Kingdom Hearts 3 chegou finalmente e, debaixo de toda a magia Disney, temos um RPG profundo e completo. Seguem-se as nossas dicas para dominares todos os sistemas do jogo.

Uma das características mais interessantes da franquia Kingdom Hearts como série é o facto de te poder apanhar desprevenido devido ao seu charme e fantasia. Estás tão ocupado a passear e desfrutar destes mundos familiares da Disney - com personagens igualmente familiares - que pode ser fácil esqueceres-te de alguns dos aspectos mais profundos do jogo. Pode parecer tudo simples e fácil a olho nu mas, se prestares atenção, verás que não é sempre assim: se fores esperto e realmente estiveres atento, existe muito mais a descobrir - e KH3 apresenta os sistemas de combate e RPG mais bem-sucedidos da série até hoje.

Nesta página, apresentamos algumas dicas de recursos aos quais deves prestar especial atenção e outras coisas a serem consideradas à medida que te aventuras neste mundo, a derradeira aventura para Sora, Donald e Pateta. Estás preparado?

kingdom_hearts_3_2

Escolhe os ataques especiais com sabedoria - e não faças nada à toa

Uma nova adição importante em Kingdom Hearts 3 são ataques especiais, movimentos únicos que podem ser desencadeados lutando contra inimigos e criando combos. Esses ataques assumem várias formas diferentes; às vezes, eles consistem em ataques de grupo com membros da tua equipa, outras vezes, eles colocam-te numa atracção ao estilo do parque temático da Disney; podem ainda envolver uma troca do formato da keyblade e muitos são também sensíveis ao contexto, dependendo da tua localização e situação.

Quando um ataque especial aparece, ele ficará em destaque acima do teu menu de acção de batalha com um temporizador e uma instrução para apertar um botão (Triângulo ou Y) para activá-lo. Em algumas situações, podes até aperceber-te que tens vários ataques especiais disponíveis, e é aí que esta dica entra em jogo.

Em primeiro lugar, lembra-te que podes escolher entre ataques. Quando mais do que um estiver disponível, clica em L2 / R2 ou LT / RT, dependendo da tua plataforma. Isto alternará entre as habilidades disponíveis, com aquela que está pronta a ser activada realçada. Em segundo lugar, depois de lançares um ataque especial, não basta carregares em botões à toa, por mais tentador que seja. Alguns desses ataques parecem-se mesmo com mash-fests (como o Pirate Ship ou o ataque com foguetes de Toy Story) mas, na verdade, eles são mais devastadores se prestares atenção e inserires os comandos no timing certo ou mirando com mais cuidado.

Domina esses dois aspectos dos teus ataques especiais e terás a vida facilitada em combate, mesmo em dificuldades mais altas ou se estiveres um pouco abaixo do nível.

kingdom_hearts_3_6

Cozinhar é algo revolucionário, por isso, fá-lo muitas vezes para obteres recompensas

Parece que as equipas por trás de Kingdom Hearts 3 e Final Fantasy 15 estiveram a espreitar os apontamentos uma da outra - pelo menos um pouco - e um dos principais sistemas que os dois jogos têm em comum é cozinhar e comer. Em KH3, tudo é impulsionado por Remy, o rato de Ratatouille, que conhecerás logo no início do jogo depois de teres jogado o primeiro mundo do tutorial.

Assim que este sistema seja desbloqueado, deves usá-lo constantemente. Ingredientes podem ser encontrados no mundo, tanto em crescimento normal como em caixas ao estilo fast food que podes destruir com a tua keyblade para retirares o seu conteúdo. Os ingredientes também podem ser encontrados nas lojas do Moogle que encontras em áreas centrais e perto de muitos pontos de economia nas tuas aventuras. Agarra todos os ingredientes que conseguires. Alguns alimentos também podem ser comprados directamente, embora isso seja menos económico.

Terás de voltar a Twilight Town para cozinhares no Bistro, mas valerá a pena. Cada refeição tem um pequeno mini-jogo anexado e, em seguida, podes armazenar refeições no teu inventário e consumi-las conforme necessário. Abastece-te e, então, come-as para obteres buffs para cada uma das tuas estatísticas principais - Força, Magia, Defesa, HP e MP. Cozinhar frequentemente também irá render-te algumas recompensas bónus do Tio Patinhas.

kingdom_hearts_3_15

Se não gostas da forma como o Donald e o Pateta agem, ajusta a IA

Um meme tradicional entre os jogadores de Kingdom Hearts é o facto de Donald ser extremamente inútil em curar-te quando realmente precisas de cura, muitas vezes deixando Sora morrer uma morte prematura. Donald continua a ser o mesmo idiota em Kingdom Hearts 3, mas algo que vale a pena ter em mente é que tens uma boa quantidade de controlo sobre os membros do teu grupo - e, por isso, vale a pena mergulhar nos menus e ajustá-los além dos valores padrão.

Para procederes à personalização, abre o menu e clica em Personalizar. Lá, podes configurar os atalhos vitais para o próprio Sora e customizar o menu de comandos, mas também podes ajustar os teus membros do grupo (ou como é referido em KH3, amigos de Sora) - incluindo Donald, Pateta e os amigos temporários que se juntam a ti nos mundos da Disney. Existem opções aqui sobre como eles devem atacar, sendo que os podes ter por perto a apoiar-te ou assumir uma postura mais ou menos agressiva, além de opções realmente úteis sobre como e quando usar itens curativos ou mágicos. Pode ser que o Donald não te decepcione com tanta frequência desta vez...

kingdom_hearts_3_ps4_13

Link Attacks (aka Summons) são úteis para seres curado gratuitamente

MP desaparece bem depressa em Kingdom Hearts 3 e nem sempre vais querer gastar os teus preciosos Munny em itens de cura - e, como resultado, poderás ficar entre a espada e a parede quando te encontrares com muito pouca saúde e com os inimigos perigosamente perto de ti. Se isso acontecer, considera um Link Attack - o equivalente a summons de KH3.

Link Attacks invocam uma personagem única para um ataque especial que se assemelha aos outros especiais do jogo - embora estes sejam mais personalizados e contem com participações especiais de personagens como Simba e Wreck it Ralph. Qual a parte boa: usar um link attack restaura totalmente a saúde de Sora. É uma cura grátis e causará muito dano caso uses o ataque correctamente.

kingdom_hearts_3_xbox_one_07

Experimenta não só a keyblade, mas diferentes load-outs em batalha - depois faz upgrade

Em Kingdom Hearts 3, Sora pode agora equipar três keyblades diferentes de uma só vez, alternando entre eles com um pequeno toque no D-Pad. No momento em que terminares o teu segundo mundo em KH3, terás acesso às três keyblades - e agora? Bem, não consideres apenas os pontos fortes e fracos de cada keyblade individualmente. Em vez disso, analisa a forma como teu load-out funciona em conjunto.

O que eu quero dizer é isto - enquanto que a keyblade é uma arma corpo-a-corpo, algumas serão mais indicadas para força bruta a curto alcance, enquanto outras serão melhores para combos a meia distância e mais rápidos. Algumas delas podem ser mais adequadas como lançadores - e, claro, tens as transformações, movimentos especiais e finishers associados a cada blade.

Planeia com cuidado e verifica como as armas que escolheste funcionam juntas e, ao estabeleceres um conjunto que funcione para ti, comece a melhorá-lo usando o recurso Workshop nas lojas de Moogle. Irá custar recursos mas, a longo prazo, valerá a pena.

kingdom_hearts_3_8

Usa a câmara - tem mais funcionalidades do que tirar selfies divertidas

Quando chegares a Twilight Town no início de Kingdom Hearts 3, serás apresentado a uma nova mecânica do jogo (e, novamente, também presente em Final Fantasy 15) - a câmara no novo telefone de Sora. Este dispositivo pode obviamente ser usado para as maluquices do modo foto, e KH3 tem uma óptima câmara para selfie e ainda fantásticas reacções e poses para as personagens e membros do teu grupo - é um recurso divertido por si só.

No entanto, não se trata apenas de uma funcionalidade divertida - vais querer usá-la! Por um lado, o workshop da loja do Moogle para upgrades de keyblades também tem uma secção onde podes "inspirar" os Moogles com fotos de todo o mundo. Eles fazem solicitações e, se fotografares o item pedido, serás recompensado. Vale a pena fazer isso, pois as recompensas são significativas e as tarefas são relativamente fáceis. Além disso, as fotos tiradas com "símbolos de sorte" são fundamentais para desbloqueares o final secreto de Kingdom Hearts 3 - algo que é sugerido quando desbloqueias o recurso da câmara pela primeira vez.

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Mais artigos pelo Jorge Salgado

Comentários (0)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Últimas

Star Wars Jedi: Fallen Order chega no final de 2019, confirma Disney

Figuras, brinquedos e livros do jogo anunciados para Outubro.

Castlevania em formato Pop! da Funko

Personagens transformados em figuras.

Filme Detective Pikachu recebe novo teaser

Pikachu e a magia dos Pokémon.

Joga Resident Evil 2 com Regina de Dino Crisis graças a Mod

Comunidade PC criou vários mods para o jogo da Capcom.

Publicidade