A actual geração de consolas está a chegar ao fim e, por mais alegrias que te tenha dado, começa a pensar nas despedidas porque as novas consolas estão aí à porta. Tendo em conta que as consolas actuais da Playstation e Microsoft foram lançadas em 2013, faz já 5 anos que estão presentes no mercado, o que significa que um novo ciclo está prestes a começar (a Pro e a X são simplesmente actualizações e não uma nova consola!)

Portanto, neste guia, vamos listar tudo aquilo que sabemos até então sobre a nova Xbox. Ainda pouca informação foi oficializada mas a Internet já anda num rebuliço com possíveis rumores da próxima consola e, como já é habitual, iremos actualizar esta página assim que soubermos mais informações.

Estás à procura de informações sobre a PS5? Não te preocupes, temos um guia inteiro dedicado à próxima consola da Sony onde reunimos diversas informações, como possível data de lançamento, primeiros jogos, entre muitas outras.

É conhecimento geral de que a Xbox One não teve o começo mais fácil: quando foi revelada, a mesma foi criticada pelo seu ênfase em televisão e outros tipos de entretenimento mas isso não impediu a consola de vender 40 milhões de unidades.

Agora, temos uma nova consola no horizonte e começam a surgir os primeiros rumores das suas características. Desta feita, é mais que provável que a Microsoft tenha cuidado extra de maneira a que os primeiros anos de vida da sua plataforma não sejam tão problemáticos.

xbox_scarlett_release_date_news_speculation_rumours

Qual será o próximo nome da Xbox One?

Muitos especulam que a próxima Xbox poderá chamar-se Xbox Two, seguindo os passos da Xbox One. No entanto, tendo em conta que a Xbox One veio no seguimento da Xbox 360, a questão numérica pode não ser um bom argumento.

Enquanto que nenhum nome oficial é revelado, teremos apenas de nos cingir ao seu nome de código: Scarlett. Claro está, é mais que provável que este não venha a ser o nome final da consola.

Qual será o poder da nova Xbox?

Para analisarmos a questão do poder, temos primeiro que olhar para o mais poderoso modelo das Xbox actuais: a Xbox One X. A consola melhorada da Microsoft possui um CPU AMD Jaguar 2.3GHz 8-core, ligeiramente superior à Pro, mas existe uma diferença chave que a distingue da sua "rival" da Sony: a GPU AMD Radeon com 6 Teraflop. Isto faz com que a X seja a consola mais poderosa existente neste momento no mercado, capaz de correr jogos a 4K nativos sem ter que sacrificar todo o grafismo do jogo.

Assim sendo, é bem possível que a nova Xbox seja baseada na tecnologia Zen 2 da AMD e, para além disso, poderá usar a tecnologia GPU da nova geração da AMD, que ainda não foi revelada.

Xbox_Scarlet.jpg.optimal

Crê-se também que a Scarlett tem como objectivo atingir o alvo de 4K a 60 FPS, algo que o actual hardware consegue mas não de uma forma generalizada.

Portanto, se partirmos do princípio que uma nova consola traz consigo uma potência acrescida, é seguro deduzir que a Scarlett será bem mais poderosa que a X. Existem ainda rumores de que a nova consola poderá ter retrocompatibilidade, o que significa que, se não adquiriste a One, poderás sempre jogar os seus jogos na Scarlett.

Quantas consolas serão lançadas?

Correm vários rumores de que a Microsoft poderá estar a produzir várias "consolas" - uma mais poderosa, outra mais fraca e ainda uma terceira com um propósito distinto. Mas qual a razão para a criação de uma terceira consola? Bem, basicamente, em vez de usares discos, os jogadores terão acesso a um serviço parecido com a Netflix, jogando directamente a partir dos servidores da Microsoft. Claro está, isto já foi testado no passado e não foi propriamente bem-sucedido. Terá a Microsoft alguma carta na manga?

As três consolas possuem já nomes de código, que podes ver a seguir:

  • Anaconda - equivalente à Xbox One X desta geração
  • Lockhart - equivalente à Xbox One S desta geração
  • Maverick - consola sem discos físicos

Segundo fontes, a Microsoft estará também a planear algo a que apelidaram de "Roma", uma funcionalidade que, em suma, consiste num serviço digital que entrega uma consola com serviços digitais pré-instalados

Poderá a Microsoft seguir uma abordagem semelhante à da Nintendo Switch?

Dado que a Nintendo Switch tem sido um enorme sucesso, existem alguns pedidos para que a Xbox 2 ofereça uma opção portátil. Isto é pouco provável, mas o que provavelmente veremos é o suporte completo a streaming da Xbox Two em dispositivos móveis graças ao Project xCloud. A Microsoft já demonstrou a tecnologia em smartphones e tablets, com os jogadores a usar o comando da Xbox ou controlos por toque, portanto, é possível que a tecnologia seja implementada no maior número possível de dispositivos, no futuro.

Poderá a Microsoft tornar-se líder no mercado?

A Sony está actualmente numa posição tão dominante em relação à PS4 que será quase impossível para a Microsoft derrubar a PS5 com a Xbox 2. O que a Microsoft vai querer fazer é garantir a sua presença no campo de batalha, sendo que uma repetição da sua estratégia de lançamento desastrosa da Xbox One é altamente improvável. A Xbox One foi lançada a um preço mais alto do que o da PS4, menos poder e confundiu os consumidores com um conjunto de recursos a jogos digitais que estavam à frente do seu tempo. Hoje, a Xbox está numa posição muito mais forte, mas ainda tem muito que trabalhar para cobrir terreno face à PlayStation. Para que a Microsoft tenha alguma hipótese no próximo confronto, a Xbox 2 deve ser a escolha padrão para jogos third-party (como a Xbox 360 foi para muitos jogadores durante essa geração) e os jogos first-party da empresa devem começar a cobrir as expectativas, como a Sony tem feito durante a vida útil da PS4.

Possível lista de jogos

Ainda pouco se sabe sobre a consola da Microsoft, quanto mais o possível catálogo com o qual a consola chegará. Podemos, no entanto, dar alguns palpites e muitos deles poderão ser cross-gen:

  • Starfield
  • Um novo Forza
  • FIFA 21
  • Um novo Call of Duty
  • Um novo Battlefield
  • Novo LEGO
  • Destiny 3
  • Gears of War (provavelmente, cross-gen)

Qual a data de lançamento da nova consola da Microsoft?

A resposta para essa pergunta está no segredo dos deuses. A melhor pista que temos até ao momento prende-se com uma afirmação de Brad Sams que diz que a nova consola será lançada em 2020. Claro está, tudo isto estará dependente de vários factores, incluindo a data de lançamento da PS5. Durante a E3 2018, o chefe da Xbox, Phil Spencer, revelou que a sua equipa estava já "bem por dentro da produção da próxima geração de consolas Xbox", o que significa que não devemos estar muito longe do seu lançamento. Aliás, é bem possível que a mesma seja oficialmente revelada em 2019.

Xbox_Scarlett_1_1031x450

Gostaste deste guia? Não te esqueças de dar a tua opinião na caixa de comentários. Como gostavas que fosse a nova Xbox? E que jogos gostavas que fossem lançados juntamente com a consola? Quero saber aquilo que achas!

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Mais artigos pelo Jorge Salgado