Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Que videojogos serão adaptados para cinema e televisão?

Uncharted, Super Mario e The Witcher são alguns dos exemplos.

O mundo dos videojogos e do cinema / televisão está cada vez mais estreito, com propriedades de um dos campos a saltitarem para o outro, capitalizando o seu sucesso e expandido o seu público.

Mesmo com a terrível maldição das adaptações de videojogos para cinema - que foi mais ou menos quebrada por Detective Pikachu - Hollywood parece interessada em continuar a investir neste tipo de produções, criando gigantescos blockbusters baseados nalgumas das sagas mais populares dos videojogos.

Mas que sagas e projectos são esses? Neste guia, vamos debruçar-nos sobre todas as adaptações futuras de videojogos, quer para cinema ou para televisão. Vale a pena enfatizar que uma grande parte destes projectos estão ainda a dar os seus primeiros passos, o que significa que, num futuro próximo, este panorama pode mudar.


Angry Birds 2

Apesar de não ter caído nas graças da crítica, o primeiro filme de Angry Birds amealhou dinheiro suficiente na bilheteira mundial de maneira a que a uma sequela fosse encomendada. Em Agosto, poderás rever os pássaros coloridos e os porcos verdes nas salas de cinema - uma película que deixará, certamente, os mais pequenos em êxtase. Os pais, talvez nem tanto.

Ver no Youtube

Dragon Quest: Your Story

A Toei e a Square Enix apresentaram o novo trailer do filme Dragon Quest: Your Story.

Este novo filme de anime 3D CG é uma adaptação do jogo Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride e estreará a 2 de Agosto nos cinemas Japoneses.

Ver no Youtube

Ni no Kuni

Caso desconheças, uma adaptação dos jogos Ni no Kuni está também agendada para este ano - no Japão, o filme será lançado no dia 23 de Agosto de 2019.

A película baseada na popular saga de videojogos não irá adaptar qualquer um dos jogos, contando a história de um novo protagonista que não está presente na franquia. O filme é uma produção da Level-5, Warner Bros. Japan e OLM Inc. Podes ver o trailer já a seguir!

Ver no Youtube

Dynasty Warriors

A saga Dynasty Warrior vai receber também uma adaptação cinematográfica! E sai já este ano! Dá para acreditar?

O filme contará com actores da China, Hong Kong and Taiwan, com as filmagens decorridas tanto na China como na Nova Zelândia.

Podes ver já o trailer de lançamento:

Ver no Youtube

The Witcher

O meio televisivo está com cada vez mais adaptações cinematográficas de obras de fantasia. Será, talvez, por Game of Thrones ter acabado?

De qualquer das formas, a Netflix decidiu usar os livros que estão na origem dos aclamados jogos da CD Projekt RED e criar uma série de 8 episódios com o protagonista, Geralt of Rivia.

Tudo indica que a série chegará ainda este ano mas os fãs ficaram divididos quanto à escolha do Super-Homem, Henry Cavill, para interpretar Geralt. Teremos de esperar para ver!

Ver no Youtube

Magic: The Gathering

A Netflix confirmou oficialmente que está a produzir uma anime de Magic: The Gathering e contará com dois nomes incrivelmente populares na actual indústria do cinema - os irmãos Russo.

Anthony e Joe Russo, conhecidos pelo seu trabalho no Marvel Cinematic Universe, cuja primeira fase culminou com o popular Avengers: Endgame, serão os principais responsáveis por esta anime.

Caso não saibas, Magic: The Gathering é um popular jogo de cartas que, entretanto, extravasou para o mundo dos videojogos. Pouco se sabe ainda sobre o projecto.

Sonic The Hedgehog

Seguindo um pouco a estética e lógica de Detective Pikachu, o filme de Sonic irá contar a história do ouriço azul no grande ecrã e conta com nomes de peso como James Marsden e Jim Carey. O trailer de lançamento deixou muito fãs em absoluto pavor devido à aparência atroz de Sony, pelo que o estúdio revelou que vai trabalhar de maneira a corrigir o sucedido.

O filme estava agendado para 15 de Novembro mas foi entretanto adiado para 14 de Fevereiro de 2020. Com sorte, a produtora usará estes meses para criar uma versão de Sonic digna!

Ver no Youtube

Monster Hunter

Paul W.S Anderson e a esposa, Milla Jovovich, aliam novamente forças depois de terem trabalhado na saga Resident Evil para levar Monster Hunter ao grande ecrã.

A produção do filme - cuja estreia está agendada para o próximo ano - já começou na África do Sul, algo que pode ser comprovado por fotos postadas por Jovovich no Instagram.

Ron Perlman e T.I. estarão também presentes no projecto que, se seguir os jogos de forma fiel, contará certamente com muitos monstros!

Halo

MasterChief irá, finalmente, aparecer numa série de Halo! Depois de tanta especulação, rumores e dúvidas, o canal Showtime vai realizar uma série live-action de 10 episódios que, em princípio, chegará ao pequeno ecrã em 2020.

Pouco se sabe ainda sobre os detalhes da série - no entanto, já foi revelado que MasterChief será uma figura destacada na trama que será levada a cabo por Kyle Killene juntamente com a companhia Amblin Television de Steven Spielberg.

Super Mario

A Nintendo parece estar interessada em adaptar as suas mais famosas propriedades a outros meios de entretenimento - depois do sucesso de Detective Pikachu nas salas de cinema, outra saga de peso da gigante japonesa vai receber o mesmo tratamento: Super Mario.

Chris Meledandri, o homem por trás da Illumination, produtora do filme, revelou à Variety que o filme está em “desenvolvimento prioritário”, com possível lançamento em 2022.

Se ainda te recordas do terrível filme de Super Mario dos anos 90 e estás com receio com o resultado final da nova adaptação, fica desde já a saber que Shigeru Miyamoto da Nintendo estará completamente envolvido no filme!

Minecraft

Estranhamente, o filme de Minecraft já possui uma data de lançamento agendada, se bem que existe uma forte possibilidade da mesma ser alterada no futuro: 4 de Março de 2022.

A produção do filme baseado no jogo de sucesso da Mojang já começou há uns bons anos, tendo sofrido uma série de percalços pelo caminho que inclui a morte de Jill Messick, uma das produtoras da película.

Peter Sollett tomou as rédeas do filme, estando agora a cargo do argumento e da realização do mesmo.

Five Nights At Freddy's

FNAF é outra produção que, apesar de já se ter iniciado há uns anos, passou por uma série de problemas que incluem trocas de estúdios e realizadores.

O filme estava destinado a uma lançamento para 2020 mas tal parece já não estar em cima da mesa uma vez que o guião completo foi colocado de parte e com a produção a reiniciar do zero. "Tinha um guião mas deitei-o fora. Tinha uma ideia diferente para ele, uma de que gostava mais. Assumo a responsabilidade por este atraso; é culpa minha”, revela Scott Cawthon, criador de Five Nights At Freddy's.

Chris Columbus (realizador de Mrs. Doubtfire, Harry Potter e a Pedra Filosofal) conduzirá o filme, sendo que o estúdio Blumhouse estará também envolvido no projecto.

Mega-Man

A Capcom continua interessada em adaptar as suas franquias ao grande ecrã, que incluem Resident Evil, Monster Hunter e ainda Mega Man.

Pouco se sabe ainda sobre a narrativa do jogo, mas foi revelado que a 20th Century Fox estará envolvida no projecto, com Henry Joost e Ariel Schulman a cargo da película.

De acordo com a Capcom, “o filme tem como objectivo apelar a uma audiência vasta, incluindo não só jogadores mas também fãs de filmes de acção, com uma adaptação que mantenha o mundo dos jogos de Mega Man ao mesmo tempo que incorpora os valores de produção e entretenimento pelos quais os filmes de Hollywood são conhecidos”.

Metal Gear Solid

Outro filme com um gigantescos potencial mas sobre o qual pouco sabemos ainda. Aquilo que sabemos foi revelado quase na sua totalidade pelo realizador da película, Jordan Vogt-Roberts.

"Penso que a forma como o adaptamos é a forma mais Kojima de adaptar isto, o guião é uma das coisas mais bestiais que já li. Particularmente a forma como estamos a lidar com os períodos temporais e a sua profundidade é uma das coisas das quais leio no guião e digo, 'Nunca vi isto antes'," disse o realizador.

Assim sendo, o projecto parece estar numa fase muito embrionária e, de acordo com a natureza do cinema, existe sempre a possibilidade de tudo isto ir por água abaixo. Façam figas!

Call of Duty

Os fãs de Call of Duty poderão regozijar-se sabendo que, no momento de escrita deste artigo, uma adaptação do jogo está agendada, com o realizador de Sicario: Day of the Soldado no comando.

Ao que parece , a Activision tem interesse em criar um universo cinematográfico baseado em Call of Duty, levando o sucesso dos jogos para o cinema. Ainda pouco se sabe sobre a narrativa da película, mas é possível que o filme conte a história de um soldado e não de uma guerra propriamente dita.

Para além disso, o realizador não quis revelar se o filme contará com um protagonista inteiramente novo ou se será alguém já existentes nos jogos. Qual preferias?

The Division

A Ubisoft entrou no mercado do cinema com o filme de Assassin's Creed - uma película que não foi propriamente um sucesso, tanto em termos de bilheteira como com a crítica. Mas parece que a empresa está confiante em tentar novamente, desta vez usando a marca The Division.

De facto, olhando apenas para realizador e actores principais, ficamos com a ideia que este projecto tem pernas para andar: para além de estar a cargo do realizador de Deadpool 2, contará ainda com a participação de Jake Gillenhaal e Jessica Chastain!

Uncharted

Acho realmente que nenhuma adaptação de um videojogo teve tantos problemas como a de Uncharted. Há anos que os fãs pedem um filme da icónica mascote da Playstation e parece que, desta vez, o projecto vai mesmo seguir em frente - até porque agora já temos uma janela de lançamento, em Dezembro de 2020.

Tom Holland, que ficou mundialmente famoso por interpretar o Homem-Aranha, irá interpretar o caçador de tesouros Nathan Drake, sendo que o mais recente realizador a associar-se com o projecto é Dan Trachtenberg, responsável por 10 Cloverfield Lane e um episódio de Black Mirror.

Será que é desta vez que temos uma adaptação de Uncharted?

Saints Row

Um filme baseado em Saints Row está actualmente em produção com F. Gary Gray (The Fate of the Furious, Straight Outta Compton e The Italian Job) a liderar o projecto e com Greg Russo a cargo do argumento.

A película será produzida em colaboração com a Fenix Studios, Koch Media e Occupant Entertainment e, de momento, nenhuma janela foi dada sobre a data de lançamento.

Assim sendo, o projecto está ainda muito longe de chegar às salas de cinema e muito pode mudar até então!

Twisted Metal

A PlayStation Productions está a produzir uma série televisiva inspirada em Twisted Metal, um dos primeiros projectos da nova divisão de produção que tem como base essa série que nasceu na primeira PlayStation.

De momento, não temos detalhes sobre o que a Sony tem planeado para esta adaptação de Twisted Metal para série, mas ficamos curiosos em ver como um jogo de combate com veículos resultará neste formato!

Resident Evil (reboot)

Apesar de não ter sido recebida da melhor forma por parte dos fãs, a saga Resident Evil provou ser um sucesso no grande ecrã, ao ponto de gerar 6 filmes!

Assim sendo, a saga vai receber o tratamento do reboot, com um novo filme a ser produzido com o realizador de 47 Meters Down, Johannes Roberts.

O filme poderá contar com um novo elenco, com as gravações agendadas ainda para este ano. Especula-se também que estejam a ser planeados seis filmes no total, se bem que não sabemos ainda qual a narrativa dos mesmos e se vão basear-se nalgum dos jogos existentes.

Outras sagas que poderão ter adaptação para cinema ou televisão:

  • Portal
  • Sleeping Dogs
  • Half-Life
  • Borderlands
  • Just Cause
  • Duke Nukem
  • Rabbids
  • Gears of War
  • Heavy Rain
  • Just Dance
  • The Last of Us
  • Mass Effect
  • Monument Valley
  • The Sims
  • RollerCoaster Tycoon
  • Tetris
  • Watch Dogs
  • Firewatch

Iremos manter esta lista actualizada caso novas adaptações sejam reveladas ou se as existentes receberem algum update significativo. Tendo em conta a instabilidade do mercado cinematográfico, não te admires se algumas destas produções acabarem por ser canceladas!

Agora diz-me: achas que alguma destas adaptações poderá resultar? Existe algum jogo que gostavas de ver em formato de filme ou série? Usa a caixa de comentários e dá a tua opinião!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários