Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sekiro: Shadows Die Twice - Truques e Dicas para Novatos e Veteranos

Uma série de truques, dicas e diferenças entre Sekiro e os jogos Soulsbourne.

Sekiro: Shadows Die Twice, o novo jogo de acção implacável da From Software, já está disponível e, como esperado, o cenário japonês feudal traz consigo novas características e mecânicas que os jogadores terão de dominar - e rapidamente. Felizmente para ti, nós reunimos um conjunto de dicas bem interessantes que tornarão a tua jornada em Sekiro: Shadows Die Twice muito mais fácil.


Confere todos os nossos guias sobre Sekiro: Shadows Die Twice:

Sekiro: Shadows Die Twice - Truques e Dicas

Sekiro: Shadows Die Twice - Guia para todos os bosses

Sekiro: Shadows Die Twice - Como desbloquear todos os finais


"Desaprende" aquilo que aprendeste

Sekiro: Shadows Die Twice pode ser um jogo de acção feito pela mesmo equipa que está por trás da série Dark Souls e Bloodborne, mas terás de te habituar a uma abordagem ligeiramente diferente e não apenas esperar por uma abertura, atacar e retroceder.

Sekiro: Shadows Die Twice vai, em vez disso, punir-te caso o faças, já que os teus inimigos voltarão a ganhar Postura, o que significa que será mais difícil enfraquecê-los de maneira a golpeá-lo de forma crítica mais tarde. Se mantiveres uma pressão ofensiva, descobrirás que os combates serão muito mais fáceis e rápidos do que pensas.

Observa e Ataca

Se já és um jogador veterano de Dark Souls, pode ser tentador aproximares-te de cada situação a pé à medida que as encontras. Desta feita, uma vez que Sekiro apresenta ambientes mais abertos, é bom saberes que existe mais do que uma opção de abordares uma determinada situação. Por exemplo, se te deparares com três inimigos numa área relativamente pequena, podes sempre procurar por um local mais alto, ter uma melhor noção do território e ver se existem outras tácticas que te permitam separar os inimigos.

Em Sekiro, vais descobrir que os níveis possuem uma certa verticalidade e ela existe por uma razão. Usa os telhados e bermas com o teu gancho para teres acesso a áreas secretas, descobrir bordas que te permitem executar ataques silenciosos, entre outros. Isto funciona especialmente bem quando estás a defrontar oponentes com capacidades de longo alcance: desde que investigues os teus arredores, poderás facilmente encontrar uma estratégia que te permite eliminá-los de forma silenciosa e regressa às sombras.

Itens são significativamente mais importantes agora

Durante as tuas aventuras em Sekiro: Shadows Die Twice, vais frequentemente encontrar itens específicos ou candies que irão melhorar certos atributos, desde aumentar o teu potencial ofensivo que permite que os teus passos sejam mais silenciosos. Isto não é nada particularmente novo - especialmente quando comparados com outros títulos da From Software - contudo, a potência destes itens é aumentada.

Como resultado, se tiveres a oportunidade de enfrentares um miniboss equipado com alguns upgrades, fá-lo! Os itens estão no jogo para serem usados, e não armazenados. Nos termos mais simples: se o item for útil para determinada situação, usa-lo. O aumento da eficácia dos itens significa que definitivamente terás uma melhoria durante um pequeno período de tempo e frequentemente serão a diferença entre a vida e morte.

Descida

Como descrito acima, quererás usar todo o terreno que está disponível. Durante a maioria do tempo, irás usar esta mecânica para investigares o território, usando o gancho para subir para andares mais altos e investigares os teus arredores - mas serás também capaz de desferir um golpe poderoso quando saltares e aterrares em cima de um inimigo.

Isto pode ser um pouco difícil de perceber, mas torna-se mais fácil assim que assimilares o timing. Quando fizeres lock a um inimigo e saltares de uma borda acima deles, a retícula deles ficará vermelha - nesta fase, deverás premir o botão de ataque para lançares um ataque de execução devastador que eliminará a maioria dos inimigos de baixo nível. Irás também tirar um bom pedaço de saúde a Bosses e Minibosses. Só terás uma oportunidade para o fazeres e, se fores mal-sucedido, ficarás à mercê da lâmina do teu inimigo.

Mantém-te escondido o máximo de tempo possível

Apesar de ser furtivo poder parecer uma táctica óbvia num jogo onde estás a jogar como um Shinobi, pode ser fácil cair de volta nos velhos hábitos Soulsborne. Evita mergulhar em combates abruptamente com a espada erguida, com todos os itens e a pensares que és invencível. Descobrirás frequentemente que os inimigos gostam de se aglomerar à tua volta, e que eles podem surpreender-te se se encontrarem em esconderijos do nível enquanto exploras. Portanto, é melhor dividi-los um pouco. Utiliza a mecânica de agachamento, encontra locais de cobertura na erva alta ou solta-te das bordas para derrubá-los.

Isto permite-te matar muitos inimigos de baixo nível com um ataque stealth bem cronometrado (novamente, quando a retícula do alvo ficar vermelha), e também permitirá que, lentamente, reduzas o número de inimigos para um valor um pouco mais agradável. Se conseguires manter esta estratégia, podes até ser capaz de passar por um nível inteiro sem ser visto. As sombras podem morrer duas vezes, mas os teus inimigos só morrem uma.

Sê cuidadoso quando ressuscitares

Ressurreição é uma nova mecânica em Sekiro que permite-te reavivares a tua personagem depois de seres abatido por um inimigo, e será particularmente útil quando derrubares bosses ou minibosses difíceis. Só podes usá-la uma vez depois de teres descansado, no entanto, o que significa que não deverás premir simplesmente o botão de ressuscitar imediatamente depois dele aparecer.

É melhor esperar. Imediatamente após caíres, os inimigos vão-se dispersar um pouco, permitindo que tenhas um pouco mais de espaço antes do teu contra-ataque. Se planeaste o teu ataque antes de morreres, então serás capaz de atacar o inimigo já com pouca energia novamente e ter a vantagem; ou, escolhe uma abordagem diferente e tenta recuar depois de seres abatido a primeira vez. Ele também permite-te usar um Idol de regresso a casa para levar-te para a área de descanso mais próxima, se estás realmente a ter dificuldades. Se o usares precipitadamente, no entanto, podes muito bem estar a caminhar em direcção à tua "morte" - e perder tudo.

Procura outros caminhos

Se estás a ter dificuldades numa determinada área ou boss, tenta verificar os outros caminhos disponíveis que podes seguir, pois isso pode levar-te a uma área diferente um pouco mais direccionada para as tuas habilidades. Encontra um local mais adequado para derrotares inimigos de níveis mais baixos e poderás voltar com alguns equipamentos novos e brilhantes para derrubares aquele inimigo particularmente problemático.

Além disso, outros caminhos podem conter NPCs ou itens que poderás trazer de volta ao Dilapidated Temple, permitindo-te desbloquear um pouco mais da história e dos segredos obscuros do jogo. Por outras palavras, vale sempre a pena conferir outras opções em Sekiro antes de seguires a toda a velocidade. Lembra-te de fazer uma pausa e verificar os teus arredores.

Não tenhas medo de correr

Sim, sabemos que dissemos anteriormente que o devias evitar mas, inevitavelmente, vais-te sentir sobrecarregado e, nesse ponto, manter a pressão sobre os teus inimigos não é uma opção sensata. Uma vez que Sekiro é muito mais rápido que os seus precursores Soulsborne, terás muitas mais oportunidades de recuar quando precisares - e o teu maior trunfo quando se trata de fuga será o Gancho. Se conseguires chegar perto de um ponto que podes agarrar, é provável que também haja outro que te permitirá fugir com rapidez e segurança.

Há também uma penalidade bastante alta pela morte em Sekiro, incluindo um mecânico que, sem estragar nada, tornará a tua vida ainda mais difícil quantas mais vezes morreres. Se quiseres manter todas as tuas coisas, o melhor mesmo é correres - pode ser difícil para o teu orgulho mas certamente irá ajudar-te a longo prazo.

Domina os básicos de Posture

Posture é uma das mecânicas mais importantes para assimilares no que diz respeito ao combate em Sekiro. É representada pela barra abaixo da barra de saúde de um inimigo, ou a grande barra no topo de um boss, sendo que a tua se encontra na parte inferior do ecrã. Basicamente, ela diz quantos mais confrontos com espada um inimigo pode aguentar quando ambos estão presos num duelo.

Ela vai também ajudar-te a perceber quando deves atacar, esquivar, saltar e recuar. Desviar um ataque inimigo também vai ajudar a quebrar o impasse do duelo. Assim que um inimigo tenha o seu medidor de postura totalmente preenchido, poderás fazer um ataque crítico e matá-lo num único golpe. Muito do combate de Sekiro depende de uma compreensão do sistema de postura e dos ataques críticos, por isso, certifica-te que praticas durante as primeiras fases do jogo - domina as habilidades logo no início, mesmo quando achares que não vais precisar delas no futuro.

Parry e Ripostar

Como explicado acima, a postura tem um impacto significativo no fluxo do combate: pressionando o botão de defesa antes do ataque do teu inimigo vai permitir que te desvies e, imediatamente, dar-te a oportunidade de ripostares. O contra-ataque causará algum dano, mas tem cuidado caso o teu inimigo tenha outro ataque, já que poderás ficar preso no meio de um combo.

Os inimigos vão levar as tuas defesas em conta e, com bastante frequência, encontrarás uma sequência de ataques da qual terás de te desviar perfeitamente para conseguires fazer um contra-ataque. Felizmente, a janela para te defenderes é bastante misericordiosa, e rapidamente estarás a desviar ataques em rápida sucessão. Não te esqueças de praticar esta técnica no Dilapidated Temple contra Hanbei the Undying e, assim que perceberes o timing, estarás pronto para enfrentar o resto do jogo.

Visita o templo

Se fizeres questão de verificar todas as áreas que exploras, encontrarás muitos NPCs espalhados pelo mundo, que frequentemente concedem itens úteis que podes usar durante o resto do jogo. Alguns deles são incrivelmente eficazes, como um Mysterious Bell que poderás oferecer ao santuário.

Não há nenhum mal em fazer uma pequena pausa também - ou lutar contra Hanbei, que te deixar-se-á ser golpeado até à morte para poderes praticar as tuas habilidades de Shinobi ou Próteses à medida que as obtiveres. Em geral, também é útil esgotar todos os diálogos dos NPC antes de progredires, pois encontrarás muitas dicas úteis que podem levar a uma descoberta ao explorares áreas do jogo.

Domina o combate

Com alguns inimigos em Sekiro: Shadows Die Twice, encontrarás um Red Kanji que aparece acima das sua cabeças durante os ataques. Isso indica que o inimigo em breve fará um ataque que não pode ser bloqueado, então terás apenas uma fracção de segundo quando se trata da forma como terás de o abordar. Felizmente, é apenas um caso de pedra, papel e tesoura.

Se o inimigo estiver a aproximar-se de ti, terás de cronometrar um desvio e um contra-ataque. Se o inimigo tentar capturar-te, deverás esquivar-te para a esquerda ou para a direita e saíres do caminho. Se o inimigo estiver prestes a fazer um ataque de varredura, deves saltar para trás e para fora do caminho do perigo. Felizmente, descobrimos que esses ataques geralmente são bem telegrafados, e só precisas de seguir as acções do inimigo e reagir de acordo. Simples o suficiente - em teoria, pelo menos!

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Sekiro: Shadows Die Twice

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor

Sayem Ahmed

Contributor

Comentários