Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Raiju Mobile - Análise - O melhor comando para Android

O preço é elevado, mas não tem compromissos.

Os controlos tácteis dos smartphones são, por um lado, extremamente acessíveis e uma das razões pelas quais o mercado de jogos mobile continua a crescer anualmente, com uma avaliação em 2018 de $134.9 mil milhões (de acordo com o GamesIndustry.biz). Mas por outro, os controlos tácteis não são tão precisos como um comando tradicional, além de que em jogos com muitos comandos os controlos tácteis podem ocupar uma zona considerável do ecrã. A solução para este problema já existe: adquirir um comando que seja compatível com smartphones para desfrutar dos jogos sem as frustrações associadas aos controlos por toque.

Mas qual comando é que deves comprar? As escolhas são muitas, afinal, existem dezenas de comandos mobile de variadas marcas. Se estás à procura do melhor que há, ou seja, um comando sem compromissos, o Razer Raiju Mobile é aquilo que procuras. Fica desde avisado que existe um preço a pagar por isso. O Razer Raiju Mobile custa €149.99. É um preço que está dentro do padrão de mercado para comandos deste tipo, mas que compreensivelmente não é justificativo para todos os jogadores. O Raiju Mobile é evidentemente um comando desenhado para quem passa bastante tempo a jogar no smartphone, mas desfruta de alguma versatilidade graças a compatibilidade com o PC.

Que funcionalidades tem o Razer Raiju Mobile?

O Raiju Mobile tem um design altamente inspirado no comando da Xbox, com o analógico esquerdo colocado numa posição superior em relação ao direito. À primeira vista, é um comando igual a tantos outros, mas na parte de trás escondem-se quatro botões extra aos quais podes atribuir as funcionalidades que bem entenderes. São o mesmo tipo de botões que encontras noutros comandos topo de gama da Razer, nomeadamente no Raiju para a PS4 e Wolverine para a Xbox One (diga-se de passagem que, em quase tudo, o Raiju Mobile é igual a esses comandos). Uma pequena diferença é que no Raiju Mobile dois desses botões estão colocados nas pegas do comando e na minha experiência acabava por carregar acidentalmente nesses botões.

O Razer Raiju Mobile é um comando para Android com um design semelhante ao da Xbox. É ideal para jogadores ávidos de smartphones.

Assim como os outros comandos de elevada gama da Razer, o Raiju Mobile tem quatro botões frontais de resposta rápida e a opção de Hair Trigger (um mecanismo que limita o deslocamento do gatilho para que possas disparar mais rápido). Através de uma aplicação dedicada, também podes atribuir a funcionalidade de ajuste de sensibilidade a um dos botões extra para que consigas, quando precisares, controlar a direcção do analógico com maior precisão dentro do jogo. Fora isto, há funcionalidades específicas para mobile como um suporte elástico que agarra com segurança o teu telemóvel. Este suporte pode ser ajustado até um ângulo de 60 graus para conforto máximo mediante a posição em que estás a jogar.

As opções de conectividade também foram expandidas nesta versão mobile do Razer Raiju e podes fazer a ligação ao smartphone por bluetooth ou por cabo USB 3.0. O comando tem até dois canais de comunicação bluetooth para que seja possível emparelhar com dois dispositivos e fazer uma troca rápida entre eles. Em qualquer uma das ligações não encontramos problemas em fazer a ligação com smartphone usado para testar o comando, um Samsung Galaxy S9. Como já mencionamos, o comando também é compatível para PC, mas convém primeiro instalar as drives oficiais para que funcione sem problemas. No smartphone não precisas de instalar nada para que o comande funciona, mas existe uma aplicação da Razer que permite personalizar as funções dos botões extra e a sensibilidade dos analógicos

E os jogos?

Este é um pilar menos sólido do Razer Raiju Mobile, mas é um problema universal em qualquer comando para smartphones. Nem todos os jogos para smartphone suportam o Razer Raiju Mobile. Aliás, os jogos que têm suporte total para o comando são poucos. De acordo com a Razer, o Raiju Mobile é compatível com mais de 200 jogos para Android (o comando não é compatível com iOS), mas dessa lista apenas alguns têm suporte completo para o comando. Os jogos com suporte completo são os seguintes: ARK: Survival Evolved, Alto's Odyssey, Dead Trigger 2, Tacticool, Rayman Adventures, StarDrone, Teslagrad, Gear.Club, Vainglory, Evoland 2, Lineage 2: Revolution, Real Racing 3 e Unkilled.

Os jogos com suporte completo funcionam na perfeição com o Razer Raiju Mobile. O comando realmente faz uma diferença na experiência que obténs destes jogos. Também testamos o comando com outros jogos da lista, como Star Wars: Knights of the Old Republic. Não é um jogo com suporte completo (o que significa que os botões não vêm configurados de origem), mas funcionou decentemente.Também testamos o comando com o shoot'em up Alien Shooter, mas neste caso o comando não funcionou de todo. Exceptuando esta falha, o Razer Raiju Mobile provou ser um comando sem igual para Android, sendo efectivamente uma forma de aproximar a experiência dos smartphones àquela que obtens nas consolas.

O Razer Raiju Mobile tem quatro botões extra atrás a que podes atribuir diversas funcionalidades através da aplicação para smartphone.

Antes de terminar, é importante referir que, apesar de momento um comando deste preço não parecer apelativo para a maioria dos jogadores de consola, há que recordar que a Google, Microsoft e PlayStation têm planos para disponibilizar os seus serviços de streaming nos smartphones. Isso significa que em breve (o Stadia da Google será lançado até ao final de 2019) teremos jogos de qualidade de consola ao nosso dispor num smartphone. Quando isso acontecer, ter um comando como o Razer Raiju Mobile será extremamente útil (assumindo que estes serviços vão suportar o maior número possível de comandos, incluindo este modelo).

Veredicto - O melhor comando para Android

Com uma bateria que dura quase 24 horas (jogámos durante várias horas em vários dias sem carregar), o Razer Raiju Mobile é o melhor companheiro para o teu smartphone Android. A qualidade desta versão Mobile é idêntica aos comandos da Razer para a PlayStation 4 e Xbox One. O comando custa €149.99 e pode ser encomendado através da loja oficial da Razer.

Read this next