Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

GTA 5 fica sensacional com Ray-Tracing

The Witcher 3 também te vai espantar.

A Ray-Tracing é a grande novidade nos gráficos para videojogos - é um dos maiores destaques da actualidade que até foi uma das primeiras coisas confirmadas para a PS5 pela Sony.

Existe um grande entusiasmo em torno desta tecnologia e é fácil perceber o porquê, especialmente quando vês o que consegue fazer quando é aplicada a jogos já disponíveis.

O Digital Foundry já nos falou dos seus impressionantes resultados em Half-Life 2 e Minecraft quando a Ray-Tracing é activada, mas estes dois vídeos dedicados a Grand Theft Auto 5 e The Witcher 3 são igualmente sensacionais.

Grand Theft Auto 5 com ray tracing mostra uma experiência transformada graficamente pela nova iluminação, o épico mundo aberto ganha uma nova dimensão e qualidade - repara no carro amarelo que está estacionado e no interior da casa:

Cover image for YouTube videoGrand Theft Auto V Ray tracing Global Illumination Demo

O outro vídeo, sobre The Witcher 3, não é tão impressionante e não apresenta uma transformação com o impacto do de GTA 5, mas ainda assim apresenta visuais mais realistas:

Cover image for YouTube videoThe Witcher 3 | ReShade Ray Tracing by Marty McFly

Tal como explicado pelo Digital Foundry, estes vídeos com ray tracing são feitos com o uso de uma nova extensão que está actualmente em desenvolvimento para a poderosa ferramenta pós-processamento, Reshade, criada por Pascal Gilcher, um veterano nos mods e contribuidor para a Nvidia Ancel.

Eis uma explicação do Digital Foundry:

"A Reshade funciona ao ser inserida no DirectX para aceder a dados dentro dos buffers de profundidade e cor para alcançar um conjunto de efeitos pós-processamento, incluindo anti-aliasing SMAA, reflexos screen-space, campo de profundidade e tonalidades, por exemplo. Uma nova funcionalidade ray-tracing está agora disponível nas versões alpha - adiciona uma nova camada de iluminação global derivada do rastreio do percurso. Não é uma implementação completa como visto em Minecraft, mas o efeito é transformador - especialmente em jogos como o primeiro Crysis, criado numa altura em que os jogos ainda eram iluminados de forma ingénua, comparado com as implementações modernas."

Não podemos pensar que o vídeo ray-tracing de GTA5 te mostra um vislumbre de um GTA de nova geração (Red Dead Redemption 2 sem ray tracing tem melhor aspecto do que GTA5, por exemplo). O filtro tem limitações e apenas suporta a iluminação e oclusão ambiental. Além disso, não consegue rastrear luz de algo que não está no ecrã, o que causa alguns efeitos estranhos.

Cover image for YouTube videoCrysis Ray Tracing + Co-Op Gameplay: Mod Insanity Liveplay!

Por enquanto, o filtro parece funcionar melhor em jogos mais antigos, que usavam iluminação básica. Além disso, a ray-tracing é altamente exigente para a GPU.

Perante os resultados alcançados em jogos existentes, é fascinante pensar no que poderá alcançar em jogos de nova geração.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Grand Theft Auto V

Video Game

The Witcher 3: Wild Hunt

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários