Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Game of Thrones - Recorda o que aconteceu na última temporada

Se já te esqueceste, relembramos-te de tudo!

Arrisco-me a dizer que a última temporada de Game of Thrones será o evento televisivo da década. Até então, penso que nenhuma outra série conseguiu chegar ao mesmo patamar que o fenómeno de fantasia baseada nos livros de George R. R. Martin, quer em termos de escala ou de popularidade. E, apesar da sétima temporada ter terminado "apenas" há dois anos, a sensação que temos é que já passou uma eternidade desde a última vez que vimos Jon, Arya, Daenerys e todas as outras personagens.

Ainda assim, é bem provável que, ao longo dos últimos meses, te tenhas esquecido de como estão as coisas no reino de Westeros. Não te censuro, eu próprio já não me recordava e tive de rever o último episódio para me pôr novamente a par de tudo o que aconteceu. Por isso, para te preparares devidamente para a derradeira temporada de Game of Thrones, decidimos montar este guia onde nos debruçaremos sobre cada personagem e qual o seu objectivo/situação no panorama geral dos eventos.

Não te esqueças que, obviamente, este guia terá uma série de spoilers sobre tudo o que aconteceu durante a última temporada da série (e não só); por isso, se ainda não viste todos os episódios, aconselho-te a que pares de ler aqui!

Estás pronto?

Onde está cada personagem?

Arya / Sansa / Bran: A última vez que vimos as crianças Stark foi em Winterfell. Durante toda a sétima temporada, Arya e Sansa pareceram estar com problemas no seu relacionamento, dando a entender que uma delas acabaria por matar outra. No entanto, numa reviravolta dos eventos, Sansa apercebe-se da manipulação que foi vítima ao longo de todos estes anos por Mindinho, condenando-o à morte pelas mãos de Arya. Tudo indica que, após tudo isto, as irmãs reunirão forças.

Por sua vez, Bran está também em Winterfell, cada vez mais em controlo dos seus poderes. É ele quem nos dá a informação sobre a situação exacta de Jon Snow e Daenerys. Mais sobre isso já a seguir.

Jon / Daenerys: Uma grande parte da última temporada consistiu em Jon e na sua busca do apoio de Daenerys para derrotar o exército dos White Walkers. Num momento particularmente assustador, Daenerys salva Jon e companhia de um exército destes mortos-vivos no meio de um lago congelado, perdendo um dos seus dragões pelo caminho (que está, agora, nas mãos do Night King).

Jon e Daenerys tornam-se cada vez mais "íntimos" (sabes a que me refiro se acompanhas a série) e é nesse momento que descobrimos que os dois são, de facto, família - mais propriamente, Daenerys é tia de Jon, informação esta que apenas Bran Stark e Samwell Tarly sabem. Assim sendo, pela lógica da série, Jon Snow seria o herdeiro legítimo do Trono de Ferro.

Jaime / Cersei / Tyrion: O último episódio da última temporada centra-se, quase na sua plenitude, numa questão diplomática: que todos os pretendentes do Trono de Ferro façam tréguas e que voltem as suas atenções para o que está a acontecer a Norte, com o exército dos White Walkers.

Quando vemos Jaime pela última vez, o cavaleiro está a dirigir-se para Norte com o intuito de se juntar à luta contra o Night King, abandonando assim a sua irmã/amante. Vemos também flocos de neve a cair em King's Landing, tornando ainda mais claro um dos motes da série: Winter is Coming.

Por sua vez, Cersei aceita ajudar os outros partidos na luta a Norte mas, num confronto com Jaime após a assembleia, descobrimos que é só uma manipulação por parte dela e que a mesma está a engendrar um plano às escondidas com Euron Greyjoy. Ela revela ainda ao irmão que se encontra grávida, se bem que existe uma grande possibilidade de estar a mentir.

Já Tyrion, ainda se encontra do lado de Daenerys mas, de acordo com a última vez que o vimos, a relação entre ela e o sobrinho parece preocupá-lo.

No que diz respeito a estes irmãos, existe outro ponto importante a assinalar: de acordo com uma profecia de Cersei, tudo indica que ela será morta por Jaime ou Tyrion. Isto é apenas dedução, claro, e pode nem vir a acontecer; no entanto, quer seja um ou outro, é um destino bem merecido para a maquiavélica rainha.

Greyjoys: Theon Greyjoy sofreu bastante ao longo das mais recentes temporadas de Game of Thrones mas, na sétima temporada, finalmente recuperou do seu trauma e parece mais seguro de si e do seu objectivo. Após uma luta bem sangrenta na praia, Theon ganha o apoio dos seus homens e decide começar a sua jornada no salvamento de Yara Greyjoy, a sua irmã - caso não te recordes, Yara foi feita prisioneira depois de uma emboscada feita pelo seu tio, Euron.

Por sua vez, Euron Greyjoy parece estar a trabalhar para Cersei. A última vez que o vemos é durante a assembleia e, visivelmente perturbado com a visão do White Walker, o mesmo revela que decidiu fugir, refugiar-se nas Iron Islands e esperar que toda a ameaça do Night King passe.

No entanto, como Cersei revela numa fase posterior, este parece não ser o caso: Euron, na verdade, está a dirigir-se para Essos para trazer um exército por contrato, com o intuito de combaterem ao lado da "rainha" de King's Landing.

Night King: Provavelmente, a personagem mais misteriosa de toda a série. Ainda não sabemos bem quem é e o que pretende; o que sabemos, no entanto, é que tem um exército cada vez maior e, agora, um dos dragões de Daenerys.

A última vez que o vemos é no último episódio (mais propriamente na cena final) onde o mesmo usa o fogo do dragão para deitar a Muralha abaixo, permitindo a entrada de todos os White Walkers na região Sul.

Existe também uma teoria que revela que o Night King é, na realidade, Bran. Volto a repetir, uma teoria. Nem consigo imaginar como isso poderia acontecer!

Personagens Secundárias

Acima, pudeste ler sobre as personagens "principais" da série, apesar de existirem outras que poderão revelar-se importantes ao longo da derradeira temporada. Existem mais, claro, mas estas parecem-me ser especialmente interessantes:

Jorah Mormont / Grey Worm / Lord Varys: Neste momento, tanto quanto sabemos, a sua aliança ainda se encontra com Daenerys (e, por extensão, a Jon). Segundo aquilo que os trailers indicam, irão dirigir-se para Norte e combater com Daenerys ao longo da oitava temporada.

Davos Seaworth: Trata-se do braço direito do Jon e, tal como as personagens anteriores, deverá combater no Norte a ameaça dos white walkers.

Brienne of Tarth: Serviu como representante de Sansa no Dragonpit, durante a assembleia onde o White Walker foi revelado. Ao longo da próxima temporada, deverá dirigir-se para Norte e manter os seus votos de proteger as raparigas Stark.

Samwell Tarly: Encontra-se, neste momento, em Winterfell. Tal como dissemos anteriormente, é uma de duas personagens que sabe o verdadeiro historial de Jon Snow e Daenerys Targaryen.

Melisandre: Depois do Night King, o meu voto para personagem mais misteriosa vai para Melisandre, a feiticeira vermelha. A última vez que a vimos, ela escapava de Dragonstone (o local onde Jon e Daenerys se instalaram durante praticamente toda a temporada) em direcção a Volantis. De acordo com as palavras da própria, ela terá de regressar a Westeros "para morrer".

Para além disso, é preciso ainda uma explicação para a cena final da premiere da Temporada 6, onde vemos a aparência real da feiticeira: mais propriamente, uma mulher idosa que aparenta ter uma boa centena de anos.

Confere já a seguir o trailer oficial da última temporada onde poderás ter uma ideia mais clara daquilo que te espera!

Ver no Youtube

E, de uma forma geral, esta é a situação que temos, neste momento, em Game of Thrones. Se, como eu, estás ansioso para veres como tudo isto termina, a espera está quase no fim: dia 14 de Abril poderás já assistir ao antecipado primeiro episódio.

Quem achas que se vai sentar no Trono de Ferro? Quem deverá morrer / sobreviver? Usa a caixa de comentários para dares a tua opinião!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Game of Thrones

PS3, Xbox 360, PC

Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários