Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Apex Legends - 55 truques, dicas e funcionalidades secretas

Torna-te num campeão com esta lista de dicas.

Apex Legends está-se a tornar num valente sucesso e, em parte, isso deve-se à incrível atenção a cada um dos detalhes por parte da produtora, a Respawn Entertainment.

Estivemos a testar o jogo durante os primeiros dias desde o seu lançamento surpresa e, pelo que parece, existe uma absoluta mina de ouro no que diz respeito a truques, dicas e funcionalidade secretas de Apex Legends que podem ser decisivas para saíres vitorioso. Segue-se um resumo daquilo que descobrimos até agora, desde dicas básicas para os novatos no género battle royale até outras mais avançadas que poderão passar-te despercebidas.

Nesta página:

Como começar e dicas para iniciantes em Apex Legends

Apex Legends é um jogo battle royale, o que significa que o objectivo máximo é sobreviver face à competição até seres o último jogador vivo - ou, no caso de Apex Legends, a última equipa.

Se estiveres familiarizado com os princípios do género Battle Royale, não terás grandes diferenças aqui: um grande número de jogadores (neste caso, 60 no total) caem num mapa e terão de procurar armas e equipamento nos mais diversos ambientes, sendo que a área de segurança será contraída e reduzida em determinados intervalos de tempo à medida que o jogo progride.

Cover image for YouTube videoAPEX LEGENDS - FIRST WIN - GAMEPLAY PS4

Existem áreas onde isto pode diferir, claro: no entanto, segue-se um resumo de dicas essenciais que deves conhecer, antes de te aventurares no conteúdo mais avançado logo a seguir - para mais informações, não te esqueças de visitar o nosso Guia para Principiantes de Apex Legends:

Apex Legends - Dicas para principiantes que deves saber:

1. Estás sempre numa equipa de três jogadores - se estiverem menos de 3 pessoas a jogar, serás emparelhado com estranhos.

2. Apex Legends possui um sistema Ping fantástico - por isso, se não és fã de voice chat, podes comunicar usando apenas pings.

3. Podes também tirar o som aos teus companheiros - dirige-te ao segundo separador do teu inventário, de seguida para o nome do jogador em questão e escolhe a opção para tirares o som (não tens de quê).

4. Existem também as opções text-to-speech e speech-to-text: text-to-speech está apenas disponível para PC, tanto quanto sabemos. Podem ser encontradas no menu das definições da página principal, na secção Game Settings por baixo de Accessibility Options.

5. Cada jogo contém 60 jogadores - isto significa 20 esquadrões no total, em cada partida. O contador do jogo na parte superior direita da HUD informa-te (na maioria das vezes) do número de equipas que restam, em vez de jogadores - assim sendo, eliminar esquadrões em vez de te focares em indivíduos é muito mais importante em Apex Legends.

6. As partidas têm tendência a durar entre 14-25 minutos - um valor inferior quando comparado a outros Battle Royales, graças a um número inferior de jogadores e alta mobilidade, combinada com um mapa mais pequeno que o normal.

A HUD é excelente - podes ver o contador de jogadores e esquadrões, na parte superior direita, o cronómetro do círculo à esquerda e armas com códigos de cores na parte inferior direita!

7. O indicador na parte central esquerda da tua HUD mostra-te quando a próxima "fase" está para vir - por outras palavras, mostra-te quando o círculo vai voltar a fechar-se e para onde te tens de te dirigir para ficares em segurança (podes ver essa zona com um leve branco no teu mapa e mini-mapa).

8. Não existem veículos - e, claro, não existem Titans. O movimento está centrado no uso das habilidades das personagens e do próprio ambiente de forma eficiente.

9. O loot costuma estar espalhado de forma homogénea sendo que as Hot Zones, Supply Ships e Supply Drops serão os pontos mais atractivos - de qualquer das formas, poderás também encontrar loot em áreas com edifícios.

10. Cais da nave no início do jogo numa posição fixa, seguindo o 'Jumpmaster', mas podes sugerir e vetar outras sugestões com o sistema de Ping à medida que fores descendo - também podes separar-te da formação e seguires o teu próprio caminho premindo o botão que aparece na UI mas recomendamos que te mantenhas com a tua equipa!

11. Falando de uma forma geral, Apex Legends resume-se a um género: usar armas de forma rápida e em constante movimento. Não é um jogo para solitários, para momentos de contemplação ou para acampares - se bem que podes sempre testar por ti mesmo!

Dicas dos ambientes e movimento de Apex Legends

Movimento em Apex Legends é extremamente importante - de tal maneira que, se te pudéssemos dar apenas uma dica, seria para te manteres em movimento. A experiência de jogo aproxima-se muito mais de um grande mapa multiplayer de Call of Duty ou Titanfall do que da experiência clássica do battle royale - existem várias formas de enganar os opositores que nunca valem bem a pena, independentemente do bom local para sniping que pensas ter encontrado.

Com isso em mente, seguem-se algumas dicas que deves saber sobre como te deslocares dentro do mapa.

Apex Legends - dicas para a movimentação e ambiente:

12. Existe, aliás, uma espécie de escalada de paredes no jogo - não existe a possibilidade de correr nas paredes ou fazer triplo-salto como em Titanfall, claro, mas podes subir paredes 3 ou 4 vezes mais altas que tu correndo em direcção à mesma e mantendo o botão saltar premido, enquanto olhas para cima. Por vezes, a tua personagem conseguirá subir surpreendentemente alto até lugares que achavas inacessíveis, sem qualquer ajuda. Vale a pena dominares esta técnica!

13. Usa portas para subires ainda mais alto - os jogadores old-school de PUBG estarão cientes desta dica. Abre uma porta e salta para cima dela; a partir daí, salta e corre para poderes subir até locais que pareciam inacessíveis, incluindo telhado e edifícios de altura média. Uma boa forma de surpreender os teus opositores.

14. Usa os grandes balões vermelhos para circulares rapidamente pelo mapa - cada um dos balões flutuantes possui uma zipline que te leva até ele (sim, as ziplines funcionam nas duas direcções) e, a partir do topo, podes voltar a lançar-te no mapa, saltando e usando o jetpack, como da primeira vez que entras no mapa. Dominar esta técnica é essencial caso te pretendas reposicionar rapidamente.

15. Passos, ziplines, voar e aterrar produzem poucos sons - podes aterrar atrás doutros jogadores (depois de, por exemplo, teres usado um balão) e quase sempre conseguirás surpreendê-los. Isto é possível uma vez que o áudio e sons em Apex Legends são muito, muito mais baixos que noutros jogos Battle Royale, pelo menos no tempo que passamos com o jogo. Esta é uma boa forma de emboscar campers!

16. Todas as personagens movem-se à mesma velocidade - isto foi confirmado pelo designer de Apex Legends Carlos Pineda, no Twitter.

17. Não existe dano causado pela queda - outra decisão chave do design que te permite deslocar de forma incrivelmente rápida quando combinada com a utilização das ziplines, edifícios, entre outros.

18. Podes sair do terreno de jogo se subires demasiado em altura - podes aterrar em cima de qualquer coisa na ilha de Apex Legends mas tem cuidado porque, se atingires uma certa altura, receberás a mensagem para "regressares à área do jogo" e um cronómetro. Tens apenas uns segundos para o fazeres e podes usar a altura para te reposicionares de forma sorrateira - não acampes durante todo o jogo!

19. Deverás fazer slide-jumps onde quer que vás - este é um conselho similar ao saltos constantes que deves fazer em PUBG, Blackout e Fortnite, mas com o acréscimo do deslize, que te faz deslocar mais rápido que a correr e te torna num alvo mais difícil. Salta no fim de um deslize para continuares com a velocidade do deslize durante mais tempo, enquanto estás no ar; depois corre, desliza, e volta a repetir o processo!

20. Podes deslizar eternamente enquanto estiveres a descer - deves ter-te apercebido disto no tutorial mas vale a pena recordar. Fica sempre atento a colinas, quer sejam pequenas ou grandes, para uma vantagem na velocidade do teu movimento!

21. Guarda as tuas armas quando estiveres a reposicionar-te - se precisas de te deslocar, guarda as tuas armas (3 no PC, manter Y/Triângulo premido na Xbox/PS4), que te faz deslocar mais rapidamente e conseguir maiores distâncias naqueles saltos e deslizes como consequência!

22. Não existe forma de te deitares no chão, apenas agachar. Que isto sirva de aviso para aqueles jogadores que gostam de acampar!

23. Aperfeiçoa-a o "balanço" do battle royale - outra dica clássica da era old-school de PUBG: aprende a "baloiçar-te" enquanto está a fazer loot ou estiveres no mesmo síito durante todo o tempo. Agita o stick analógico ou as teclas / A e D rapidamente para que estejas sempre a mover-te de forma ligeira, mesmo (e especialmente) enquanto fazes loot às death boxes de outros jogadores ou supply drops. Assim, serás um alvo mais difícil de mirar e reforça a ideia que tens de estar sempre em constante movimento. É provavelmente uma decisão de design deliberada o facto de não poderes fazer isto quando levas o feixe de um jogador para o ponto de respawn.

Dicas de combate, armas e equipamento de Apex Legends

Combate em Apex Legends é rápido, complexo e, francamente, um pouco intimidante face aos battle royale mais lentos que existem no mercado - mas essa velocidade frenética é absolutamente fantástica assim que te tenhas habituado. Seguem-se os nossos conselhos:

Apex Legends - dicas do combate

24. Combate em Apex Legends resume-se a trabalho de equipa - mantenham-se juntos, comuniquem de forma clara e com bons pings (mantém o botão dos pings premido para acederes à roda com vários à escolha mediante a circunstância) e pensa como vocês os três lidarão com determinada situação, ao invés de um!

25. Lembra-te de usar a tua habilidade técnica (L1/LB/Q) regularmente - uma dica simples mas fácil de esquecer. Mesmo a granada de fumo da Bangalore pode mudar absolutamente o rumo do jogo se for usada em condições - tenta lançá-la contra inimigos específicos se o vosso número for inferior ao deles. Tens mais informações sobre isto no nosso guia de personagens, poderes e habilidades em Apex Legends!

26. Outra característica interessante que ainda não mencionámos: Pathfinder pode usar o gancho para puxar inimigos contra ele. Espectacular!

27. Slide-jumping é ideal para os combates; no entanto, saltar apenas para cima e para baixo não é - já não estás mais na Fortnitelândia, o que significa que, ao fazê-lo, serás um alvo fácil no gunplay rápido de Apex. Ao usares o salto com deslize, poderás mover-te de forma mais rápida e errática, tornando-te um alvo mais difícil de abater.

28. Podes executar movimentos especiais, mas eles tornam-te um alvo fácil - ataques finais elegantes são desbloqueados a partir da loja do jogo ou através de loot boxes que ganhas ao longo do jogo mas cuidado que, assim que inicies o movimento (segue os comandos no inimigo derrubado caso tenhas um equipado), ficarás bloqueado, tornando-te visível e vulnerável a ataques inimigos.

29. Por outro lado, em casos específicos, eles podem mesmo beneficiar-te - podes ter uma recarga completa e gratuita do teu escudo mas apenas se estiveres equipado com um Shield Lendário. Um agradecimento ao Gwarh no reddit pela grande dica.

30. O movimento rápido geral em Apex Legends faz com que um headshot seja particularmente difícil de executar - o melhor é mirares o peito ou parte superior do corpo do que tentar disparar contra a cabeça (esta é uma dica recomendada por jogadores profissionais de alto calibre como Shroud).

31. O perigo possui um código baseado em cor: os números de danos por um headshot possuem uma cor amarela/dourada e o dano causado ao seu corpo possui ou a cor do seu escudo (roxo, azul ou branco) ou vermelho se os seus escudos estiverem indisponíveis. Podes também alterar a forma como estes números aparecem (podes ter números individuais para cada hit ou um número mais geral - fica ao teu critério).

32. Os escudos dos inimigos fazem um som específico quando partem - não te esqueças de comunicar isso aos teus colegas caso não o consigas derrotar, usando "shield down" ou outros comando semelhantes.

Corredores, guardem as armas!

33. Como na maioria dos jogos battle royale, os jogadores são primeiro "neutralizados" ou "derrubados", colocando-se de gatas, nos seus quatro membros, e podem ser mortos individualmente ou morrerem juntamente com o último membro sobrevivente - existe um outro som específico quando derrubas jogadores e uma voz informa-te de quando um esquadrão foi eliminado.

34. Normalmente, podes usar este tipo de jogadores derrubados para te informares que os seus colegas poderão estar por perto - no entanto, este pode não ser o caso já que existe um item que te permite reavivar quando és derrubado. Tem cuidado com isso!

35. Como acontece nos battle royales, ignora jogadores derrubados enquanto a sua equipa continua viva! Inúmeras vezes jogadores principiantes são eliminados pelos adversários simplesmente porque decidiram disparar contra um inimigo imobilizado, que não pode atacar - não sejas um deles!

36. Não existe muito tempo para ataques derradeiros - provavelmente, uma das piores características do combate com heróis em Apex Legends prende-se com o facto das habilidades de combate serem pouco relevantes quando estás em batalha. O gunplay é tão bom e rápido que, esperar que um ataque caia sobre os teus inimigos (sobre o qual são avisados) é uma pior opção que simplesmente disparar contra eles quando tens o elemento da surpresa do teu lado. Usa-os apenas quando achares absolutamente necessários.

37. Lembra-te que as granadas têm de ser equipadas com o premir de um botão e atiradas com um outro - são um pouco difíceis de manusear, por isso, usa-as apenas quando tiveres tempo de preparação e não como uma opção quando estiveres em pânico!

38. As balas viajam realmente e caem neste mundo de jogo, ao invés das mortes instantâneas de Call of Duty - não te esqueças então de dar uma "avanço" aos jogadores que estão a correr e mirar acima da cabeça quando estiveres a fazer sniping a longas distâncias.

39. Muitas scopes permitem-te ajustar o teu zoom enquanto fazes aiming down sights - Left Shift no PC, TBC no comando!

Apex Legends - dicas para o equipamento

40. Quando agarrares numa arma, terá sempre uma magazine cheia de munição - por isso, mesmo que os teus colegas tenham coleccionado toda a munição ao teu redor, poderás ainda usar a arma - mas sempre com atenção ao stock de balas.

41. As armas possuem códigos baseados em cor que podes ver na HUD - podes verificar isso na parte inferior direita onde serás informado da munição que precisas, para que saibas o que procurar!

42. Verifica loot à velocidade da luz - tudo o que fazes neste jogo tem de ser rápido e, quanto mais rápido fores a fazê-lo, melhores são as tuas chances neste mundo. Com isso em mente, é fácil ser-se extremamente lento quando fizeres looting. Usa os teus instintos e treina-te para reconheceres a janela pop-up entre um item que podes equipar face às janelas de itens que podes trocar ou armazenar para te despachares ainda mais!

43. Armour (também conhecida por Shields) e Helmets são sempre obtidos com a sua saúde máxima, pelo menos segundo a nossa experiência - por isso, se mataste um inimigo, a sua death box irá conter a armadura com a saúde completa. Com isto, não tens de perder tanto tempo a verificares qual dos capacetes tem mais dano, como em PUBG.

Usa os teus instintos e treina-te para reconheceres a janela pop-up que aparece

44. Death boxes possuem códigos de cores face à qualidade de loot que possuem - por isso, se matares um jogador com uma mochila amarela / dourada com conteúdo de topo, a sua death box terá a mesma cor até que faças loot. Mantém o olho atento às death boxes roxas e douradas depois de teres terminado um confronto, pois serás bem recompensado!

45. Dá os teus ultimate accelarants à Lifeline, para que ela possa chamar supply pods regularmente - ela deverá fazê-lo assim que estiverem disponíveis (pelo menos até à parte final do jogo, já que poderá revelar a tua posição) de maneira a manteres o equipamento da tua equipa nos níveis máximos. Ultimate accelerants fazem com que ela o faça mais depressa!

46. Equipamento acopla-se às armas automaticamente caso seja possível - se se pode acoplar a duas, irá fazê-lo por padrão àquela que tiver um espaço disponível ou, se ambas tiverem espaços disponíveis, aquela que estiveres a usar de momento. Podes trocar estes equipamentos no teu ecrã de inventário.

47. Equipamento e munição que não pode ser usado com qualquer coisa que tenhas equipado terá uma cruz vermelha sobre ele no teu inventário - a não ser que seja fenomenal, deita-o fora já que o espaço que tens disponível é limitado!

48. Loot está espalhado de forma homogénea entre edifícios - assim sendo, locais com mais edifícios tendem a possuir mais loot - o melhor loot, no entanto, provém de drop pods, hot zones e supply ships.

49. Loot dourado possui as mesmas estatísticas que loot roxo, a tier que se encontra abaixo, se bem que possui um bónus especial como a armadura gold body que regenera por completo o escudo quando usas um finisher num inimigo.

Outras dicas, truques e funcionalidades essenciais de Apex Legends

Finalmente, e só porque a Respawn colocou imensos pequenos detalhes e toques que melhoram a experiência, seguem-se outras coisas que deves saber mas que não se inserem numa categoria específica. Diverte-te!

És sim.

50. Podes esmagar portas com ataques melee - isto é bom quando estiveres preso por trás de uma devido a inimigos e death boxes, que te podem deixar numa posição complicada. A animação também é engraçada, já que pontapeias a porta.

51. A Hot Zone (um marcador azul no mapa) e Supply Ship são os locais mais frenéticos onde poderás aterrar no início do jogo - terás também XP bónus por kills que faças na hot zone e, de uma forma geral, estes locais são os que contêm o melhor loot. Fica ao teu critério escolher estas áreas semelhantes à School de PUBG / Tilted Towers de Fortnite ou as zonas mais sossegadas das redondezas!

52. A arma de preferência dos streamers parece ser a R99 SMG por enquanto, juntamente com a Devotion LMG ou Longbow DMR para encontros a longa distância, a não ser que uma sniper especial como a Kraber esteja disponível. Não te esqueças de ver o nosso guia sobre as armas de Apex Legends!

53. De uma forma geral, confrontos a longas distâncias são mais difíceis - Apex Legends foi construído por especialistas em combates a curtas ou médias distâncias como o clássico Call of Duty: Modern Warfare ou os jogos Titanfall. A curto alcance é espectacular mas nem vale a pena se estiveres longe já que o jogo é tão rápido e errático que precisarás de muita habilidade para os conseguires eliminar através da sua armadura.

54. Podes fazer ping a todo o tipo de coisas no jogo - podes informar que tens um tipo de munição no teu inventário, dizer aos teus aliados que precisas de determinado tipo de munição ou que determinado item está no chão e disponível.

55. Experiência parece provir do maior tempo possível de sobrevivência ao invés do dano causado ou inimigos que derrotaste - um obrigado ao iConker no reddit pela dica

E estas são as nossas dicas para Apex Legends! Gostaste? Faltou-nos mencionar alguma? Não te esqueças também de dar uma vista de olhos às nossas outras páginas já a seguir:

Confere todos os nossos guias sobre Apex Legends:

Apex Legends - Personagens, Habilidades, Poderes

Apex Legends - Quais as melhores armas?

Apex Legends - Easter Egg da Nessy

Apex Legends - Tudo sobre o mapa do jogo

Apex Legends - 55 truques, dicas e funcionalidades secretas

Apex Legends - Guia para Principiantes

Apex Legends - Battle Pass, Crossplay na PS4, Xbox One e PC, Microtransacções, Titans e versão Switch

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Apex Legends

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Chris Tapsell avatar

Chris Tapsell

Reviews Editor

Chris Tapsell is Eurogamer's Reviews Editor and most decorated Football Manager. He used to write guides, and will send you links to his favourite spreadsheets if you ask him about League of Legends or competitive Pokémon.

Comentários