Nova patente do PS VR refere fato háptico, câmeras embutidas e ligação sem fios

Ready Player One?

Uma nova patente da Sony submetida a 22 de Fevereiro e tornada pública no início de Outubro faz alusão a uma nova versão do PlayStation VR que inclui novidades como câmeras embutidas no capacete, um fato háptico que transmite sensações ao utilizador e uma ligação sem fios.

A olhar para os desenhos ilustrativos incluídos na patente, à primeira vista a nova versão é muito semelhante com o PlayStation VR que encontras hoje nas lojas. Há, todavia, algumas diferenças a realçar.

PlayStation_VR_2

Duas dessas diferenças estão na Figura 1 da patente. O capacete ilustrado tem um microfone incluído e auriculares. Mais adiante na patente, na Figura 6, há uma ilustração de um utilizador sem qualquer comando nas mãos. A descrição desta figura faz referência a luvas e um fato háptico, que vão incluir actuadores para transmitir feedback háptico ao utilizador.

PSVR2

Estudando atentamente a patente, também descobrimos que o comando dado como exemplo (que é parecido com um PlayStation Move), poderá incluir uma câmera. O mesmo acontece com o capacete, que poderá incluir câmeras por motivos de melhorar a detecção de posicionamento e para permitir ao utilizador ver o espaço em redor mesmo com o capacete de realidade virtual colocado.

O novo capacete tem ainda um conjunto de LEDs que vão ajudar a câmera ligada à consola a perceber o posicionamento do utilizador. Além de um conjunto de LEDs na parte frontal, serão colocados LEDs atrás para que a câmera consiga detectar que o utilizador virou as costas.

PS_VR_2

O facto de existir uma patente não é garantia de que o dispositivo descrito será alguma vez lançado, mas já diz o ditado: onde há fumo, há fogo. Não significa que a Sony vá lançar um dispositivo com todas estas características (o fato háptico parece improvável), mas algumas das características mencionadas já existem noutros capacetes de realidade virtual.

ready_player_one
Um fato háptico? Parece que estamos a caminhar para o mundo do Ready Player One!

Publicidade

Salta para os comentários (27)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (27)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários