Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 20 - Antevisão - Se está na realidade, terá de estar em FIFA

Como a realidade inspira o virtual.

A EA Sports está a preparar mais uma temporada de FIFA e a inclusão de VOLTA Football - o futebol de rua, promete dinamizar como nunca esta série que vive constantemente debaixo de acusações de estagnação. No entanto, a equipa responsável pelo futebol principal, o de 11v11, sabe que não existe glória em ficar a assistir enquanto outro modo rouba o protagonista.

Numa recente apresentação da Electronic Arts, tivemos a oportunidade de jogar FIFA 20 e descobrir o que Sam Rivera, produtor de FIFA 20, descreve como um gameplay propositadamente mais lento que está a ser construído com uma obsessão pelo realismo. O lema para a equipa na EA Sports é bem simples: se está na realidade, terá de estar em FIFA 20.

Este novo jogo está a crescer com um forte apoio no feedback da comunidade e as suas principais críticas, como o comportamento irrealista dos guarda-redes foi recolhido e tido em conta - desde as animações aos tempos de resposta, os últimos protectores da tua baliza foram refinados para se tornarem mais realista. Mas isto é apenas um exemplo das diversas mudanças, ajustes e refinamentos feitos a pensar num jogo mais real.

FIFA 20, mais próximo da realidade

Rivera deu outro exemplo que serve para exemplificar as mudanças em FIFA 20, os remates colocados. A filosofia de FIFA 20 é que se "são difíceis na vida real, terão de ser difíceis em FIFA". O feedback da comunidade e dos próprios jogadores de gabarito mundial está a conduzir a equipa para um jogo que se poderá demarcar dos anteriores pelo seu realismo e ritmo.

Mais calibrado, mais refinado, assim tentará ser FIFA 20. Do que tivemos a oportunidade de jogar, a equipa está no bom caminho. O jogo não parece tão robotizado, tão irreal, com comportamentos e animações que quebram a imersão. FIFA 20 quer aproximar-se da realidade. Desde o posicionamento no campo aos "duelos" entre dois jogadores, o novo jogo quer dar-te tempo e espaço para driblar são as mecânicas que permitirão criar uma experiência mais composta e próxima da realidade

Cover image for YouTube videoFIFA 20 - Reveal Trailer

A busca por maior realismo não passa apenas por ajustes no ritmo de jogo e refinamento dos controlos, as animações e IA são igualmente importantes para que FIFA 20 alcance uma qualidade superior e corresponda às exigências. O comportamento errático estraga o realismo e imersão, é estranho ver um jogador constantemente a mudar de direção como um tolo. O posicionamento e movimento dos jogadores foi altamente melhorado para corrigir erros e se tornar mais realista

A inteligência artificial defensiva não é tão agressiva e permitirá que entrar num confronto directo com outro jogador para tentar driblar por ele. É uma forma de recriar os mais belos momentos do futebol de ataque, onde um corte pode tornar/se num momento memorável, mas uma finta pode originar aplausos da audiência. Isto obrigou a alterações nas mecânicas de alguns dos principais movimentos.

FIFA 20 - As novidades na jogabilidade

O "Composed Finishing" foi ajustado para representar melhor a qualidade dos jogadores na vida real, o "Strafe Dribbling" tornará os dribles mais entusiasmantes e originará duelos que recriam alguns dos melhores momentos que acontecem nos estádios reais e para quem defende, o novo "Controlled Tackling" permite escolher a melhor animação de acordo com a acção que está a decorrer para a forma como vais cortar a bola. Os cortes de bola foram aprimorados com um sistema mais inteligente.

A EA Sports quer que FIFA 20 seja como os vídeos que vês dos melhores momentos do futebol na realidade. O novo sistema, com o retículo para posicionar a bola com o analógico direito, com diversas combinações possíveis para recriar os melhores do mundo com bolas curvas e perigosas, combinado com novas animações mais realistas, tentam tornar o jogo não só mais satisfatório, como mais realista.

"A maior autenticidade é perceptível em todos os elementos do jogo"

Jogar FIFA 20 poderá, à primeira vista, colocar-te perante um jogo incrivelmente similar ao do ano passado, mas quando começas a ver além da superfície, sentirás mudanças e melhorias bem-vindas. A maior autenticidade é perceptível em todos os elementos do jogo e o comportamento da bola também o demonstra. Ao contrário de FIFA 19, a bola não desliza de forma irreal pelo relvado, simula a realidade e saltita pelo terreno de jogo e apresentará físicas muito mais fiéis ao que vês nos relvados reais.

Cover image for YouTube videoFIFA 20 | Official Gameplay Trailer

FIFA 20 é ainda descrito como o jogo com a melhor resposta da série e a EA Sports assegura que a latência nos comandos foi alvo de refinamentos. Além disto, existem diversos elementos como postura, posicionamento e direcção que vão ajudar a obter melhor, ou pior, resposta. O maior número de animações também permitirá uma melhor resposta do jogo e dos comandos.

Ainda estamos a meses do lançamento, mas a primeira demo de FIFA 20 mostra um jogo que parece figurar como a base para o futuro da série, que está prestes a entrar numa nova geração. Os refinamentos no gameplay, as melhorias incríveis na IA e animações, juntamente com uma alteração na velocidade do jogo parecem prontos para o separar do que veio antes. Em Setembro descobriremos até que ponto isto se confirma.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 20

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários