Google Stadia - Data de Lançamento, Comando, Jogos, Requisitos, Tudo o que sabemos

Um guia com todas as informações do serviço de streaming da Google.

O Google Stadia acabou de ser revelado mas, como sempre acontece com novo hardware - e, neste caso, software também - existem, neste momento, mais perguntas que respostas.

Sabemos, no entanto, algumas informações sobre o comando do Google Stadia e graças a uma fantástica e minuciosa análise do Digital Foundry, já temos alguns detalhes sobre como funciona o Google Stadia.

Para além disso, se ainda continuas um pouco confuso, sabemos, pelo menos, a resposta para a tua questão principal: o que é o Google Stadia?

Neste guia, segue-se tudo o que sabemos sobre a entrada da Google na tecnologia gaming, desde as informações mais fundamentais até aos detalhes mais minuciosos.

Direct do dia 6 de Junho de 2019 - que informações foram reveladas sobre o Stadia?

O dia 6 de Junho de 2019 marcou um ponto de viragem para a Google, revelando uma série de novos detalhes sobre o seu serviço de streaming, Stadia. Para além do preço, foram também reveladas outras versões do serviço, jogos exclusivos, países onde o serviço estará disponível, entre uma série de outras informações que podes ler com mais atenção a seguir.

É já em Novembro que o Stadia chega ao mercado - infelizmente, apenas 14 países foram escolhidos para o receberem e Portugal e Brasil não está no lote. Os países são Bélgica, Itália, Finlândia, Holanda, Canadá, Noruega, Dinamarca, Espanha, França, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e EUA.

Subscrições

Foi também revelado que existirão várias subscrições possíveis para o Stadia - uma gratuita e uma Pro. A subscrição gratuita irá permitir-te jogar jogos que compraste, sendo que tens direito ao seguinte:

  • 1080p
  • HDR
  • 60fps
  • Estéreo
  • Possibilidade de comprar jogos
  • Sem acesso a jogos gratuitos
  • Sem acesso a descontos

Já o Stadia Pro irá custar 9.99 dólares e permitirá jogar com os requisitos superiores do serviço - 4K e 60fps com HDR via streaming, mas no futuro serão adicionadas outras subscrições de acordo com as diferentes modalidades.

A Google anunciou ainda uma "Edição de Fundador" que inclui o comando, uma Chromecast Ultra, Destiny 2 e todos os conteúdos, juntamente com Shadowkeep e as suas expansões, e ainda uma subscrição de 3 meses.

Esta Edição de Fundador inclui ainda o "Buddy Pass" - que te permite oferecer uma subscrição de 3 meses a um amigo.

Jogos para o Lançamento

Num serviço de streaming como o Google Stadia, os jogos são o mais importante e a Google confirmou uma forte lista para lançar o seu serviço.

Destiny 2, Assassin's Creed Odyssey, The Divison 2, DOOM, Shadow of the Tomb Raider, Rise of the Tomb Raider e Tomb Raider de 2013 são os primeiros jogos confirmados para o Google Stadia - que terá 30 jogos no lançamento.

A Google confirmou ainda Gylt como um exclusivo Stadia, um jogo desenvolvido pela Espanhola Tequila Works - conhecida por jogos como RiME.

Eis a lista de jogos no lançamento

  • Baldur's Gate III
  • Destiny 2
  • Dragon Ball Xenoverse 2
  • DOOM Eternal
  • Wolfenstein: Youngblood
  • Destiny 2
  • Power Rangers: Battle For The Grid
  • Baldur's Gate 3
  • Metro Exodus
  • Thumper
  • GRID
  • Samurai Showdown
  • Football Manager 2020
  • Get Packed
  • The Elder Scrolls Online
  • The Crew 2
  • The Division 2
  • Assassin's Creed Odyssey
  • Ghost Recon Breakpoint
  • Trials Rising
  • NBA 2K
  • Borderlands 3
  • Farming Simulator 19
  • Mortal Kombat 11
  • Rage 2
  • FINAL FANTASY XV
  • Gylt
  • Tomb Raider Trilogy
  • Darksiders Genesis
  • Just Dance 2020

Compatibilidade Mobile

A Google anunciou que apenas os seus mais recentes smartphones serão compatíveis com o Stadia.

No entanto, ao longo dos primeiros meses do serviço, a Google espera aumentar a lista de dispositivos mobile compatíveis.

Requisitos

Sobre as exigências para o Google Stadia, a Google fala em 10mbps para a velocidade de download e 1mbps para o upload, mas se quiseres jogar confortavelmente a 4K, será necessário 35mbps.

Inicialmente, o Google Stadia exigirá um Chromecast, mas no futuro correrá através de qualquer disponível da Google com o Google Chrome.

Melhor - 35 mbps (mínimo)

  • 4K
  • HDR
  • 60fps
  • Som Surround 5.1

Padrão - 20 mbps (mínimo)

  • 1080p
  • HDR
  • 60fps
  • Som Surround 5.1

Mínima - 10 mbps (mínimo)

  • 720p
  • 60fps
  • Som estéreo

O que é o Google Stadia? A plataforma de streaming da Google explicada

O Google Stadia é a ideia da Google sobre como será a "próxima geração" gaming. É um serviço de streaming, sim, mas também é uma plataforma própria com um potencial genuinamente vasto para aumentar de tamanho, abrangência e a fidelidade visual dos jogos, e - se funcionar bem - é um meio para as pessoas passarem facilmente da observação para jogar jogos, e regressar.

Não existe uma consola para o Google Stadia e nenhuma caixa física que tens de comprar para reproduzires jogos. Stadia, como diz Phil Harrison, é um "lugar". Ele será executado "onde quer que exista YouTube" - o que significa TVs inteligentes, portáteis, tablets, telemóveis, PCs ou transmitidos pelo comando do Google Stadia (mais sobre isso abaixo) e exibido através do Chromecast numa TV antiga na tua sala de estar.

google_stadia_explained_1

É um pouco difícil de explicar, mas aqui estão três pontos-chave que deves reter da revelação inicial ligeiramente assustadora da gigante de tecnologia que te darão uma boa ideia do que é exactamente o Google Stadia, antes de entrarmos nos detalhes mais pequenos.

  • É um serviço, como o YouTube ou a Netflix, que permite jogar em qualquer lugar onde tenhas uma conexão de Internet decente até 4k 60fps, com planos para 8k e mais no futuro. Como resultado, trata-se também de uma grande mudança no 'poder' disponível para as produtoras. Como diz Phil Harrison: "o exemplo mais explicativo seria um battle royale a passar de centenas de jogadores para milhares de jogadores, ou até dezenas de milhares de jogadores. Se isso é realmente divertido ou não, é um debate diferente mas, tecnologicamente, é um número que certamente capta as atenções".
  • Foi projectado para reduzir drasticamente o "atrito" dos jogos modernos. Segundo a Google, tudo é carregado em 5 segundos ou menos. Podes comprar um jogo e jogá-lo instantaneamente, activar o Stadia e automaticamente estar a jogar algo novo ou antigo, e passar sem problemas entre assistir e jogar...
  • É construído em torno da ideia de que o futuro dos jogos é ter a capacidade de assistir e jogar jogos num só lugar: "a nossa visão para a nossa plataforma é convergir estes dois mundos para que possas estar a assistir um jogo, fazer um clique e instantaneamente jogares um jogo, e vice-versa". Podes jogar simultaneamente um jogo em 4K 60fps, transmiti-lo para o YouTube em 4K 60fps e convidar os teus amigos, espectadores ou pessoas específicas para participar, ou juntares-te a eles. Podes também ser extremamente minucioso com esta ferramenta, desafiando os espectadores a concluírem uma missão específica exactamente da forma como fizeste, ou clicar num link de um walkthrough do YouTube para ires exactamente para esse ponto no jogo. Está intimamente integrado ao YouTube.
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Comando do Google Stadia e detalhes técnicos - como funciona o Stadia?

Resumidamente, o modo como funciona é o seguinte: a Google possui centros de dados - locais com grandes quantidades de hardware que realmente dão o poder ao Stadia - em todo o mundo. Ao activares o Stadia, como ligarias o YouTube ou a Netflix ou qualquer outra coisa para assistir ou reproduzir, serás conectado a um deles e serão esses centros de dados que reproduzirão os jogos que vais jogar. Pegas no comando, primes um botão, e todo o trabalho pesado é numa grande sala barulhenta algures enquanto tu jogas na tua TV, smartphone ou qualquer outro dispositivo.

O único hardware que a Google está a lançar é o seu comando Stadia. Aqui está o que precisas de saber sobre isso.

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Comando do Google Stadia explicado

O comando Stadia é muito parecido com a maioria dos comandos de jogos, parecendo-se um pouco como uma mistura minimalista e um pouco aborrecida de um Dualshock 4, um comando Xbox One ou um comando Switch Pro combinados. Mas existem mais informações que vale a pena saber:

Google Stadia - detalhes técnicos

Podes ler a análise completa e fantástica no artigo do Digital Foundry sobre as especificações do Google Stadia, mas aqui estão os detalhes básicos para começar:

  • CPU: Personalizado, CPU 2.7GHz hyper-threaded x86 server-class com AVX2 SIMD e cache 9.5MB L2+L3
  • GPU: AMD GPU personalizada com memória HBM2 e 56 unidades de computação, capaz de 10.7 teraflops
  • Memória: 16GB de RAM com aumento de 484GB/s na performance
  • Armazenamento: armazenamento na nuvem SSD

Não sabemos ainda o número exacto de núcleos que o processador terá - a Google estava cautelosa em discutir sobre o assunto - embora o palpite (e este é apenas um mero palpite por enquanto, para ser muito claro) de Leadbetter seja que usará um dos listados na página de especificações do servidor de nuvem da Google. Como Rich diz: "Ele poderá fornecer até 96 núcleos de CPU virtual e pode endereçar até 624 GB de memória". De acordo com outras palavras de Leadbetter, será "um verdadeiro salto geracional", de qualquer forma.

Vale a pena esclarecer, novamente, que isto é totalmente escalável. Não é uma peça única de hardware como uma Xbox One X. É, nas palavras da Google, "elástica", portanto, várias instâncias do que foi dito acima podem ser "empilhadas" - vimos uma demonstração de três dessas GPUs a ser executadas juntas, por exemplo - e a ideia, pelo menos, é que, para as produtoras, o céu seja o limite, dentro da razão.

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Há também muitos mais detalhes sobre a tecnologia, em particular sobre a tecnologia de rede, na análise do Digital Foundry mencionada anteriormente.

A principal preocupação com o lado do streaming é a questão da latência, por exemplo. Harrison afirma que esses problemas estão "resolvidos e mitigados", através dos "investimentos nos centros de dados que criarão uma experiência muito maior para mais pessoas, e há alguns avanços fundamentais nos algoritmos de compressão".

Além do mais, ele estava ansioso para enfatizar um ponto bastante sinistro de que "muitas tecnologias da Google são a estrutura fundamental da Internet". É essa longa perícia que a empresa está claramente a usar para alavancar a tecnologia por trás do Stadia.

Data de lançamento do Google Stadia e expectativas de preço, requisitos de Internet e tudo mais que sabemos

Ainda não há data de lançamento para o Google Stadia, mas sabemos que o Google Stadia será lançado no final de 2019.

Especificamente, essa data de lançamento de 2019 é para os "EUA, Canadá, Europa Ocidental e Reino Unido", de acordo com o vice-presidente da Google, Phil Harrison, falando à Eurogamer via Digital Foundry. Nenhuma confirmação da Google sobre outras áreas ou territórios foi dada mas, claramente, eles pretendem ir muito além disso no futuro.

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Também não há detalhes sobre o preço do comando Stadia - embora, com outros comandos da geração actual custando entre 40 a 60 euros, arriscaríamos um palpite semi-instruído que ficará em torno desses valores. Também não há informações sobre se o Google Stadia, como serviço, custará algo - tal como a Netflix ou o Xbox GamePass - ou se será gratuito, como o YouTube.

Requisitos de velocidade da Internet, moderação e outras informações sobre o Stadia

Finalmente, aqui está um resumo de outros pontos-chave que seleccionamos da nossa cobertura do Digital Foundry sobre o Google Stadia que vale a pena conheceres:

  • Uma boa conexão à Internet é necessária - não há um número definido ainda. 25Mbps é a velocidade necessária (largura de banda) para o precursor do Stadia, o Project Stream. "Seria de esperar que esses números diminuíssem, especialmente com o tempo, a melhoria e a optimização de tudo isto - definitivamente, ficaremos abaixo disso", disse Majd Bakar. Isto é, no entanto, para streaming a 1080p e 60fps. "4K60 definitivamente será maior!" disse ele, "mas, definitivamente, deverá ser menor" para 1080p60. Basicamente, pensa, por enquanto, num valor mínimo de 25Mbps para velocidades de download.
  • A latência em Assassin's Creed Odyssey é um pouco maior em relação ao já bastante alto da Xbox One X, mas esperamos que esse valor diminua à medida que nos aproximamos do lançamento. Mais sobre isso na nossa análise do Stadia.
  • Para além dos 4K60, a qualidade de streaming também estará em HDR com som surround - e podes transmitir para o YouTube com a mesma qualidade e ao mesmo tempo.
  • A Google vai registar tudo o que estás a fazer e a jogar? Baker diz: "Depende do jogador. Não vamos registar tudo. Se o jogador escolher activar isso para o jogo, então vamos transmiti-lo em 4K."
  • O Stadia é "uma parte da tua conta do Google, por isso, a tua conta do Gmail é efectivamente o teu login para o Stadia".
  • Patches e similares são supostamente eliminados - "Em termos de desempenho, clicas num link e o jogo começa em menos de cinco segundos: sem download, sem patches, sem instalação, sem actualizações e em muitos casos, nenhum hardware é necessário."
  • O consumo de energia é drasticamente reduzido - "O Chromecast tem menos de cinco watts, é alimentado por micro-USB, enquanto uma consola típica gira em torno de 100 a 150 watts".
  • A duração da bateria para jogos em smartphones também será drasticamente aumentada - Bakar diz: "tudo o que estás a fazer é reproduzir um vídeo, então jogar Assassin's Creed ou Doom ou qualquer jogo pesado no teu telemóvel está a usar menos bateria do que se estivesses a jogar um jogo no teu smartphone, e podes jogar durante dez horas". Ainda não está nas smart TVs, embora o plano seja que chegue aos dispositivos: "Por enquanto, estamos focados apenas no Chromecast, mas de uma perspectiva técnica e funcional, é onde quer que o YouTube esteja". Mais uma vez, uma parte "fundamental" da plataforma é que ela é "independente do ecrã" - a ideia é que em qualquer lugar onde podes fazer login no Google e ires ao YouTube, podes jogar e assistir via Stadia.
  • A "compra" de produtoras está a correr bem - a Google, aparentemente, tem conversado com produtoras sobre isto há anos e fundou o seu próprio estúdio first-party, Stadia Games and Entertainment, mas não existem notícias sobre anúncios de jogos desse estúdio, ou qualquer exclusivos para o Stadia por agora. Jade Raymond, ex-funcionário da EA, é um VP da Google agora e parece estar a liderar o estúdio.
  • A Google afirma que é e será muito fácil para as produtoras trazerem os seus jogos existentes para o Stadia.
  • Stadia terá "cross-play completo" com outras plataformas e multijogador couch-coop com ecrã dividido, sem comprometer nenhuma fidelidade.
  • A Google terá a sua própria loja Stadia onde podes descobrir e encontrar jogos, mas a ideia também é que, em qualquer lugar que haja um link Stadia - um vídeo do YouTube, resultados de pesquisa do Google, num artigo ou compartilhado através do WhatsApp ou Discord - podes assistir, comprar e entrar em directo num jogo.
  • É importante ressaltar que Harrison afirma que o Stadia terá "abordagens muito robustas à moderação da comunidade ... podes ter a certeza de que teremos os melhores controlos parentais e controlos relacionados com o bem-estar de jogos digitais que permitirão aos pais administrar o que os seus filhos jogam, com quem eles brincam e quando jogam".
  • Quanto à privacidade de dados, uma grande preocupação para aqueles compreensivelmente cépticos quanto à Google: "Estamos absolutamente comprometidos de maneira a que tudo esteja sob o controlo do utilizador, e o mesmo nível de controlo e funcionalidade que esperarias da Google também se aplicará a nós.", diz Harrison.

Jogos anunciados para o Google Stadia

O catálogo de jogos do Google Stadia começa a ganhar cada vez mais jogos, muitos deles títulos muito aguardados de alguns dos estúdios mais aclamados da actualidade:

  • Assassin's Creed Odyssey
  • Attack on Titan 2
  • Baldur's Gate III
  • Borderlands 3
  • Cyberpunk 2077
  • Darksiders Genesis
  • Destiny 2
  • Destroy All Humans
  • Doom
  • Doom Eternal
  • Dragon Ball Xenoverse 2
  • Farming Simulator 19
  • Final Fantasy XV
  • Football Manager 2020
  • Get Packed
  • GRID
  • GYLT
  • Just Dance 2020
  • Kine
  • Marvel's The Avengers
  • Metro Exodus
  • Mortal Kombat 11
  • NBA 2K
  • Orcs Must Die 3
  • Power Rangers: Battle for the Grid
  • Rage 2
  • Samurai Shodown
  • Superhot
  • The Crew 2
  • The Elder Scrolls Online
  • Thumper
  • Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint
  • Tom Clancy's The Division 2
  • Tomb Raider, Rise of the Tomb Raider, Shadow of the Tomb Raider
  • Trials Rising
  • Watch Dogs: Legion
  • Windjammers 2
  • Wolfenstein: Youngblood

Por enquanto, isto é tudo o que sabemos sobre o Google Stadia. Trata-se, sem dúvida, de um momento histórico na indústria dos videojogos e, certamente, novas informações serão reveladas nos meses vindouros. Como sempre, iremos actualizar esta página quando isso acontecer. Estás ansioso pelo Google Stadia?

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Sobre o Autor

Jorge Salgado

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Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

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