O senador Josh Hawley dos Estados Unidos, o mesmo que está decidido a apresentar um projecto de lei para banir as loot boxes em jogos jogados por crianças, disse numa entrevista com o Kotaku que os jogos estão a ser transformados em autênticos casinos.

Josh Hawley admite logo no início da entrevista que não é um jogador, mas está preocupado com a integridade dos jogos e com as queixas de outros pais em relação aos custos escondidos de certos jogos.

"Tenho que ser honesto contigo, não sou um jogador, portanto isto não vem da minha experiência pessoal. Vem de ser pai de dois miúdos e de falar com muitos pais, e também de ouvir, já agora, de muitos jogadores preocupados com o que os executivos estão a fazer, basicamente a adicionar casinos a jogos de crianças".

O projecto de lei do senador Josh Hawley tem como alvo as loot boxes e as microtransacções pay-to-win, tendo como argumento que os executivos das editoras estão propositadamente a aliciar as crianças e a criar uma tendência de vício.

"É uma tentativa para, como já disse antes, adicionar casinos a jogos de crianças para os agarrar, numa tentativa para os explorar. Não permitimos que os casinos explorem as crianças desta forma. Porque razão deveríamos permitir que a indústria dos videojogos o faça? São os executivos que estão a liderar esta tendência."

josh_haley

O projecto de lei de Josh Hawley terá que ser apresentado e validado no Congresso dos Estados Unidos. A parte complicada será convencer o resto do Congresso, sendo que a maioria não tem experiência em videojogos, dos efeitos nocivos das loot boxes e microtransacções pay-to-win.

Vamos continuar a acompanhar de perto a situação. Se o projecto de lei passar, a indústria vai passar por sérias mudanças.

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.