Funcionários da Microsoft ouviram as coisas estranhas que disseste em frente à tua Xbox One

"Xbox, diz a Solas para curar."

Funcionários que trabalharam na Microsoft escutaram a gravações de voz capturadas pelo Kinect da Xbox One e Cortana na casa das pessoas, segundo avançado pelo Motherboard .

Isto começou no início da vida da Xbox One para melhorar os comandos por voz através do Kinect, mas vários funcionários que foram contratados a prazo dizem que escutaram áudio capturado e gravado acidentalmente pelos donos das consolas.

"A maioria das coisas relacionadas com a Xbox que me lembro de fazer foram activações claramente não intencionais de pessoas a dizer 'Não' à Cortana, obviamente estavam a meio de um jogo e numa conversa normal no jogo", diz um ex-funcionário (estes funcionários a prazo assinaram acordos para não divulgar informações e foram mantidos no anonimato para proteger as suas identidades).

"Ocasionalmente, ouvia 'Xbox, diz a Solas para curar', ou algo similar, o que seria uma ordem em Dragon Age: Inquisition," diz outro ex-funcionário.

Outro ex-funcionário diz que a maioria das vozes eram de crianças, que muito provavelmente activavam acidentalmente uma função na sua consola.

A Microsoft anunciou que a Cortana será removida da consola, mas ainda pode ser controlada pela Alexa da Amazon ou pelo Assistente da Google - duas companhias que foram alvo de críticas por permitir aos seus funcionários analisar o áudio recolhido.

Em 2013, a Microsoft assegurou que o Kinect não gravava as tuas conversas, dizendo que: "Quando a Xbox One está ligada e estás simplesmente a conversar na sala, a tua conversa não é gravada ou enviada para os servidores." No entanto, é preciso ter em conta que as gravações fornecidas aos funcionárias foram feitas quando os serviços foram - intencionalmente ou não - activados e os dados não seriam retirados da consola sem a permissão do dono.

14196724661_1ded5b1ae0_z
Sempre à escuta?

A Microsoft confirmou que os seus funcionários escutaram conversas gravas em serviços como o Skype e Cortana para os melhorar e segundo um ex-funcionário, os serviços melhoraram gradualmente.

Em reacção ao artigo da Motherboard, um representante da Microsoft confirmou que a companhia já não ouve áudio da Xbox para melhorar os seus produtos.

A Microsoft também actualizou os seus termos gerais de privacidade para clarificar que ocasionalmente será recolhido áudio de outros serviços e diz que nunca escondeu o facto que recolhe dados de voz.

"Pedimos sempre a permissão do consumidor antes de recolher dados de voz, tomamos medidas para identificar fracções de voz antes da análise para proteger a privacidade da pessoa e exigimos que a gestão dos dados sejam feitos em conformidade com os maiores padrões de privacidade na lei," diz a Microsoft.

"Ao mesmo tempo, estamos a trabalhar em passos adicionais que nos são possíveis para dar aos consumidores mais transparência e controlo sobre como os seus dados são usados para melhorar os produtos."

Salta para os comentários (24)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

O que estamos a jogar - 26 Setembro

E tu, a que jogos tens dedicado o teu tempo?

As melhorias feitas para Alan Wake Remastered

Remedy mostra vídeo a comparar com o original.

Recomendado | Lost Judgment review - noir contemporâneo fascinante

Uma das melhores experiências narrativas do ano.

Comentários (24)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários