Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Game of Thrones Season 8 - O significado bíblico da cena final no episódio 5

Justiça poética.

Esta notícia contém spoilers para Game of Thrones Season 8 - Episódio 5.

"The Bells", o mais recente episódio de Game of Thrones Season 8, ficou marcado por eventos chocantes que mostraram um lado sombrio e até inesperado em alguns dos mais adorados personagens da série.

No assalto a King's Landing, predominou a justiça poética que ligou a morte de alguns personagens principais com as suas origens ou eventos passados.

Sandor Clegane morreu no fogo, o seu maior medo e trauma que o perseguiu toda a vida, os gémeos Lannister pereceram juntos, tal como vieram ao mundo, e até podes dizer que Euron Greyjoy, um homem dos mares, morreu na praia.

No entanto, apesar de imensos simbolismos, o mais marcante surgiu no final de "The Bells", mais uma vez protagonizado por Arya Stark - uma das personagens mais adoradas pelos espectadores.

Após desistir da sua intenção de matar Cersei para sobreviver, Arya tentou ajudar as mulheres e crianças de King's Landing a sobreviver à chacina da "Mad Queen", apenas para voltar a sofrer.

Foi uma perspectiva dramática, a partir dos olhos de uma personagem principal e não de meros actores secundários, que culmina com Arya a acordar traumatizada perante o cenário infernal que presenciava.

Quando acorda, Arya vê um cavalo branco no meio da rua e este inesperado momento é mais simbólico do que poderás pensar e poderá ser encarado como um presságio para o que está para vir.

Num dos versos da Bíblia, sobre o Apocalipse, é mencionado um cavalo branco e como o seu cavaleiro é justo e capaz de julgar em nome da justiça:

"Então, olhei e eis que vi os céus abertos, e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele é responsável por julgar e guerrear com justiça".

A profecia em torno de Arya sugeria que iria matar uma rainha de olhos verdes, que até "The Bells" tudo indicava ser Cersei, mas agora existe uma outra rainha de olhos verdes na mira de Arya - Daenerys Targaryen.

Apesar do episódio 5 de Game of Thrones Season 8 terminar com Arya a escapar de King's Landing a cavalgar no cavalo branco, sugerindo que é uma referência bíblica e que ela se tornou no cavaleiro que julgará em nome da justiça, a antevisão do próximo episódio mostra que voltará à cidade.

No vídeo nos bastidores do episódio, que podes ver em baixo, aos 31:22 minutos, a equipa de produção e Maisie Williams falam sobre essa cena e todo o seu simbolismo.

Perante o cenário doentio que a rodeia, Arya escapa da cidade com um novo propósito.

Este cavalo também poderá estar relacionado com a própria Daenerys e como abandonou a sua inocência para se entregar plenamente à crueldade. Este cavalo branco também pode ser visto como uma alusão ao cavalo que Daenerys recebeu de Khal Drogo e que nos remete para o início da sua jornada.

Num episódio marcado por momentos finais relacionados com as origens dos personagens, é também uma ideia interessante de relembrar como tudo começou para Daenerys.

Cover image for YouTube videoGame of Thrones | Season 8 Episode 5 | Game Revealed (HBO)

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Game of Thrones

PS3, Xbox 360, PC

Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários