Sonic the Hedgehog vai chegar ao cinema no final deste ano, uma produção dotada de um orçamento de 90 milhões de dólares, a cargo da Paramount Pictures. Realizado por Jeff Fowler, produtor do Illinois que já viu uma sua curta metragem animada nomeada para os Oscars (Gropher Broke, 2004), entre os principais actores encontram-se Jim Carrey (Doctor Robotnic) e Ben Schwartz (Sonic).

Uma das mais icónicas e antigas personagens de videojogos terá um tratamento renovado ao nível da sétima arte, mas estará à altura das expectativas dos fãs e poderá colher sucesso junto da nova audiência. Refira-se que Sonic the Hedgehog foi durante muitos anos uma espécie de rival mascote de Super Mario. Ao longo de gerações de consolas durante a década de noventa, os dois protagonistas tornaram-se quase símbolos das marcas que representavam, a Sega e Nintendo.

Sonic the Hedgehog nasceu em 1991. Entre as suas características primavam a velocidade e as plataformas, num plano 2D. Depois deu-se a passagem para o 3D, tendo a série permanecido até hoje como uma das mais importantes da Sega.

Tendo em conta o anúncio do filme e a divulgação do primeiro trailer, aproveitamos o momento para divulgar o top 5 de jogos Sonic, os mais marcantes e que de certa forma se posicionaram como referências.

5 - Sonic CD (Mega CD)

Dois anos depois do lançamento de Sonic the Hedgehog, a Sega produz para a Mega CD o inevitável título que por essa altura já vendia milhões e era um caso de tremendo sucesso na companhia japonesa. Sonic CD é em síntese um jogo 16-bit algo similar às versões cartucho, aqui com a vantagem do audio. No entanto há um factor que diferencia este jogo e o torna especial em relação aos outros. É a possibilidade de os jogadores desfrutarem dos níveis em três tempos diferentes: passado, presente e futuro, com mudanças inevitáveis.

A isso acrescem os coleccionáveis e os níveis bónus, alguns com efeitos 3D. Tal como sucedera com outros jogos lançados para a Mega CD, que beneficiavam de introduções animadas, Sonic CD contém um pequeno segmento animado, no qual podemos ver a icónica personagem abrindo caminho a toda a velocidade.

4 - Sonic Adventure 2/Battle

A experiência da Sega no campo 3D por altura do lançamento de Sonic Adventure 2/Battle (2001, Dreamcast) era significativa. Sonic Adventure, lançado algum tempo antes, fora o primeiro grande jogo da série em 3D, depois das tentativas em Sonic 3D Blast e Sonic the Fighters. No entanto, Sonic Adventure 2 foi ainda mais além, marcando não só pela quantidade de personagens disponíveis e com as quais podíamos jogar, como produziu momentos inesquecíveis, a começar pelo estrondoso primeiro nível.

4

Atando duas histórias, de modo a que o jogador pudesse jogar como herói ou vilão, de um modo geral os níveis proporcionam grande satisfação e desafio, especialmente nas batalhas. É ainda um jogo bonito, um título imprescindível na consola da Sega e um dos pontos altos da série.

Publicidade

Sobre o Autor

Vítor Alexandre

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.