Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Cadeira DXRacer PlayStation - Análise - As tuas costas agradecem

Muito melhor do que uma cadeira convencional.

Ter uma postura correcta é importantíssimo, principalmente se passas muitas horas sentado, e se queres evitar problemas nas costas a longo prazo. Mas manter uma postura correcta constantemente não é uma tarefa fácil. O nosso corpo é teimoso e mesmo que te sentes inicialmente com uma postura correcta, passado algum tempo vais dar por ti numa posição menos aconselhável. Uma postura incorrecta a médio e a longo prazo resultará em desconforto e dores na coluna. Sei bem o que isto é e, por várias vezes, reparei que uma postura incorrecta ao longo do dia resulta em desconforto na coluna ao final da tarde e à noite.

Os benefícios

Uma ajuda para resolver o problema para a má postura é usar uma cadeira que te obrigue a endireitar as costas e que não te permita adoptar uma postura "mole" em que ficas com a coluna demasiado curvada. A DXRacer é uma das marcas que fabrica este tipo de cadeiras e recentemente chegou à redacção um exemplar da edição PlayStation. A cadeira tem um design elegante, adornada pelo icónico logótipo da PlayStation e com cores associadas à marca - uma mistura de branco, azul e preto - mas a mais valia da cadeira é a valiosa ajuda que te dá a corrigir a tua postura enquanto estás sentado.

O que as cadeiras da DXRacer têm, e que as outras normalmente não têm, são as almofadas de suporte para a região e para o pescoço. Juntamente com o resto da estrutura da cadeira, o design está concebido de forma a ajudar-te a manter uma excelente postura enquanto estás sentando, reduzindo o risco de dores nos músculos e articulações causadas por posições erráticas. Estar sentando durante muito tempo continua a ser prejudicial para o teu corpo (e portanto deves levantar-te regularmente), mas com esta cadeira da DXRacer, pelo menos asseguras que enquanto estás sentando, estás confortável e numa postura correcta.

Podes até sentar-te com uma postura correcta numa cadeira de escritório convencional, mas a cadeira da DXRacer ajuda-te a manter essa postura durante mais tempo mantendo simultaneamente o conforto durante longos períodos de tempo. Depois de semanas a usar esta cadeira, noto imediatamente uma diferença quando me sento numa cadeira convencional, mas a maior diferença está no final do dia. Sinto menos stress nas costas, principalmente na zona dos ombros e trapézios, onde antes sentia um ligeiro desconforto depois várias horas sentado.

Os materiais

A cadeira DXRacer da PlayStation está revestida de pele sintética, também chamada de Polyurethane Leather. Não é tão resistente como a pele genuína, mas o processo de fabrico é menos poluente para o ambiente e livre de crueldade animal. Esta pele sintética é muito suave ao toque, resistente à água e à luz solar, não correndo o risco de sofrer fracturas se deixada exposta ao sol. A pele sintética não é tão pesada como a pele genuína, e embora a cadeira esteja equipada com cinco rodas em forma de estrela (o padrão para cadeiras de escritório), não é um factor assim tão importante visto que na maioria parte do tempo a cadeira estará no mesmo sítio.

As restantes peças da cadeira são feitas em metal ou plástico. Os pés da cadeira são feitos em metal assim como a secção que junta a base da cadeira com as costas, mas restantes partes são feitas de plástico, inclusive os apoios para os braços e as peças laterais que escondem os parafusos. No geral, é uma cadeira sólida, confortável e robusta, mas o preço final é um pouco elevado se tivermos em conta que existem cadeiras da mesma marca praticamente idênticas mas com um preço menor. Nesta cadeira sentes que estás a pagar um pouco mais pelo branding da PlayStation. É um factor que tem valor, sem dúvida, e não há como negar o apelo estético deste modelo em particular.

Versatilidade

Este modelo da DXRacer suporta até 100 kg e permite ajustar o ângulo das custas entre 90 e 135 graus (efectivamente, podes ficar quase deitado na cadeira no maior ângulo de abertura). Também é possível ajustar a altura da cadeira e suporte dos braços, que têm três posições possíveis. Mais importante, depois de instalada, a almofada que serve de apoio para a região lombar também pode ser ajustada. Podes colocá-la mais acima ou mais em baixo, conforme te sentires mais confortável. O único inconveniente é que devido à forma como esta almofada está instalada na cadeira (recorre aquelas cordas típicas de mochila), tem tendência para sair do sítio e tens que a ajustar ocasionalmente.

Design

Para além dos factores da postura e conforto, o design é o factor que mais sobressai da cadeira DXRacer da PlayStation. A forma da cadeira é a mesma de outros modelos desta marca, mas esta edição exibe os símbolos icónicos da PlayStation. No centro das costas da cadeira está, em ponto grande, o logótipo da PlayStation. Na almofada de apoio para as lombares estão os quatro símbolos do comando da PlayStation - quadrado, círculo, triângulo e X. Os mesmos símbolos repetem-se em formato horizontal nas laterais da cadeira e em formato vertical na outra face das costas. Aqui existe um subtil efeito, com os símbolos a ficarem mais visíveis mediante o ângulo de iluminação. É uma cadeira bonita e que aproveita bem o branding da PlayStation.

Cover image for YouTube videoCADEIRA DXRACER PLAYSTATION - UNBOXING

Vale a pena o investimento?

O preço oficial da cadeira DXRacer PlayStation é €399,99. Não há como negar que é um produto com um custo elevado. Neste momento, custa o mesmo que uma PS4 Pro ou Xbox One X, consolas que, no geral, os consumidores já consideram produtos com preços elevados. No entanto, qualquer pessoa que passa várias horas por dia sentada precisa e merece uma cadeira assim. A diferença de postura e conforto para uma cadeira normal de escritório é enorme e ao longo destas semanas pudemos comprová-lo. Fora isto, é uma cadeira que injecta beleza a qualquer espaço de videojogos, principalmente se fores fã da PlayStation.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários