de Hong Kong e como tentou com que um director de uma equipa da NBA fosse despedido por apoiar os protestos de Hong Kong no Twitter.

"O governo Chinês usa a força e o tamanho da sua economia para suprimir opiniões com as quais discorda"

"À medida que a China amplifica a sua campanha de intimidação, você e a sua companhia têm que decidir se vão olhar além dos resultados e promover os valores Americanos - como a liberdade de expressão e pensamento - ou ceder às exigências de Beijing para preservar o acesso ao mercado. Pedimos-lhe nos termos mais fortes que reconsidere a sua decisão em relação ao Sr. Ching. Tem a oportunidade de reverter o curso. Pedimos-lhe com urgência que o faça."

Toda esta pressão está a ser colocada na Blizzard semanas antes da BlizzCon 2019, o evento anual em que anuncia novidades e celebra os seus universos juntamente com os fãs. Será curioso ver como decorre o evento. A BlizzCon decorre ente 1 a 3 de Novembro de 2019.

Publicidade

Salta para os comentários (3)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (3)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários