Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Stadia é a plataforma de videojogos da Google

A visão da Google é unir jogadores, espectadores e produtores.

A plataforma de videojogos da Google já tem um nome: Stadia.

Numa conferência que decorreu na GDC 2019, a Google apresentou uma plataforma de videojogos que foi construída para abranger todas as pessoas: os jogadores, os espectadores de videojogos no Youtube, e os produtores de videojogos.

O futuro para a google é o streaming de videojogos e na apresentação da plataforma Stadia foi sublinhado que não requer hardware adicional. O serviço é compatível com todos os dispositivos que já tens em casa: o teu telemóvel, tablet e computador.

Eliminar o processo de instalação de um jogo foi uma das missões da Google. Com a Stadia, podes estar a visualizar um trailer oficial no canal da Ubisoft no Youtube e, em apenas cinco segundos, passar para dentro do jogo graças à tecnologia de streaming.

O único hardware apresentado pela Google é o comando oficial da plataforma, se bem que a companhia sublinhou que a Stadia será compatível com todos os comandos e conjuntos de rato e teclado que tens em casa. O comando oficial da Stadia é opcional.

A vantagem do comando oficial da Stadia é que estará ligado directamente por Wifi ao servidor que está correr o teu jogo, optimizando ainda mais a experiência com baixa latência que a Google quer oferecer com o seu serviço.

Como é que a Stadia da Google se compara com as consolas actuais?

A Google fez questão de salientar que os produtores terão recursos como nunca antes a alimentar os seus jogos. Os recursos escalam até às necessidades dos produtores, sem limites de hardware. Os produtores poderão até requisitar o uso de várias placas gráficas em simultâneo.

Tudo isto é possível graças à poderosa rede de servidores da Google, espalhada por mais de 200 países do mundo. No lançamento, a Google promete que poderás jogar a 4K e 60 fotogramas por segundo. Um dos jogos já confirmados para a plataforma é Doom Eternal da Bethesda.

No futuro, a Stadia da Google terá suporte para jogos com resolução até 8K.

Para tornar a sua plataforma apelativa para os produtores de videojogos, a Stadia terá suporte no lançamento para as ferramentas mais populares de desenvolvimento de videojogos.

Na lista de ferramentas suportadas estão nomes como o Unreal Engine, CryEngine, Vulkan, Unity, AMD, Havok, entre outros, facilitando a visão criativa dos produtores e o apelo da plataforma.

Stadia, uma plataforma com várias novidades

O Stream Connect é uma das novidades da Stadia, permitindo criar novas experiências multijogador em que na mesma instância tens quatro perspectivas diferentes conforme o jogador. A mesma tecnologia vai permitir multijogador local sem prejudicar o desempenho do jogo.

A Stadia também terá suporte para cross-platform, o que significa que o teu progresso será preservado e que poderás continuar a jogar exactamente onde acabaste da última vez independentemente da plataforma, seja no smartphone, tablet ou computador.

Outra funcionalidade inovadora é o Game State. A Stadia vai permitir que os produtores partilhem, através de simples link, um momento jogável. Pensa nisto como uma forma de deixar alguém experimentar facilmente um curto momento de um jogo.

A assistente da Google também está incorporada na Stadia. Se estiveres preso num nível e não souberes o que tens de fazer para progredir, através do comando oficial da Stadia poderás simplesmente carregar num botão e a assistente da Google vai apresentar-te os melhores resultados de guias.

Jogos exclusivos para a Stadia

A Google ainda não revelou a lista completa de jogos que a Stadia vai oferecer no lançamento, mas Jade Raymond, uma veterana dos videojogos contratada recentemente pela companhia, assegurou na apresentação que haverá jogos first-party (ou seja exclusivos) e que estão a colaborar com vários parceiros para garantir os melhores jogos.

Stadia - Qual é a data de lançamento?

Ainda sem revelar o preço do serviço, a Google confirmou que a plataforma Stadia estará disponível em 2019 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e maioria dos países da Europa (ainda não sabemos se Portugal será um deles).

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários