Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Cheater de GTA Online obrigado a pagar 150,000 dólares à Take Two

Tudo por causa de um programa que gera dinheiro ilimitado.

Não é propriamente segredo que GTA Online revelou-se um mega sucesso para a Take-Two. Mas a editora não foi a única entidade a desfrutar deste sucesso.

Jhonny Peres, um americano da Flórida, foi acusado no tribunal de Nova Iorque de quebrar direitos de autor, tendo sido penalizado tanto com uma multa de 150.000 dólares como com os custos legais.

Qual a razão? Perez foi o responsável pela criação de um programa denominado Elusiv que permitia a qualquer jogador enganar as regras e economia do jogo, podendo inclusive gerar dinheiro ilimitado.

A Take-Two tomou acção face ao panorama, contactando Perez e obrigando-o a cessar a venda e distribuição do software. Apesar do arguido ter parado as vendas de Elusive, todos os contactos posteriores feitos pela Take-Two não obtiveram qualquer resposta, incluindo quanto dinheiro o próprio facturou com o cheat e se poderiam chegar a um acordo em tribunal.

A editora viu-se então obrigada a colocar um processo sobre Perez e, uma vez que o arguido não se apresentou em tribunal, saiu vencedora. O tribunal concluiu que a Take-Two "recebeu danos irreparáveis por parte da conduta do Senhor Perez" e que "o Programa poderá ter causado danos à reputação da Take-Two na manutenção de um ambiente de jogo, desencorajando outros utilizadores de compras e gameplay futuro".

Assim sendo, Jhonny Perez terá de pagar não só 150.000 dólares à Take-Two pelos danos causados mas também 70.000 dólares extra pelas taxas legais.

Read this next