Criatividade e tecnologia colidem em Concrete Genie - Entrevista

Jeff Sallangi e o Dominic Robillard revelam-nos mais deste exclusivo PS4.

A 18 de Abril de 2019, o Eurogamer pôde participar num evento dedicado a Concrete Genie, o jogo exclusivo da Playstation 4, nos escritórios da Sony em Madrid.

Para além de poder experimentar o jogo e ainda um dos seus modos VR, tivemos também a oportunidade exclusiva de entrevistar duas das mentes por trás do jogo - mais propriamente, Jeff Sallangi e Dominic Robillard, o director de arte e director criativo respectivamente.

Podes ver a entrevista já a seguir onde pude descobrir um pouco mais sobre este jogo que chega oficialmente à PS4 no dia 9 de Outubro.

Entrevista a Jeff e Dominic

Eurogamer: Uma vez que Concrete Genie é um exclusivo das consolas Playstation, existirá alguma melhoria na Pro ou será exactamente a mesma experiência em ambas as consolas?

Jeff e Dominic: Temos um um modo Full 4K na PS4 Pro.

Eurogamer: Com a próxima geração de consolas mesmo à porta, pergunto-vos também se Concrete Genie pode chegar à PS5. Existe sequer a possibilidade de estarem a trabalhar ou pensarem nessa possibilidade?

Jeff e Dominic: Estamos cheio de trabalho a terminar Concrete Genie na PS4 e PS4 Pro neste momento, por isso, não temos nada a dizer sobre essa questão neste momento.

concrete_genie_ps4_7

Eurogamer: Esta é também a vossa primeira vez a trabalhar para o VR. Foi difícil colocar Concrete Genie na plataforma VR? Foi um desafio? Ambos encaixavam na perfeição?

Jeff e Dominic: Sabíamos desde o início que [Concrete Genie] funcionava perfeitamente no VR como uma experiência de pintura em primeira pessoa, mas como a nossa equipa é muito pequena e mesmo há três anos havia apenas 10 ou 11 de nós. Nesse momento, mostramos o jogo a alguns amigos nossos com quem trabalhamos, Jeff Brown e Dave Smith (Jeff particularmente esteve a trabalhar com o VR durante algum tempo) e eles olharam para o jogo e tiveram esta ideia fantástica do que fariam se tivessem a oportunidade de criar uma versão VR de Concrete Genie que consistia em “e se pudéssemos pintar numa parede, entrar nessa pintura e no mundo dos Genies e pintar em 3D à nossa volta”. Achamos esse conceito tão fabuloso que os contratamos no momento e montamos uma equipa ao seu redor para trabalhar nisto e têm feito isso nos últimos anos.

Eurogamer: Falando dos genies - que são absolutamente adoráveis - quantos podemos criar? Podemos criar genies infinitos em Concrete Genie?

Jeff e Dominic: Essa é uma boa questão. Portanto, quando jogas os níveis, todos os genies estão bloqueados àquelas pinturas escondidas e temos de encontrá-las. Estou a tentar pensar quantos podemos ter num momento específico - acho que é algo entre 17-18 mas existem mais ao longo do jogo e depois, quando o terminas, existe um modo de continuação em que podes regressar e encontrar locais adicionais para pintares genies extra e encontrar também as páginas desaparecidas - por isso, terás a oportunidade de pintar bastantes.

É difícil quantificar. Usamos os apêndices [dos genies] para mudar a sua silhueta de forma surpreendente - o que é muito divertido - e como os pintas afecta a sua personalidade.

Eurogamer: Deve ter sido bastante difícil montar o conceito para criar uma variedade tão grande de genies!

Jeff e Dominic: Estás absolutamente certo. É um bom exemplo de como a tecnologia e a criatividade colidem e certificamo-nos de que podes pintar os genies com o máximo de flexibilidade possível e depois animá-los, movimentá-los e interagir entre eles e com o Ash - fazer com que isso funcione independentemente de como os pintas requer muitas técnicas processuais e animações.

concrete_genie_ps4_2

Eurogamer: Debruçando-me agora nos Rufias do jogo, irá o Ash a qualquer momento defender-se deles? Talvez combatê-los?

Jeff e Dominic: Ash, no início do jogo, é muito impotente e frustrado e ao longo dos níveis e da história começas a saber mais do passado dos rufias e o que isso faz a Ash, como personagem, é evocar simpatia, empatia e compreensão. E queremos que essa seja a mensagem do jogo - ele não é violento e quando começa a aprender mais sobre o passado dos Rufias e aquilo que passaram começa a percebê-los melhor.

Eurogamer: E como descreveriam Concrete Genie? É mais um jogo de exploração, de puzzles, combate, stealth ou uma mistura de todos?

concrete_genie_ps4_1

Jeff e Dominic: É uma mistura. De uma forma geral, pensamos nele como um jogo de acção-aventura na terceira pessoa com platforming, parkour, e essa é provavelmente a forma mais fácil de descrever o jogo mas tens estas mecânicas como as pinturas, fazer os genies, andar com eles e resolver puzzles com eles como uma forma de mudar essa fórmula um pouco.

Eurogamer: Poderemos em qualquer momento deixar Denska ou ver novas secções da cidade?

Jeff e Dominic: Existem outras secções da cidade. Vês vislumbres de quase todas as localizações [no trailer] mas existem algumas que terás de descobrir jogando o jogo.

Eurogamer: E o que pretendem que o jogador sinta quando jogar Concrete Genie? Qual é o vosso objectivo máximo?

Jeff e Dominic: Eu penso que, da perspectiva fantasiosa do jogador, esperamos que qualquer pessoa que jogue o jogo se sinta como um artista. E trabalhamos arduamente para que não precises de qualquer talento artístico real para fazer algo belo e, em termos da história, esperamos que o gameplay criado ajude a que olhes para estes temas e tópicos de uma perspectiva nova e existem algumas mensagem importantes sobre bullying e quebrar o ciclo de crianças que foram vítimas de bullying e acabaram por se tornar bullies. Se conseguíssemos quebrar isso, como seria bom!

Eurogamer: É impressão minha, ou existem também mensagens ambientais no jogos?

Jeff e Dominic: Sim, absolutamente.

Eurogamer: Última questão - que podemos esperar de Concrete Genie no futuro? Alguma ideia para uma possível sequela? Talvez DLC ou outro tipo de conteúdo extra?

Jeff e Dominic: DLC é possível - não temos planos para isso neste momento mas nunca sabemos. Temos a possibilidade de o fazer; se houver procura, quem sabe.

Uma outra coisa que acho que vais gostar particularmente é que vamos ter um Modo Foto. Neste modo - achávamos que não íamos conseguir fazê-lo mas um dos nossos engenheiros tomou controlo dele - terás um Paint Replay Mode que te permite fazer um time-lapse e reveres as tuas pinturas.

cg_3
Dominic, eu e Jeff

Esta entrevista é apenas parte da cobertura que o Eurogamer fez a Concrete Genie e vale a pena referir que pudemos ainda experimentar uma longa demo deste exclusivo PS4 - juntamente com um dos seus modos VR - que analisamos em maior detalhe na nossa antevisão!

Publicidade

Salta para os comentários (0)

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (0)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários