Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Metro Exodus - Quais as melhores armas do jogo?

Explicamos-te ainda como personalizar e limpar as tuas armas.

O mundo do Metro Exodus não é amigável, o que significa que vais querer estar bem armado. Aqui está o nosso guia sobre as melhores armas deste mundo devastado.

Metro Exodus irá colocar-te no caminho de algumas pessoas bastante desagradáveis. Canibais, atacantes, bandidos - e muitas vezes precisarás de combatê-los. Normalmente, Metro Exodus oferece-te pelo menos uma opção furtiva, uma maneira de preservar recursos como munições e pacotes de saúde - mas, por vezes, um confronto armado simplesmente não pode ser evitado.

Encontrarás uma grande variedade de armas em Metro Exodus para esse fim, e as várias armas oferecidas terão prós e contras um pouco diferentes que certamente afectarão o modo como te sentirás ao usares cada uma delas. Além disso, tens actualizações e personalização à mistura, onde trocar algumas partes da arma pode alterar significativamente o seu desempenho e torná-la mais adequada ao teu estilo de jogo.

Nesta página, vamos debruçar-nos sobre todas as armas em Metro Exodus, destacar as nossas favoritas e falar sobre o funcionamento da personalização. Pronto?


Não te esqueças também de consultar a nossa página sobre as localizações dos Postais em Metro Exodus!


Armas em metro Exodus: todas as armas e opiniões sobre as melhores armas

Aqui está uma lista de todas as armas que encontrarás na Rússia devastada de Metro Exodus, além de um pouco sobre o que pensamos sobre cada uma delas e ainda as que achamos que deverás equipar. Lembra-te que upgrades e personalização de armas também causam um grande impacto na arma que escolheste - e falamos um pouco mais sobre isso a seguir.

Revolver [Pistol]

O revólver de Metro Exodus é parecido à forma como estes canhões de mão aparecem na maioria dos jogos. Ele causa dano significativo - um dos melhores no jogo - mas tem um enorme recuo e, portanto, tem um limite significativo na velocidade com que o podes disparar. Se sabes que consegues ser preciso, não entras em pânico e tens tempo de posicionar os teus tiros, esta é uma arma absolutamente bestial e uma das melhores armas para derrubar inimigos rapidamente, permanecendo relevante durante todo o jogo. Podes até mesmo colocar um silenciador nela para torná-la a opção de stealth ideal.

A-shot [Shotgun / Pistol]

Ok, esta é a parte estranha sobre a A-shot, ou Ashot como alguns escrevem - parece uma pistola, mas na verdade funciona um pouco como uma espingarda de baixa potência. Tem as propriedades de uma espingarda, mas também pode trabalhar como uma pistola com os upgrades certos. A Ashot é mais eficaz a curta distância e mesmo assim a sua precisão não é a melhor, mesmo que a melhores com mods de armas que aumentam a precisão - no entanto, é rápida. A Ashot pode ser realmente útil no início do jogo mas, mais tarde, deverá ser substituída - provavelmente pelo revólver.

Shambler [Shotgun]

Nada é aquilo que esperas neste mundo pós-apocalíptico de Metro Exodus, e a Shambler é uma espingarda indicada para funcionar neste apocalipse. É mais precisa e dispara mais rápido do que a Ashot no que diz respeito a espingardas, mas não causa tanto dano. Esta é uma arma que começa por ser menos útil, mas pode rapidamente tornar-se mais poderosa e útil à medida que adicionares actualizações como o tamanho da magazine, a fim de fazer com que a sua utilidade real corresponda ao seu potencial louco de poder de fogo.

Bastard Gun [Submachine Gun]

A Bastard Gun é a SMG do Metro Exodus, e sendo desta classe particular, a sua principal vantagem é uma alta e impressionante taxa de disparo. Este é um cenário de risco e recompensa em Metro - a alta taxa de disparo pode ser útil numa luta, mas também significa mais partes móveis, tornando a arma mais propensa a atrofiar se a usares por muito tempo. Rajada de fogo é a chave, e compensa a sua baixa classificação de dano com uma taxa muito alta de disparo. Não recomendamos esta como uma das melhores armas do jogo, mas para alguns jogadores poderá ser ideal dependendo do estilo de jogo.

Kalash [Rifle]

A Kalash é uma das tuas primeiras armas no jogo, e é boa. Como o nome sugere, esta é uma versão "pós-apocalíptica" da Kalashnikov AK-47, uma das armas mais famosas de todos os tempos. Como a sua versão do mundo real, é confiável, com uma taxa sólida de disparo e uma grande magazine. É um pau para toda a obra o que, por sua vez, significa que não está especializada em nada concreto - mas esta versatilidade significa que deverás manter uma contigo durante todo o tempo - ou pelo menos até que encontrares a sua irmã de maior e melhor qualidade, a Bulldog.

Buldogue [Rifle]

A Bulldog é uma rifle que aparece mais tarde em Metro Exodus e vale a pena usá-la. Aqui está o problema - a Bulldog dispara em rajadas de três tiros, o que aumenta a precisão e o alcance. A menor taxa de disparo baseada em rajadas não será problema, já que em Metro Exodus munição é sempre uma preocupação. A única desvantagem real é que é menos confiável do que a Kalash e precisará de ser limpa e reparada com mais frequência. É uma arma melhor, no entanto, e deverás absolutamente usá-la assim que a obtiveres.

Valve [Sniper Rifle]

A Valve é basicamente a tua única opção para um combate verdadeiramente de longo alcance em Metro Exodus, e esta é definitivamente a melhor arma para tal. Esta é a tua única sniper rifle, e funciona dessa forma - tem um enorme recuo e uma taxa de disparo mais lenta, mas obviamente é uma arma em que apenas um tiro poderá resultar numa morte. Isto é útil em certas situações mas, em geral, existem opções melhores para ocupares um slot para armas.

Tikhar [Air Rifle]

A Tikhar ser-te-á apresentada durante a história principal de Metro Exodus. Ela possui um dano reduzido mas é incrivelmente precisa e faz pouquíssimo ruído no seu estado padrão sem precisar de um silenciador - o que a torna na arma ideal caso queiras ser furtivo. No entanto, as suas balas existem em menor quantidade e geralmente precisam de ser criadas.

Helsing [Crossbow]

Mais tarde, em Metro Exodus, serás apresentado a outra nova arma silenciosa, mas mortal - a Helsing. Como o nome sugere, esta é uma besta que deveria estar a ser usado para derrubar vampiros, embora no Metro Exodus, é claro, sirva para matar bandidos. Para stealth, esta é uma das melhores armas do jogo, e também ajuda a aliviar as preocupações da munição - podes recuperar os parafusos dos cadáveres. Se as coisas correrem mal, também podes usar parafusos explosivos, estilo Rambo.

Como actualizar e personalizar as tuas armas em Metro Exodus

Ao escolher armas em Metro Exodus, uma coisa é fundamental: praticamente todas as armas do jogo podem ser actualizadas. Armas possuem um leque de peças - scope, visão, magazine, barril e assim por diante - e podes trocar partes de armas à vontade a fim de ajustares significativamente o seu funcionamento. Algumas armas que realmente têm um desempenho mediano como a ashot podem ser seriamente melhoradas mudando a sua carga; assim sendo, a força das armas pode ser melhorada e as suas fraquezas entorpecidas caso não estejas inteiramente satisfeito com o seu funcionamento sem quaisquer upgrades.

A primeira coisa que precisas de fazer para começares o processo de actualização de armas é encontrar alguns dos acessórios e peças de armas que podes usar. Nem todas as partes são compatíveis com todas as armas, então vais precisar de extrair o máximo que puderes do mundo do jogo. Alguns upgrades podem ser encontrados facilmente, mas a maioria será descartada pelos inimigos em Metro Exodus. Quando derrotares um inimigo, provavelmente vais olhar para baixo para roubares o seu loot. Olha também para a arma deles, que terão largado. Quando passas o rato sobre a arma, receberás uma solicitação para apanhá-la - e fica também de olho nas partes destacadas a laranja.

Este tom laranja representa partes da arma que ainda não tens. Podes ver um bom exemplo na foto acima. Se for uma arma totalmente nova, toda a arma será dessa cor. Também não precisas de apanhar toda a arma; dois comandos dar-te-ão a escolha entre trocar essa arma ou simplesmente remover as novas e excitantes peças de personalização de armas para levares contigo. Deves sempre apanhar estas partes; não há vantagens em deixá-las para trás.

Para depois aplicar as peças, basta abrires a tua mochila. Podes fazer isso em qualquer lugar do jogo e aplicar partes básicas, o que significa que podes até mesmo trocar algumas partes para um encontro específico que sabes que vai acontecer em determinada altura, e depois voltar ao estado original quando tiver terminado. Também podes executar trocas em qualquer mesa de trabalho, incluindo na Aurora, e geralmente sugerimos fazer mudanças maiores, como ajustar todo o teu load-out, em locais como este.

Como limpar as tuas armas em Metro Exodus

O mundo de Metro é sombrio e sujo, e nem mesmo as armas estão a salvo dos elementos. Todas as armas em Exodus possuem um status de limpeza - e quando uma arma começa a ficar suja, a sua confiabilidade diminuirá. As armas sujas estão mais susceptíveis a atrofiar e exigir um recarregamento antecipado, ao mesmo tempo que sofrem de uma redução do dano causado, o que significa que demorarás mais tempo a derrubar os teus inimigos. A única maneira de contornares esta situação é limpando bem as tuas armas e com frequência.

Só pode limpar as tuas armas em Metro Exodus numa mesa de trabalho. Sim, isto significa que não podes fazer isto usando a tua mochila em qualquer parte do jogo. Se estiveres preso no fundo de um túnel ou algo semelhante com uma arma atrofiada, a tua melhor opção é deixá-la e trocar por outra arma deixada cair por um inimigo. Caso contrário, deverás dirigir-te regularmente a mesas de trabalho em casas seguras e de volta na Aurora - e lá que encontrarás uma opção para limpares cada arma que tens actualmente contigo no menu de personalização de armas. Custa recursos, mas é uma manutenção vital.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Metro Exodus

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários