A Microsoft revelou pela primeira vez imagens de Anthem na E3 de 2017, mostrando o mais recente título da Bioware a correr numa Xbox One X. Agora que sabemos que Anthem chega dia 22 de Fevereiro de 2019, iremos actualizar esta página com informações essenciais, incluindo a data concreta de lançamento, detalhes das pré-reservas, entre outras informações.

Informação Essencial de Anthem

  • 22 de Fevereiro de 2019
  • Preço: A ser anunciado, mas deverá rondar os 60 euros
  • Plataformas: PC, PS4, Xbox One
  • Produtora: BioWare
  • Editora: EA
  • Género: Online Multiplayer Open World Shooter

Demo

Anthem chegará às lojas a 22 de Fevereiro, mas antes disso chegará uma demo sendo que a Bioware anunciou que a mesma ficará disponível a 25 de Janeiro para PC e Xbox One para aqueles que têm uma subscrição activa no EA Access / Origin Access. Os restantes jogadores terão acesso a 1 de Fevereiro no PC, Xbox One e PS4. O jogo já está oficialmente terminado e podes sempre conferir o nosso artigo onde enumerámos 6 coisas que nos deixaram entusiasmados com Anthem.

Como aceder à VIP Demo e Open Demo de Anthem

Portanto, existem duas demos, sendo que cada uma delas pode ser acedida de forma distinta. Em primeiro lugar, temos a Demo VIP.

Como aceder à VIP Demo de Anthem

Existem três formas de aceder à Demo VIP de Anthem. Terás de:

Se fores subscritor do Origin Access ou EA Access ou se fizeste pré-reserva através do Origin ou das lojas Xbox e PlayStation, ficarás automaticamente registado para a Demo VIP e não precisarás de um código. A Demo VIP pode ser descarregada a partir do Origin ou das lojas Xbox / Playstation sendo que, depois, só tens de iniciar sessão na tua conta da EA.

Nota que se fizeste a pré-reserva usando outros meios, terás de inserir um código para acederes à demo - o conselho da EA é que contactes as lojas onde fizeste a pré-reserva para receberes este código.

Finalmente, vale a pena notar que terás um item exclusivo para o jogo que mostra que participaste na Demo VIP.

Como aceder à Open Demo de Anthem

A Open Demo de Anthem é exactamente isso: uma demo aberta para toda a gente. Trata-se de uma demo à moda antiga, old-school - só tens que te dirigir para uma loja digital à tua escolha, pesquisá-la e descarregá-la para a poderes experimentar. Lembra-te que apenas estará disponível durante as datas listadas acima!

Na demo os jogadores vão poder progredir de nível 10 até nível 15. O facto de que vais começar a demo a nível 10 indica que não vais jogar o início do jogo. Em vez disso, a Bioware escolheu uma secção mais adiantada.

Relativamente a conteúdos, terás missões, um stronghold, acesso ao Fort Tarsis (uma grande povoação de humanos) e alguma jogabilidade livre. Fica o aviso de que o progresso da demo não será preservado para a versão final de Anthem. Não te esqueças que, para jogares a demo, terás obviamente de ter uma ligação à Internet.

Já se conhecem os requisitos de hardware que o teu PC precisa de cumprir se quiseres jogar a versão PC de Anthem.

Anthem - Requisitos Mínimos

  • OS: 64-bit Windows 10
  • CPU: Intel Core i5 3570 ou AMD FX-6350
  • RAM: 8 GB
  • GPU: NVIDIA GTX 760, AMD Radeon 7970 / R9280X
  • GPU RAM: 2 GB
  • HARD DRIVE: Pelo menos 50 GB de espaço livre
  • DIRECTX: DirectX 11

Requisitos Recomendados

  • OS: 64-bit Windows 10
  • CPU: Intel Core i7-4790 3.6GHz ou AMD Ryzen 3 1300X 3.5 GHz
  • RAM: 16 GB
  • GPU: NVIDIA GTX 1060/ RTX 2060, AMD RX 480
  • GPU RAM: 4 GB
  • HARD DRIVE: Pelo menos 50 GB de espaço livre
  • DIRECTX: DirectX 11

Expansões gratuitas

A BioWare confirmou que quaisquer episódios adicionais de história para Anthem serão gratuitos e que o jogo não terá Season Pass.

Mark Darrah, produtor em Anthem, confirmou que a sua equipa não quer dividir a comunidade e sente que todos devem ter acesso às narrativas adicionais.

Além disso, Darrah confirma que não existem caixas de loot ou qualquer factor aleatório nos seus itens opcionais - apenas poderás comprar itens cosméticos.

"Para a narrativa, não queremos dividir a audiência. Queremos que as pessoas descubram a mesma história ao mesmo tempo, por isso, nada disso estará bloqueado por qualquer tipo de pagamento", disse Darrah na PAX West.

Assim sendo, vão existir dois tipos de moeda in-game. Existe uma moeda chamada "Coin" que podes obter gratuitamente e existe uma moeda premium chamada "Shards" que obtens gastando dinheiro real.

Com a moeda premium podes comprar cosméticos como conjuntos de armaduras, emotes e decalques, mas refere que a maioria deles também podiam ser comprado com a moeda gratuita "Coin". Futuramente, o único conteúdo pago que a Bioware está a considerar são novos fatos Javelin.

Características do gameplay

No que diz respeito à dificuldade do jogo, tens inicialmente acesso aos três níveis tradicionais: fácil, normal e difícil. Mas assim que chegas a nível 30, vais desbloquear uma nova camada de dificuldades.

As dificuldades que vais desbloquear depois de chegares a nível 30 são Grandmaster 1, Grandmaster 2 e Grandmaster 3. Quanto mais elevada a dificuldade, mais resistentes serão os inimigos, mas em contrapartida terás uma maior chance de encontrar Masterworks.

Para a dificuldade mais elevada, Grandmaster 3, o jogo recomenda que tenhas um Javelin de raridade lendária. As peças de armadura lendárias são as mais raras do jogo. No total existem seis níveis de raridade: comum, incomum, raro, épico, masterwork e lendário.

Foi também revelado que, após feedback por parte dos jogadores, foi criado um espaço social em Anthem onde 16 pessoas se podem reunir após missões e conviver, descansar e depois escolher um novo contracto.

Anthem na E3 2018

Na conferência da EA na E3, foi anunciado que Anthem seria lançado dia 22 de Fevereiro - para além disso, um novo trailer do jogo foi revelado, que podes ver já a seguir.

Bónus Pré-encomenda

Para além da revelação da data de lançamento de Anthem, a EA também anunciou vários bónus de pré-venda para o jogo de ficção científica. Aqueles que pré-encomendarem o jogo irão "receber acesso VIP a uma demo e um banner Founders único", de acordo com a EA. Se pré-encomendares a edição Legion of Dawn de Anthem, receberás o "conjunto completo de Pacotes de Armadura Legion of Dawn (incluindo o Pacote de Armadura do Javelin Ranger Legion of Dawn), e um acessório para o Javelin Ranger". Caso encomendes a versão padrão de Anthem, receberás equipamento para o Javelin Ranger.

Gameplay de Anthem

No entanto, foi também revelada uma nova porção de gameplay do jogo onde podes ver as mais diversas facetas do jogo em acção. Podes ver esse gameplay já a seguir:

Que outras informações foram reveladas? Bem, ficámos a saber que Anthem é um jogo sempre online - ou seja, não poderá ser jogado se não estiveres ligado aos servidores. Para além disso, não existirão modos PvP, focando-se na experiência singleplayer e na vertente cooperativa, onde poderás partilhar loot e até roubar os itens a outros jogadores. Não terás companheiros controlados pela inteligência artificial, se não quiseres jogar sozinho, terás de convidar amigos ou entrar na sessão deles, mas somente quem inicia essa partida poderá tomar decisões na história.

A BioWare revelou também que o jogo correrá a 30fps nas consolas e no PC correrá num rácio de fotogramas livre, dependendo do equipamento que tens.

Foi ainda confirmado que será possível destruir alguns elementos dos cenários e que não existem locais como deserto ou zonas com neve.

Apesar de ser possível nadar, não terás combates debaixo de água.

A equipa focou-se em criar uma história que desse para ser expandida ao longo de vários anos, combinando aspectos sociais com narrativas singleplayer, num mundo de coisas prontas para serem descobertas. Terás de usar estes fatos para sobreviveres neste mundo, que te irá tentar matar - existem 4 javelins: Ranges, Colossus, Intercepter e Storm, cada um com uma característica distinta. O Ranger é mais geral, podendo fazer várias coisas - desenhado para combate 1-1. O Colossus é mais pesado, mais especializado, capaz de destruir o ambiente.

Não te esqueças de conferires a nossa página onde nos debruçamos em pormenor sobre cada Javelin.

Em termos de customização, poderás personalizar os javelins, equipamento, paintjobs e mesmo a geometria do fato para reflectires o teu estilo. Poderás comprar alguns itens cosméticos mas saberás sempre aquilo que compras - não tens a habilidade de gastar dinheiro em qualquer item que te beneficie.

Um comentário do chefe da Bioware, Casey Hudson, assegurou também os fãs que Anthem não iria repetir os mesmos erros que Mass Effect Andromeda. De acordo com Hudson, a BioWare aprendeu com os seus erros em Andromeda e que Anthem seria “diferente de tudo aquilo que alguma vez jogaste”. Sem dúvida, uma afirmação ousada.

Demo de Anthem da E3 2017

Quando a demo de Anthem começa, encontras-te num mercado futurista. A natureza futurista de Anthem foi revelada durante um breve teaser na apresentação da EA a 10 de Junho, mas esta foi a primeira vez que tivemos um olhar mais detalhado sobre o mundo onde Anthem decorre.

A demo gameplay começa em modo primeira pessoa (apesar do jogo ser jogado numa perspectiva terceira pessoa), onde o jogador é abordado por outra personagem, que necessita de ajuda com um assunto do lado de fora da Muralha, que defende toda a humanidade dos perigos do vasto mundo aberto. Ao aceitares a missão, a personagem entra num Exosuit, numa versão chamada Ranger, enquanto a outra personagem usa a versão Colossus, sendo que este modelo corresponde à classe dos tanques do jogo.

Os Exosuits, ou Javelins, permitem aos seres humanos obterem habilidades sobre-humanas: são capazes de voar e propagarem-se pela água e ainda usar mísseis e ondas de choque.

Parece que um dos ângulos de Anthem está relacionado com loot, já que, num determinado momento, uma personagem agarra numa nova e melhor arma do corpo de um inimigo caído e tanto ela como a personagem no Colossus Javelin fazem uma referência sobre o facto dessa arma ser bem mais forte.

A meteorologia, enquanto estás a vaguear pelo mundo aberto, pode também ter um efeito dramático sobre as missões. Vimos uma intensa tempestade interromper o gameplay nesta demo de Anthem, e os planos forma todos por água abaixo, sendo que as personagens humanas foram forçadas a retirarem-se e procurarem refúgio.

Um conjunto variado de vida animal pode também ser encontrado no mundo aberto - apesar de alguns serem amigáveis, outros irão atacar-te mal te vejam. Vimos duas criaturas parecidas com cavalos a galoparem ao lado das duas personagens num determinado momento - sendo posteriormente mortas por uma criatura ainda maior, do qual os humanos tiveram que fugir.

Anthem foi estruturado para criar uma experiência única em que controlas a tua própria história, mas a tua história decorre num mundo multi-jogador em constante evolução.

No entanto, apesar de estar preparado para realçar o melhor de uma comunidade online, poderás jogar Anthem a solo, caso assim prefiras.

A Digital Foundry fez uma análise à performance de Anthem na Xbox One X e examinou se o mesmo cumpre a promessa de 4K nativos na consola.

Existia alguma especulação de que a demo de Anthem mostrada na conferência da Microsoft na E3 de 2017 estava, de facto, a corre num PC. Este mito foi posto de lado depois de Patrick Soderlund da EA revelar à Digital Foundry que se tratava de uma demo real-time a correr na Xbox One X.

Que tipo de jogo é Anthem?

Anthem parece ser um grande mundo partilhado que segue a mesma veia de Destiny (se bem que jogado da perspectiva em terceira pessoa), mas parece que a história irá consistir numa grande parte da experiência.

Drew Karpyshyn, um veterano da BioWare que trabalhou como designer e escritor em múltiplos projectos incluindo Mass Effect e Mass Effect 2 (escritor principal), está a trabalhar em Anthem. Estas notícias são excelentes para quem estava preocupado que o jogo iria colocar a narrativa em segundo plano em prol de combate multiplayer.

No que diz respeito ao tipo de jogo que Anthem vai ser, Aaryn Flynn da BioWare (director geral do estúdio e vice presidente) afirmou que o jogo vai ser mais "fantasia científica" que "ficção cientifica hardcore", como podes ver em Mass Effect.

"Encontra-se num género que chamamos fantasia científica, tal como nos universos de Star Wars e da Marvel. Vês muitas coisas fantásticas a acontecerem mas não te preocupas demasiado sobre o porquê de estarem a acontecer ou como estão a acontecer; a ciência por trás."

"Mass Effect é uma IP com uma temática de ficção científica mais hardcore”, Flynn acrescentou. “Anthem é mais sobre diversão num mundo de jogo que é vivo, exótico e que realmente te prende."

Anthem - Labirinto de Milho

A BioWare lançou um outro vídeo de Anthem que mostrava um labirinto de milho criado para promover o jogo. O vídeo mostra o labirinto a ser construído e contém membros da equipa a falarem sobre o processo. Podes vê-lo já a seguir.

Anthem é confirmado como um Projecto de “10 anos” para a EA e BioWare

A EA falou sobre o tempo que vê a parceria entre a editora e a Bioware com Anthem, sendo que os comentários do vice presidente da EA, Patrick Soderlund, no Xbox Daily Dhow eram muito semelhantes àquilo que foi dito pela Activision sobre Destiny - um jogo que muitos associam a Anthem.

"Anthem é um jogo social onde tu e os teus amigos podem embarcar em missões e jornadas”, revela Soderlund. "É um jogo no qual já trabalhamos há quase quatro anos. E é um jogo que - assim que o lancemos no próximo ano - será o início de uma jornada de 10 anos para nós."

Controvérsia do Trailer de Anthem na PS4

Anthem fez notícia pelas razões erradas em Junho de 2017, quando um trailer do jogo apareceu no PlayStation YouTube Channel. O trailer mostrava gameplay da E3 2017, mas com os comandos da PlayStation 4. Presumia-se que se tratava de imagens da versão PS4 do jogo, mas espectadores com olhos de lince repararam que algo não batia certo - os botões possuíam outros símbolos por abaixo.

anthem_screen

Depois desta situação embaraçosa para a EA, foi revelado que se tratava mesmo do vídeo da Xbox One X original com os comandos da PS4 por cima, algo que não é propriamente novo no mundo gaming mas que, devido à edição desastrosa, captou a atenção de pessoas por todo o mundo.

Anthem ainda não foi visto a correr em hardware da Playstation.

Apesar desta ser toda a informação que temos para já sobre Anthem, não te esqueças que iremos actualizar esta página assim que mais se saiba sobre o jogo. No entanto, podes já marcar dia 22 de Fevereiro na tua agenda, pois essa é a data de lançamento de Anthem!

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Mais artigos pelo Jorge Salgado

Comentários (11)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Anthem: Classes, Javelins, Armas, Ataques e Habilidades

Todas as informações sobre as quatro classes presentes no jogo.

Anthem Ember Pieces - Onde encontrar Embers e para que servem Embers

Como encontrares Ember Pieces e qual o seu uso em Anthem.

Anthem Legion of Dawn - como obter a armadura Legion of Dawn e redimir itens da pré-reserva

Como obter o equipamento Legion of Dawn quando começares Anthem.

Vídeo compara a física de Crackdown 3 com a do primeiro jogo

Há coisas que estão melhores no primeiro.

Últimas

Vídeo compara a física de Crackdown 3 com a do primeiro jogo

Há coisas que estão melhores no primeiro.

Sony oferece Rainbow Six Siege na compra de 12 meses de PS Plus

Mas a oferta é apenas para quem nunca subscreveu.

Novidades PlayStation Store - Anthem e DiRT Rally 2.0 a caminho

Beta de Trials Rising pronta para download.

Destiny 2: Renegados a 20€ na Xbox Store

Red Dead Redemption 2 a 49€.

Sony Japan anuncia o fim da produção da PS Vita

Brevemente deixará de vender a consola.

Publicidade