Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 20 VOLTA Football - Um jogo dentro de um jogo

O acrobático futebol de rua.

A EA Sports tem nas mãos uma das mais vendidas séries da actualidade, uma série anual que luta constantemente contra a estagnação e as exigências de uma comunidade que exige constantes melhorias.

Após 3 anos com "A Jornada", a EA Sports decidiu que estava na hora de apostar novamente no futebol de rua, algo que estava na gaveta há 7 anos. Num jogo cuja principal filosofia condutora no desenvolvimento em sido escutar o feedack dos mais devotos jogadores de FIFA, é fácil perceber o porquê do futebol de rua estar de volta - a comunidade já o pedia há imenso tempo.

Um jogo dentro de um jogo

O nome não é FIFA Street e isto não é um jogo em separado: o nome é VOLTA Football e é descrito como "um jogo dentro de um jogo" e após um primeiro contacto com este modo, numa recente viagem a convite da Electronic Arts, a EA Sports justificará tal afirmação com grande facilidade.

Trazer o futebol de volta às suas origens é o lema da EA Sports para este regresso tão desejado e o nome Português "Volta" foi escolhido devido a essa intenção: relembrar-te a sensação que tiveste quando tocaste pela primeira vez numa bola de futebol na rua ou no pátio da tua avó.

Matthew Prior, produtor de FIFA 20 e o grande responsável pelo modo VOLTA Football, falou connosco sobre os grandes argumentos deste modo de jogo que servirá para tornar FIFA 20 num pacote mais robusto e que será tratado como um jogo vivo, actualizado constantemente com novos desafios, temporadas e claro, recompensas.

Cover image for YouTube videoFIFA 20 - VOLTA Gameplay Trailer

"VOLTA é um jogo dentro de um jogo, que terá temporadas com desafios e recompensas

A EA Sports reforça bem que isto não é FIFA STREET, o gameplay é baseado no jogo 11 vs 11 principal de FIFA 20 e apesar do maior número de vistosas habilidades, o principal é jogar em equipa e ganhar. A equipa conversou com alguns dos melhores jogadores da modalidade e descobriu que as filosofias são exactamente as mesmas: de nada adianta mostrar fintas bonitas e perder.

Acrobático, imediato e altamente divertido

VOLTA foi pensado como um modo de maior acessibilidade, um ponto de entrada de maior facilidade e espectacularidade visual, óptimo até para quem não se interessa muito pelo futebol. É acessível e imediato, nem precisas entender as regras do futebol. Basta pegar no comando e jogar, sem te preocupares com um fora de jogo, algo que até a tua namorada poderá jogar.

O maior dinamismo, acessibilidade e velocidade de VOLTA é alcançado com a ajuda de diversas funcionalidades, como a parede, que separam VOLTA do modo principal e realçam o estilo característico desta modalidade. Podes usar a parede para passar e até rematar, enquanto as habilidades bonitas e acrobáticas são altamente acessíveis, activadas da mesma forma que o fazes no jogo principal.

VOLTA não apresenta guarda-redes e isso exige uma IA mais inteligente pois os jogadores do futebol de rua precisam ser atacantes, defesas e até guarda-redes em alguns momentos. De igual forma, existe um grande nível de respeito nesta comunidade e as faltas são raras, mas se o quiseres, poderás tentar cortar a bola de forma mais agressiva.

Cover image for YouTube videoFIFA 20 - Reveal Trailer

Temporadas com objectivos e recompensas

VOLTA KICK OFF e VOLTA WORLD TOUR são dois dos principais modos de jogo desta nova vertente da série FIFA, onde poderás criar o teu personagem e personalizá-lo com os itens que desbloqueias ao jogar. A EA Sports falou em temporadas com diversos objectivos diários, semanais e de temporada, que te vão dar acesso a diversos novos itens.

Desde o vestuário ao seus atributos físicos, podes criar um avatar masculino ou feminino - homens e mulheres jogam nas mesmas equipa de 3 jogadores, que vão dar o seu melhor para obter as VOLTA COINS - obtidas ao jogar o jogo.

Uma das mais interessantes mecânicas deste VOLTA será mesmo a possibilidade de adquirir novos jogadores ao derrotar outras equipas, algo que foi pensado para dinamizar o espírito de comunidade e dar-te constantes motivos para jogar VOLTA. Ao ganhar uma partida, poderás recrutar um jogador da equipa que perdeu. O adversário manterá o seu jogador, mas tu também ficarás com a possibilidade de o colocar no teu plantel.

A EA quer dar-te motivos para jogares constantemente VOLTA.

VOLTA terá uma grande preponderância em FIFA 20 e o modo VOLTA Story é uma prova disso - um novo modo com uma história, no qual seguirás o teu personagem original numa jornada pelo globo. A EA Sports indicou-nos que este é o modo que servirá para aprofundar o futebol de rua e deve ser encarado como o primeiro contacto com o VOLTA.

O primeiro contacto com VOLTA permitiu relembrar toda aquela diversão imediata em FIFA Street - um futebol dinâmico e incrivelmente fluído, cujo tom artístico e acrobático o transforma numa coisa muito sua. A sua inclusão em FIFA 20 dá-te num só pacote o que anteriormente seria tratado como dois jogos individuais. Para muitos jogadores, VOLTA poderá tornar-se na principal razão para adquirir FIFA 20 e após este primeiro contacto, fiquei com a sensação que será esse o meu caso.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 20

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários