Os líderes da Microsoft e Sony surpreenderam a indústria dos videojogos ao anunciar uma histórica colaboração.

Segundo anunciado pela Microsoft, as duas companhias vão colaborar no desenvolvimento de tecnologia na nuvem para futuras plataformas de videojogos, mas de momento os detalhes ainda são vagos.

Phil Spencer, líder da Xbox, partilhou o seu entusiasmo pela colaboração, mas de acordo com o Bloomberg, muitas pessoas dentro das equipas Xbox e PlayStation não estavam cientes das intenções da Microsoft e Sony.

As negociações entre as duas - celebrada com uma imagem de Kenichiho Yoshida, presidente da Sony, a cumprimentar Satya Nadella, presidente da Microsoft, foram geridas a um nível superior ao da divisão PlayStation, avança o Bloomberg.

1
O futuro dos videojogos?

O Eurogamer conseguiu ainda descobrir que a maioria dos funcionários na Xbox também não estavam a par desta colaboração, que foi igualmente planeada ao mais alto nível dentro da Microsoft.

Esta colaboração entre duas companhias rivais na indústria dos videojogos é surpreendente, mas revela a importância das infraestruturas de computação na nuvem e como vão ser fundamentais na próxima geração dos videojogos. Isto sem esquecer a ameaça de rivais como Google e Amazon.

No entanto, a Microsoft poderá anunciar mais uma colaboração, desta vez com a Nintendo. David Gibson, analista residente em Tóquio, avança que a Nintendo já estava a pensar em aliar-se à Microsoft para usar a sua tecnologia num serviço de streaming da Nintendo.

No início de 2019, surgiram rumores de uma colaboração entre a Nintendo e a Microsoft para apresentar diversos jogos Xbox na Nintendo Switch e até da chegada de funcionalidades Xbox Live em jogos Switch. Por enquanto, nada foi anunciado nesse sentido. Porém, as colaborações entre a Microsoft e a Nintendo podem ir muito além disso, podem resultar num novo serviço de streaming para a companhia Japonesa.

Publicidade

Jogos em destaque neste artigo

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.