Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Moche XL Games World - Uma nova experiência no mundo dos videojogos

Entrevistámos Pedro Silveira, o organizador do evento.

O Lisboa Games Week consolidou-se ao longo dos anos como o maior evento de videojogos em Portugal, mas em 2019 terá séria concorrência: o Moche XL Games World. Com datas marcadas para 14 a 17 de Novembro, o Moche XL Games World acontece precisamente uma semana antes do Lisboa Games Week. Efectivamente, este ano vamos ter dois grandes eventos de videojogos no espaço de duas semanas, com ambos a acontecerem em locais extremamente próximos - o XL Games World terá lugar no Altice Arena; o Lisboa Games Week na FIL.

Para saber mais sobre o XL Games World, entrevistámos Pedro Silveira, o fundador e managing director da E2Tech, a empresa que previamente organizava o Lisboa Games Week e que agora está a organizar o XL Games World.


Foi o organizador do XL Party, que depois se converteu no Lisboa Games Week, do Moche XL Esports e agora também o Moche XL Games World. Antes de tudo, o que é o Moche XL Games World e em que medida é que difere dos restantes eventos de videojogos de Portugal?

Pedro Silveira: Já em 2006 fizemos uma Lan Party em Palmela para cerca de 100 pessoas e deu origem, em 2007, à nossa empresa - a E2Tech; com essas XL Parties que fomos organizando ao longo do tempo, de 3 em 3 meses, chegamos a um ponto de alterar o formato do evento. Começamos então a organizar uma parceria com a FIL para a Lisboa Games Week e depois neste curso começamos também a organizar o Moche XL eSports, a trabalhar com a indústria dos videojogos, a conhecer os municípios, marcas e por aí fora. Começamos também a fazer uma série de iniciativas como o University Challenge e o Game Day.

Pedro Silveira, fundador e managing director da E2Tech

A dada altura, acabamos por não nos entendermos, digamos assim, com a FIL. Decidimos que teríamos de dar um passo rumo a um novo evento, o Moche XL Games World. Quisemos não só fazer com que seja um grande evento da indústria dos videojogos, tal como o era o Lisboa Games Week, mas também dar-lhe aqui um aspecto diferente a nível de conceito e experiência. Ou seja, organizamos o Lisboa Games Week durante muitos anos e percebemos aquilo que é em termos de feira, videojogos e por aí fora, e sentimos que estava na altura - e se queríamos criar algo não íamos fazer igual - teríamos que criar algo que fosse diferente do Lisboa Games Week para dar ao participante uma alternativa dentro da indústria dos videojogos a nível de evento.

"A dada altura, acabamos por não nos entendermos, digamos assim, com a FIL. Decidimos que teríamos de dar um passo rumo a um novo evento, o Moche XL Games World."

E foi o que fizemos. Ou seja, vamos ter tudo aquilo que têm os grandes eventos de videojogos em Portugal, dos quais também fazemos parte - tudo o que está relacionado com eSports, antestreias, cosplay, as lojas, as competições, a parte do serviço educativo - mas vamos dar-lhe um cariz diferente a nível de aspecto, sensação, experiência para quem vai ao evento. É aqui que vamos fazer algo realmente diferente, não só na parte de experimentação, nas várias actividades que vão existir no evento e que as pessoas podem experimentar e competir, mas também na parte sensorial. A forma como o evento está a ser construído é como entrar numa nova dimensão, entrar no mundo dos videojogos. Queremos que o ambiente seja à semelhança dos eventos que vemos lá fora, um pouco mais escuro. Não é tanto uma feira de videojogos mas sim uma experiência no mundo dos videojogos.

No website do Moche XL Games World referem que vão ter os jogos mais antecipados de 2019 e 2020 para experimentação. Já existem mais detalhes sobre esses jogos?

Pedro Silveira: Não existem, porque normalmente esses jogos, esses detalhes, são lançados pelos próprios parceiros, como a Nintendo e a PlayStation, que vão ser eles a lançar esses mesmos jogos e depois nós damos continuidade à comunicação. Como ainda não existe uma posição oficial por parte da indústria - a Nintendo já disse que vai estar presente, mas a PlayStation ainda não deu a sua resposta oficial - não podemos anunciar também todas essas antestreia.

O Moche XL Games World acontece uma semana antes do Lisboa Games Week. Não têm receio que os consumidores possam ficar confusos com dois eventos que partilham o mesmo tema a acontecer tão próximos um do outro?

Pedro Silveira: Sem dúvida. Não só tenho receio, vai acontecer naturalmente. Tudo parte de princípios e de tudo o que aconteceu. Nós, como E2Tech, achamos que… o processo foi o que foi, não queremos falar muito sobre ele. O que acontece é que, nós próprios, como organizadores de eventos de videojogos em Portugal, não iríamos parar, acontecesse o que acontecesse. Nós não iríamos parar e continuamos a nossa cena de organizar os maiores eventos de eSports e de videojogos em Portugal. Vamos continuar a fazê-lo.

A data que escolhemos foi exactamente a data em que estava previsto fazer o nosso Lisboa Games Week. A partir do momento em que não podemos fazer o Lisboa Games Week e não nos entendemos com a FIL, decidimos avançar com as datas que tínhamos. Decidimos explicar, e se calhar esta é a parte mais difícil durante este mês e meio, explicar às pessoas quem nós somos, o que vamos trazer de novo e o que é que vamos fazer. Esta é a parte de comunicação que vamos fazer para que as pessoas não fiquem confusas.

Os preços dos bilhetes para o Moche XL Games World são 7,50€ na Quinta e Sexta-Feira. No Sábado e no Domingo o preço do bilhete aumenta para 10€.

A marca Lisboa Games Week existe e foi criada por nós - registada pela FIL mas criada por nós. Sabemos que é uma marca forte, fomos nós que a criamos e fizemos crescer durante cinco anos, no entanto, temos outras marcas como o XL. Temos que fazer com que as pessoas percebam aquilo que propomos e ao fim ao cabo apresentar um grande evento para o público, que é a parte mais importante.

Nós colocamos o valor do bilhete mais baixo para que as pessoas não sintam, de forma alguma, caso queiram participar nos dois eventos ou apenas no nosso, que o valor é muito elevado. Nós estamos cá e sempre estivemos cá, é uma postura que temos e que tem a ver com o crescimento da indústria dos videojogos em Portugal. Recordo que o XL Party já era um evento para a indústria dos videojogos. Quando decidimos lançar o Lisboa Games Week, antes de o fazermos falamos com toda a indústria dos videojogos e lançamos o desafio às grandes marcas que nos acompanhassem neste sonho de organizar um Lisboa Games em Portugal. Visitamos o Paris Games Week em 2011 e percebemos que também conseguíamos fazer um grande evento de videojogos em Portugal.

As marcas nessa altura aceitaram o nosso desafio, mas também nos comprometemos - queremos o crescimento desta indústria porque trabalhamos nela afincadamente desde 2007. E por isso temos interesse que os videojogos e os eSports cresçam, porque é aqui que estamos e são a paixão desta empresa, a E2Tech. Por isso, o valor do bilhete não é muito caro, é bastante acessível na minha opinião, em linha com outros eventos.

Como é óbvio, sentimos que não é bom ter dois eventos com a mesma temática no espaço de uma semana. Como é lógico, preferíamos que só existisse um, mas com todas as condições e tudo aquilo que foi criado, tivemos que o fazer. Não podemos sequer escolher outra data porque as datas para a indústria dos videojogos são estas.

Na perspectiva de um gamer, isto é, alguém que acompanha regularmente as novidades da indústria, quais são as principais razões para visitar o Moche XL Games World?

Pedro Silveira: Acho que a principal razão é mesmo a experiência que vamos oferecer no evento. Ou seja, tudo aquilo que um gamer pode experimentar no Moche XL Games World, tudo aquilo em que pode competir e tudo aquilo que vai poder ver em termos de espectáculo. É isto o que nós oferecemos a quem gosta de videojogos, é isto o que vão encontrar. Terão muitas experiências em que podem participar e uma experiência diferente a nível visual e de envolvência em relação aos outros eventos. Não há grandes segredos, quem gosta deste mundo tenho a certeza que se visitar o Moche XL Games World vai ficar satisfeito.

"Quem gosta deste mundo tenho a certeza que se visitar o Moche XL Games World vai ficar satisfeito.

No website do Moche XL Games World fazem referência à oferta educativa e ao Future World. Este programa é exclusivo para as escolas?

Pedro Silveira: Sim, é exclusivo para as escolas. É um programa que está a ser enviado para as escolas e que está a ser trabalhado juntamente com elas. Está relacionado com o IndieX e toda esta área que nós criamos. Também vem em linha com o que estávamos a fazer no nosso outro evento.

As inscrições são mesmo para as escolas. Não são inscrições para o público em geral. Depois, quem for ao evento pode tentar participar e assistir às conferências e aos workshops que vão existir, não precisando de fazer esta inscrição.

O grande objectivo é claro que as escolas venham ao evento para entrar nesta área.

E quando refere as escolas, é para todo o país?

Pedro Silveira: Sim, escolas de todo o país. Não é apenas para a área metropolitana de Lisboa.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários