Mei de Overwatch transformada num símbolo dos protestos em Hong Kong

Blizzard envolvida em nova controvérsia.

As reacções à notícia que a Blizzard suspendeu Chung "Blitzchung" Ng Waifor, após o jogador de Hearthstone ter manifestado em directo a sua posição sobre os protestos em Hong Kong, têm sido intensas.

Seja no Reddit ou no Twitter, os comentários a criticar a Blizzard multiplicam-se e o incidente já chamou a atenção dos meios mainstream, merecendo comentários de políticos Republicanos e Democratas dos Estados Unidos da América, que criticam a decisão da Blizzard.

No r/HongKong, os utilizadores decidiram tomar uma atitude pro-activa e começaram a transformar Mei de Overwatch num símbolo dos protestos meanwhile, things have taken a rather more proactive turn, as multiple posts have appeared seeking to turn Overwatch's Mei into a Hong Kong protest symbol.

"Seria uma pena se a Mei de Overwatch fosse transformada num símbolo pró-democracia e fizesse com que os jogos da Blizzard fossem banidos na China," diz um comentário. "Vamos vingar-nos da Blizzard ao transformar Mei num símbolo pró-democracia!", diz uma mensagem cada vez mais popular.

Num pequeno espaço de tempo, surgiram várias ilustrações no reddit r/HongKong e r/Blizzard com mensagens de motivação e apoio. Muitos apresentam Mei com as cores de Hong Kong ou com máscara de gás, como usam os protestantes, enquanto um utilizador editou uma cinemática oficial para incluir referências a Hong Kong. O movimento também já chegou ao Twitter e a hashtag #meiwithhongkong é usada para partilhar arte e mensagens.

Mei knows the way! You can ban players and presenters, but you can't ban being held accountable, Blizzard from r/HongKong
It would be a shame if Mei became a symbol for freedom from r/Blizzard
Mei the Force be with Hong Kong from r/HongKong
If we are gonna do it, we are gonna do it big: Mei becomes the icon of Hong Kong revolution! from r/HongKong

No lore de Overwatch, Mei é natural de Xi'an na China, mas os protestantes de Hong Kong viram potencial para a transformar num ícone da sua defesa. A suspensão do jogador de Hearthstone é vista por muitos como resultado de motivações financeiras e assim sendo, acreditam que usar Mei como símbolo de protesto é uma forma de retaliar para que Overwatch seja banido ou censurado na China.

No mundo de Hearthstone, alguns jogadores de Hearthstone decidiram apoiar Blitzchung numa transmissão em directo. Perto do final de uma partida entre o Instituto Politécnico de Worcester e a Universidade Americana, e esta segunda equipa apresentou a mensagem "Libertem Hong Kong, Boicotem a Blizz". A transmissão foi rapidamente alterada para mostrar a outra equipa. Ainda não foi comunicado se a equipa sofrerá penalizações por isto.

1

Na própria Blizzard, existem funcionários que não concordam com a decisão e em Irvine, Califórnia, Estados Unidos da América, a sede da Blizzard está decorada com a estátua de um Orc rodeada por mensagens como "pensem a nível global" e "todas as vozes importam". Uma imagem mostra estas mensagens tapadas por uma folha de papel, como um protesto por parte de funcionários da companhia.

Actualmente, #Blizzardboycott continua entre os assuntos mais populares no Twitter e após outras controvérsias similares na NBA e South Park, a suspensão aplicada pela Blizzard tornou-se parte de algo muito maior: uma luta ideológica entre os valores democráticos dos EUA e interesses financeiros, em torno da China e Hong Kong.

Publicidade

Salta para os comentários (26)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (26)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários