Esta semana uma publicidade encontrada no mundo de Cyberpunk 2077 fez disparar as discussões sobre o jogo na Internet, gerando todo o tipo de teorias e levando até alguns a acusar a CD Projekt de transfobia (sobretudo com base em controvérsias prévias que tinham existido no Twitter).

O Polygon teve a oportunidade de conversar com a artista da CD Projekt RED responsável por aquela publicidade e de tirar conclusões sobre as suas origens e qual o propósito daquela publicidade que roça o explícito (mostra os contornos de um pénis erecto).

Kasia Redesiuk, uma das directoras de arte em Cyberpunk 2077 e que desenhou a publicidade, disse que "pessoalmente, para mim, esta pessoa é sexy", explicando que "gosto da sua aparência, contudo, este modelo está a ser usado - o seu belo corpo está a ser usado para razões corporativas. São mostrados ali como apenas uma coisa e isso é a parte terrível".

"No ano de 2077, especialmente com tantas modificações corporais disponíveis, penso que as pessoas se misturam e correspondem como querem, como se sentem. E até a sociedade está mais aberta a diferentes tipos de relações," disse a artista sobre a publicidade que mostra uma mulher transgénero.

"Cyberpunk 2077 é um futuro distópico em que megacorporações ditam tudo. Elas tentam, e com sucesso, influenciar a vida das pessoas. Enfiam produtos pela goela abaixo. Criam estes publicidades agressivas que usam e abusam das necessidades e instintos das pessoas. Por isso, a hipersexualização é aparente em todo o lado, e nas nossas publicidades existem muitos exemplos de mulheres, homens e pessoas hipersexualizadas."

A artista termina dizendo que adora todo o tipo de corpos e que também se sente revoltada quando os corpos são usados desta forma em publicidades, mas essa sensação de revolta é precisamente a sensação que quis provocar quando desenhou a publicidade em questão.

Cyberpunk 2077 será lançado a 16 de Abril para PC, Xbox One e PS4.

Cyberpunk_2077_mix_it_up

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.