Playstation Now - Análise - Como funciona o serviço de streaming da Playstation?

Os nossos testes deixaram-nos divididos.

O PS Now possui um vasto catálogo de jogos à tua disposição mas questões relacionadas com a Internet podem causar problemas.

O PS Now é o serviço estilo "Netflix" da Playstation que te permite jogar uma série de títulos PS4, PS3 e PS2 - alguns deles de alto calibre - por stream, tanto na tua consola como num PC, de forma instantânea e sem precisares de qualquer versão física ou digital do jogo.

Neste artigo, vou enumerar os pontos que acho essenciais e que deves saber sobre este serviço recém-chegado a Portugal, incluindo o catálogo de jogos disponíveis, as velocidades de transmissão, qualidade dos gráficos, entre muitos outros tópicos. Vou, portanto, resumir aqui toda a minha experiência com o serviço de streaming da Playstation.

É importante referir que os meus primeiros momentos com o Playstation Now foram verdadeiramente péssimos. Porquê? Bem, decidi experimentar um dos títulos adicionados mais recentemente ao serviço - Metal Gear Solid V: The Phantom Pain - e, usando uma ligação Wi-fi para a transmissão do jogo, foi com verdadeiro horror que descobri que o mesmo era absolutamente injogável.

Os meus primeiros momentos com o Playstation Now foram verdadeiramente péssimos.

Isto foi perceptível desde o primeiro momento do jogo (cujo inínio demorou uns 60 segundos), onde fui "presenteado" com uma série de cortes no som que, posteriormente, se alastraram para a imagem. Tudo em Metal Gear Solid parecia um slideshow, com a imagem do jogo a ficar progressivamente mais pixelizada e com pior qualidade. Isto, volto a repetir, logo nos primeiros momentos do jogo, onde estás deitado numa cama e apenas podes mexer a câmara!

ps_now_new_locales_thumbnail_01_en_12mar19

Após esta impressão inicial do PS Now, fiquei intrigado sobre como seria a performance do serviço num jogo mais voltado para a acção, levando-me a experimentar God of War 3 Remastered - um título onde a fluidez do gameplay é essencial para poderes apreciar o jogo na sua plenitude. Bem, se achava que o panorama não podia ser pior, bem que me enganei: nem sequer consegui passar a cutscene inicial e chegar a uma secção jogável. A pixelização era de tal maneira má que acabei por receber um aviso de que a aplicação seria fechada dentro de segundos.

"A qualidade da ligação à Internet não é suficiente para o PS Now. O jogo do PS Now será fechado."

Portanto, dois jogos experimentados e dois jogos que não consegui jogar. Poderia a razão para tal prender-se com o facto de ter escolhido títulos mais pesados? Poderia o caso mudar de figura se escolhesse um jogo mais simples? Esta foi a minha linha seguinte de raciocínio e, com isso em mente, decidi experimentar Limbo para averiguar se esta situação problemática se mantinha - algo que acabou por se confirmar.

Este pode ser um problema sério para quem pretende usar o serviço por wi-fi - algo que, deduzo, será a maioria dos utilizadores do PS Now. Existe demasiada instabilidade na conexão e, durante todo o tempo em que estive a realizar estes testes, nenhum jogo se comportou de forma minimamente decente.

Feito isto, decidi repetir este processo mas, desta vez, usar o cabo Ethernet na consola. E é com muito agrado que vos digo que o caso deu uma valente volta de 180º.

Voltei a experimentar Metal Gear Solid V - The Phantom Pain e fiquei de tal maneira vidrado no jogo que acabei por jogá-lo durante mais de meia hora. Os gráficos estavam lindíssimos, o jogo corria sem quaisquer problemas e tudo aquilo que apontei há uns parágrafos desapareceu quase por completo.

Felizmente, isto não foi sorte de principiante: experimentei uma série de outros jogos e todos correram sem qualquer falha e de forma fluída, incluindo Until Dawn, Uncharted 2 e Bloodborne - até o jogo da From Software se comportou devidamente durante o tempo que o joguei com o cabo Ethernet, o que poderá aliviar os fãs deste exclusivo PS4.

playstation_now_downloadable_quality

Mesmo com o cabo Ethernet, iniciar um jogo leva mais ou menos o mesmo tempo que por conexão via wi-fi.

Curiosamente, de acordo com os cálculos que fui fazendo ao longo dos meus testes, estas melhorias correspondem apenas a gameplay do jogo - mesmo com o cabo Ethernet, iniciar um jogo leva mais ou menos o mesmo tempo que por conexão via wi-fi, podendo demorar muitas vezes cerca de um minuto até que o primeiro ecrã do jogo apareça. Este é um dos pontos que necessitava de algumas melhorias, já que torna a passagem de um jogo para outro mais demorada e aborrecida do que aquilo que se desejaria.

Existe ainda uma terceira opção que o serviço oferece (para alguns dos jogos, não todos!) e que consiste em descarregar o jogo para a tua consola, permitindo-te jogá-lo offline. Claro está, isto derrota um pouco o propósito de um serviço de streaming - para além do tempo de espera para instalar o jogo, terás ainda de ocupar o precioso espaço da tua consola. De qualquer das formas, é uma opção importante para quem tenha uma Internet mais débil - experimentamos este método com Limbo, que correu perfeitamente.

O PS Now possui um enorme potencial, uma grande parte dele alicerçado pelos títulos presentes no serviço.

É mais do que claro que o PS Now possui um enorme potencial, uma grande parte dele alicerçado pelos títulos presentes no serviço, muitos deles obras exclusivas aclamadas pelas crítica: para além dos que referi ao longo deste artigo, tens ainda The Last of Us, a trilogia Uncharted, a saga Bioshock, Red Dead Redemption, entre muitos outros. Existe extrema variedade, jogos para todos os gostos e feitios e, tal como qualquer serviço de streaming, ser-te-ão recomendados novos títulos baseados naqueles que já jogaste. Se não tens acompanhado a Playstation ao longos dos últimos anos, o PS Now faz, sem sombra para dúvidas, um best-of daquilo que a companhia tem produzido.

Por fim, resta apenas averiguar como se comporta o PS Now num computador. Temos um guia mais completo onde te explicamos como funciona o serviço para PC, mas não há muito a saber: só tens de descarregar a aplicação do PS Now para o teu PC, emparelhar um Dualshock 4 com o teu computador e seleccionar o jogo que pretendes jogar.

As tuas saves estarão automaticamente disponíveis caso tenhas jogado na consola previamente (e vice-versa), o que é uma grande ajuda. De qualquer das formas, experimentando The Phantom Pain novamente usando Wi-fi, só consegui jogar alguns minutos até a pixelização vir ao de cima. Não consegui fazer capturas na consola mas, na versão PC, é algo como o que podes ver a seguir.

snake_ps_now

De seguida, tentei experimentar Bloodborne mas nem sequer consegui que o jogo iniciasse, recebendo o seguinte aviso.

velocidade

Outros pontos interessantes sobre o PS Now:

  • Uma vez que o serviço está a "emular" jogos PS2 e PS3, poderás estar curioso sobre como pressionar os botões "Start" e "Select" no Dualshock 4. Só me apercebi disto mais tarde, mas o serviço acaba por te avisar: terás que usar os lados esquerdo e direito do touchpad do comando da PS4.
  • "A versão transmitida por streaming e a versão transferida de um jogo contêm dados do jogo guardados em separado. Com uma subscrição do PS Plus, é possível transferir os dados do jogo guardados entre a versão transmitida em fluxo e a versão transferida do jogo." Assim sendo, se porventura decidires descarregar um jogo do PS Now, fá-lo logo no início e não depois de já teres jogado a versão de streaming pois não terás acesso ao ficheiro da gravação a não ser que tenhas subscrito o PS Plus.
  • Assim que começares um jogo no PS Now, o mesmo vai, posteriormente, aparecer no menu principal da consola. Deste modo, basta clicares em cima do seu ícone para continuares a jogar, e não tens que voltar a abrir a aplicação do serviço.
  • Uma subscrição PlayStation Now custa 14,99 € por mês ou 99,99 € por ano, dando-te acesso ilimitado a mais de 600 jogos, com novos jogos a serem adicionados todos os meses. (Caso queiras experimentar o serviço, podes fazê-lo gratuitamente por um período de 7 dias).
  • É importante referir que todos os jogos do PS Now correm a 720p, sendo que este valor pode descer caso a ligação à Internet se enfraqueça. Para além disso, o serviço apenas permite som stereo (som surround está indisponível).
  • De acordo com o site da Playstation, é recomendada uma velocidade mínima de 5 Mbps; todos os testes que conduzimos foram feitos com uma Internet de 100mbps.

Para concluir, a minha experiência com o PS Now deixou-me extremamente dividido - o catálogo é sem dúvida fenomenal, com cerca de 600 jogos dos mais variados géneros que podes jogar quando bem entenderes, podendo passar do PC para a tua consola e da consola para o PC a teu bel-prazer. Mas tudo estará dependente da tua Internet: da sua velocidade e/ou da tua capacidade em criar uma conexão Lan com os teus dispositivos. Se tiveres a certeza absoluta de que a tua Internet possui velocidade suficiente, então acho realmente que este serviço poderá ser uma mais valia para qualquer utilizador da Playstation 4!

Prós: Contras:
  • Um vasto catálogo de jogos, repleto de exclusivos
  • Os jogos correm sem problemas por cabo Ethernet
  • Ficheiros de gravação automaticamente disponíveis na consola / PC
  • Streaming por Wi-fi problemático, muitas vezes disfuncional
  • Iniciar ou trocar um jogo pode ser demasiado demorado

Publicidade

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (80)

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Conteúdos relacionados

ArtigoSayonara Wild Hearts é um dos mais fantásticos jogos de 2019

Novo desafio ao conceito de experiência interactiva artística.

Borderlands 3 faz sucesso no Pornhub

Pesquisas por conteúdos da série aumentaram com a chegada do novo jogo.

Apple Arcade - Todos os jogos disponíveis no serviço

Tens uma série de jogos que podes experimentar!

Nintendo Switch Lite já disponível nas lojas

Optimizada para o formato portátil.

Também no site...

ArtigoSayonara Wild Hearts é um dos mais fantásticos jogos de 2019

Novo desafio ao conceito de experiência interactiva artística.

Borderlands 3 faz sucesso no Pornhub

Pesquisas por conteúdos da série aumentaram com a chegada do novo jogo.

Comentários (80)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários