Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Rock in Rio expande-se para os jogos com a Worten Game City

Os organizadores querem atrair os gamers e famílias.

Quando se fala em Rock in Rio pensa-se imediatamente em grandes concertos musicais, mas os organizadores deste evento que transita periodicamente entre o Rio de Janeiro e Lisboa querem expandir-se para os videojogos. No Rock in Rio 2018 foi dado o primeiro passo nessa direcção com o Worten Game Ring, um espaço na Cidade do Rock que convidada os visitantes para uma área de entretenimento focada nos videojogos.

Em 2019, ano em que o Rock in Rio celebra 15 anos em Portugal, nasce um novo evento de videojogos: a Worten Game City. O evento foi apresentado hoje oficialmente em Lisboa, com os organizadores a aclamarem que esta será a primeira cidade de videojogos erguida em território nacional. O espaço e as datas já estão escolhidos: a Worten Game City decorrerá nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho na Cordoaria Nacional.

A Cordoaria Nacional, espaço que vai acolher a Worten Game City.

O público alvo do evento são naturalmente os gamers mas também as famílias, com os organizadores a citarem um estudo dos Estados Unidos que refere que em 70 porcento das famílias os pais jogam com os filhos.

Porque razão apostar agora num evento de videojogos?

Há muito que os videojogos deixaram de ser uma coisa de nicho. Actualmente, o mercado dos videojogos é maior e gera mais receitas do que o cinema. Os números indicados no evento de apresentação da Worten Game City são astronómicos. Já há mais de 2.2 mil milhões de jogadores em todo o mundo e em 2018 a facturação ascendeu aos $134 mil milhões, sendo que 50.4 mil milhões foram registados em jogos online. Em Portugal, de acordo com a Worten, o mercado dos videojogos em Portugal vale $250 milhões.

Quanto vale a indústria dos videojogos a nível mundial? Aqui está a resposta

Os números mostram que os videojogos são extremamente valiosos, mas não só. Os videojogos estão em todo o lado e abrangem todo o tipo de pessoas. Ser gamer é ser fixe, é estar na moda e seguir as tendências. Os organizadores do Rock In Rio aperceberam-se que quem gosta de música gostam também de outros tipos de entretenimento e arte, incluindo os videojogos. É por isso que foi criada esta aliança com a Worten, que em 2018 registou um crescimento de 12.5 porcento no segmento de videojogos.

A Worten Game City é uma aposta a longo prazo que decorrerá nos anos ímpares do Rock in Rio, embora em 2019 esteja planeada também uma edição do Rock In Rio por ser um ano de celebração. Confere na imagem logo a seguir o calendário de eventos organizados pelo Rock in Rio em 2019.

2019 vai ser um ano em grande para o Rock In Rio.

O que esperar da Worten Game City?

A Worten prometeu que haverá zonas de Laser Tag, retro gaming (com a participação do Museu Nostálgica), um quarto escuro, um palco de dança, experimentação de videojogos ainda não lançados, um jardim de cerveja, um offline boulevard (descrito como uma zona que recria o ambiente dos jogos na vida real), e o Templo da Worten Game Ring, local onde vão decorrer as competições profissionais e amadoras de League of Legends, Counter-Strike GO, FIFA e Singstar.

A primeira impressão é que a Worten Game City será um evento de entretenimento com videojogos à mistura do que propriamente um evento dedicado a videojogos. Não estamos à espera de algo semelhante a outros eventos internacionais como a E3 (Estados Unidos), Gamescom (Alemanha) e EGX (Inglaterra). A apresentação do evento deixou a sensação de que os organizadores, apesar de estarem a fazer um evento com o tema de videojogos, não entendem plenamente o seu fenómeno, sobressaindo um lado mais comercial (o que podemos considerar natural) do que gamer.

Os bilhetes para a Worten Game City começam a ser vendidos a 9 de Abril.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários