Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Fortnite - 7 erros comuns que deves evitar

Quem quer uma Victory Royale?

Fortnite é o jogo do ano - não há mesmo como enganar - e os números falam por sim: em Agosto de de 2018, o jogo alcançou o número recorde de quase 80 milhões de jogadores, tornando este o melhor mês de sempre do jogo da Epic Games (provavelmente, alavancado pelo lançamento do mesmo em dispositivos Android).

A satisfação em eliminar os restantes 99 jogadores e obter uma Victory Royale é sem dúvida aliciante: no entanto, não é uma tarefa assim tão simples e existe muito espaço para errares.

Quer sejas novato ou já tenhas alguma experiência com o Battle Royale, seguem-se algumas dicas de atitudes que NÃO deves tomar e que te poderão colocar um passo mais próximo de seres coroado vencedor.

1. Não sejas completamente passivo

Saber que existem outras 99 pessoas confinadas no mapa de Battle Royale pode ser um pouco assoberbante. São, basicamente, 99 pessoas que tens que derrotar e que, simultaneamente, tentarão derrotar-te. Por isso mesmo, existe sempre aquele desejo em tentar passar despercebido por toda a duração do jogo: encontrar um arbusto, uma cabana escondida ou estrutura abandonada para te refugiares e permaneceres longe do banho de sangue.

Apesar de ser uma estratégia válida, é necessário ter em mente que será praticamente impossível ganhares em Fortnite usando esta técnica. Eventualmente, serás obrigado a matar alguém e, nos momentos em que o círculo fica mais apertado, terás mesmo de usar uma arma para eliminares oponentes.

Claro está, para isso precisas de prática, algo que obtens quando és confrontado com outros jogadores. Ainda assim, não sejas totalmente imprudente: tens que saber medir a perigosidade do conflito e, caso não vejas outra alternativa, fugir é sempre uma opção!

2. Não descartes a construção

Fortnite foi, é e continuará a ser comparado a PlayerUnknown's Battlegrounds já que ambos seguem a mesma fórmula: um gigantesco mapa e um gigantesco número de jogadores de onde apenas um pode ser coroado vencedor. No entanto, existe um sistema em Fortnite que destaca o jogo de forma considerável de PUBG: a construção.

Este é um sistema que deves saber dominar - apesar de ser complexo e poder demorar um pouco a assimilar, existe uma série de formas estratégicas de usar a construção, tanto de maneira ofensiva como defensiva: caso estejam a disparar contra ti basta construíres paredes em teu redor, dando-te ainda tempo para te curares. Em termos de locomoção, podes subir rapidamente os terrenos e telhados usando rampas, ou atravessar montanhas construindo uma ponte; podes também usar rampas para te colocares numa posição alta de onde podes ter uma melhor vista do mapa, tornando mais fácil fazer sniping.

Assim sendo, perde algum tempo na aprendizagem deste sistema.

3. Aterra depressa

Todos os jogos de Fortnite começam da mesma forma, saltando de pára-quedas e fazendo queda-livre em direcção ao mapa. É extremamente importante seres o primeiro (ou um dos primeiros) jogadores a chegar ao mapa. Porquê?

Os primeiros minutos de Battle Royale consistem em vasculhar o mapa em busca de loot, itens, materiais e armas que te permitam confrontar e vencer os diferentes confrontos que irão surgir. Assim sendo, caso sejas um dos primeiros a chegar ao mapa, terás a possibilidade de obter loot sem correres o risco de seres emboscado por outros jogadores.

Para isso, deverás usar o teu pára-quedas de forma estratégica. É essencial abrires-lo o mais tardiamente possível, já que a velocidade de queda com ele guardado é muito superior. Regra-geral: quanto mais tempo estiveres com ele fechado, melhor.

Fica também a saber que o pára-quedas abre-se automaticamente quando te encontras a uma determinada distância do chão, pelo que deves evitar zonas montanhosas e fazer mira para terreno mais plano. Assim, não corres o risco do pára-quedas se abrir antes de estares preparado.

4. Recolhe materiais da forma mais eficaz

A construção de Fortnite é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes do jogo. No entanto, existe algo necessário para poderes usufruir desta mecânica: os materiais.

Deves começar a recolher materiais o mais cedo possível no jogo, quando a oferta ainda é grande e os inimigos estão mais espalhados por todo o mapa - garanto-te que não quererás esgotar o teu stock de materiais em fases posteriores da partida!

Não te esqueças de, quando estiveres a usar a tua picareta contra uma rocha, árvore ou parede, mirares o círculo azul. Isto pode passar despercebido para muito gente mas, caso sejas bem-sucedido e consigas acertar neste círculo, irás destruir a estrutura em metade do tempo. E, em Fortnite, tempo é dinheiro. Quase.

É bom notar que, aos destruíres muitas árvores, podes dar a entender aos teus inimigos que te encontras por perto. Algo que deves ter em atenção caso queiras ser mais furtivo!

5. Não vás directamente para uma cidade

Quando estás a cair do avião e vês praticamente todo o mapa à tua frente, é difícil resistir à tentação de seguir directamente para uma área mais populosa do jogo. No entanto, deves ter muito cuidado caso queiras seguir essa rota.

Como deves imaginar, as maiores cidades são um íman que atraem um grande número de jogadores devido à quantidade de loot e armas disponíveis. No entanto, quanto maior o número de jogadores, maior a perigosidade do local - e isto torna-te um alvo fácil caso queiras mesmo obter aquela doce Victory Royale.

Por isso mesmo, deves considerar aterrar em locais mais escondidos ou nas periferias das cidades - deste modo, não corres o risco de seres emboscado por outros jogadores. Caso detectes algum loot interessante, podes sempre obtê-lo de forma rápida e refugiares-te rapidamente num sítio seguro.

6. Não corras directamente em direcção aos itens

Uma das melhores sensações em Fortnite é, por pior que pareça, matar um outro jogador. Para além da satisfação do acto em si, tens ainda uma série de itens que o mesmo deixou cair, à espera de serem apanhados.

No entanto, é melhor não te precipitares e correres logo em direcção ao loot no chão. Porquê? Existe a possibilidade de algum jogador na vizinhança ter ouvido o teu tiro e que corra na tua direcção.

Por isso, aguarda alguns segundos para te certificares que ninguém está à tua volta. Só depois, aproxima-te e guarda o loot.

7. Não subestimes o som

Fortnite é, na sua génese, um jogo de sobrevivência. E, mesmo parecendo que não, o som é um componente fulcral que te poderá ajudar a vencer, dando-te pistas sobre a possível aproximação de um inimigo ou se uma batalha está a decorrer junto a ti.

Por isso mesmo, não te fies apenas na tua visão, já que o som é igualmente importante e, no caso de Fortnite, é bastante claro e fácil de reconhecer. Deverás também considerar adquirir um bom par de headphones para conseguires discernir a direcção de onde o mesmo provém.


Com estas dicas, podes então aumentar as tuas probabilidades de saíres vitorioso neste tão popular jogo. Não te esqueças de ver também as nossas páginas sobre a Season 6, como obter XP rapidamente ou ainda sobre como construíres mais rápido. Conheces mais dicas sobre Fortnite? Partilha a tua opinião nos comentários!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Fortnite

Android, iOS, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Mac, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários