Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Editora indie Espanhola fecha portas e directores fogem com o dinheiro

Criadores não sabem se vão conseguir acabar os jogos.

Parece algo vindo de uma telenovela, mas a verdade é que a indústria dos videojogos em Espanha está perante um inesperado acontecimento que poderá abalar as suas fundações.

Os Espanhóis descobriram que uma das suas principais editoras indie fechou as portas e que os seus directores fugiram com todo o dinheiro que tinham, deixando os criadores na incerteza sobre o futuro dos jogos que estavam a desenvolver.

Além do desaparecimento dos directores da editora, chamada Sindiecate Arts, o ElConfidencial fala ainda de funcionários que trabalhavam sem contractos e sem receber ordenado.

Segundo avançado, Fernando Ortega e Claudia Ancajima fundaram a Sindiecate em 2016 e recrutaram Edu Verz que trabalhava em Nongünz. No entanto, as ambições de se tornarem numa Devolver Digital Espanhola começaram a tremer quando surgiram problemas com as versões de consola do jogo e não recompensaram devidamente Edu Verz pelo sucedido.

Enquanto espera pela resolução do problema e de uma indemnização de 60,000€, Edu Verz começou a trabalhar em Damnview com a sua equipa. No entanto, segundo relatos de funcionários, os donos da editora tentaram descobrir se conseguiam terminar Damnview sem Verz, algo que lhe foi comunicado pelos colegas e aumentou a tensão na companhia.

Os funcionários marcaram uma reunião com os directores para resolver problemas como o ambiente tóxico, trabalhar sem contracto ou o estatuto ilegal de alguns freelancers. A reunião não correu pelo melhor e até surgiram ameaças de morte quando os directores negaram todas as queixas.

A Sindiecate concordou em permitir que Damnview fosse lançado por outra editora, mas exigiu uma percentagem das vendas para pagar o investimento que já tinham feito no jogo e marcaram um mês de férias para todos.

Passado esse mês, a direcção informou todos os funcionários que não precisavam voltar ao trabalho pois tinham-se despedido, o que não é verdade, não sendo obrigada a pagar qualquer compensação.

Agora, os funcionários abriram vários processos legais para obter mais de 30,000€ em indemnizações e ordenados que não foram pagos, enquanto os dois directores foram para o Peru e estão incontactáveis.

Este lamentável caso está a dar que falar pois revela as severas falhas que ainda existem na indústria Espanhola, que agora tenta procurar um caminho para descobrir as necessárias melhorias.

Ver no Youtube

Read this next