Death Stranding - Data de Lançamento, Personagens, Teorias, Engine, e tudo o que sabemos

Actualizado com as informações e vídeos do TGS 2019.

Nascido a partir da saída de Hideo Kojima e Yoji Shinkawa da Konami, o Death Stranding foi anunciado como um jogo exclusivo da Playstation 4, o qual seria financiado e publicado pela Sony.

À medida que a produção do Death Stranding avança, é inevitável que sejam anunciadas mais informações sobre este jogo misterioso. Por isso, assegura-te que te mantens atento a este Guia, pois iremos atualizá-lo à medida que saiam novas informações.

Death Stranding - Vídeo e informações da TGS 2019

Com a data de lançamento de Death Stranding cada vez mais próxima, Kojima aproveitou o TGS 2019 para mostrar quase 50 minutos de gameplay do jogo e que nos dá talvez o olhar mais claro daquilo que o mesmo contém, incluindo as suas mecânicas, formas de locomoção, bosses, entre uma série de outras informações.

Logo no início do vídeo vês Sam a preparar-se para uma das suas entregas. Uma das coisas que tens de fazer é pegar no teu equipamento e equilibrar a carga, que pode ser colocada tanto nas costas como nos braços.

Numa das secções mais surpreendentes, podes ver uma luta entre Sam e um gigantesca criatura reminiscente a um tigre gigante coberto de tentáculos e que te dá uma ideia mais concreta do funcionamento do combate em Death Stranding e das armas que terás ao teu dispor.

Foi também revelada uma mota que, certamente, irá ajudar a tornar a transição pelo mapa mais suave e rápida.

O melhor mesmo é veres o vídeo já a seguir:

Death Stranding na Gamescom 2019

Durante o Opening Night Live, que deu início à Gamescom 2019, Hideo Kojima esteve presente para apoiar o seu amigo Geoff Keighley, que será apresentado em Death Standing como um NPC, e partilhou mais gameplay do jogo.

Novo trailer / Data de lançamento

O dia 29 de Maio de 2019 marca uma ocasião especial para Death Stranding: para além de recebermos um longo mas sensacional trailer, já sabemos a data de lançamento do mesmo! Assim sendo, poderás jogar este exclusivo no dia 8 de Novembro de 2019.

Como dissemos anteriormente, Death Stranding recebeu um novo trailer - que podes ver a seguir - que mostra um pouco mais sobre a história do jogo e as suas mecânicas, se bem que ainda não esclarece totalmente qual a temática do mesmo.

Para além disso, foi também anunciada uma Collector's Edition que te permitirá adquirir o jogo com diversos extras: o jogo (obviamente), uma Steelbook, Baby Pod, caixa de transporte, a banda sonora em formato digital, 10 avatars PS4, e diversos itens in-game para personalizar Sam.

D7vyQ_9U0AARtyl

Foram também revelados uma série de posters que mostram as várias personagens presentes no jogo, interpretadas por nomes de peso como Norman Reedus, Madds Mikkelsen, Léa Seydoux, Lindsay Wagner, Margaret Qualley, Tommie Earl Jenkins, Troy Baker e Guillermo Del Toro. Podes vê-los já a seguir:

Por fim, confere a seguinte galeria com imagens do jogo a correr na PS4 Pro:

Death Stranding na E3 2018

Como a Sony tinha avisado, Death Stranding iria estar presente, de algum modo, na E3 2018 - essa presença confirmou-se através de um novo trailer do misterioso trailer de Hideo Kojima, que podes ver já a seguir:

Como seria de esperar num trailer de Death Stranding, nada foi revelado de forma completamente esclarecedora e apesar de assistir a momentos muito fortes, ainda ficamos com dúvidas sobre o conceito do jogo.

Segundo Kojima, Sam, interpretado por Norman Reedus, não é o típico protagonista que encontras em muitos jogos, não é um tipo do estilo militar, é mais uma espécie de homem de trabalho.

No trailer também foram apresentadas duas novas personagens, interpretadas por Lea Seydoux e Lindsay Wagner, duas actrizes que Kojima admira imenso e terão um papel muito importante em Death Stranding.

Mas as informações sobre o jogo não ficaram por aqui: numa conversa com Geoff Keighley, Kojima referiu que haverá apenas uma personagem, o protagonista Sam, interpretado por Norman Reedus, apesar dos rumores que apontavam para a hipótese de vários heróis.

Quanto ao combate, Kojima salientou que haverá armas, mas estas poderão afinal não ter uso como meio de ataque mas preventivo, já que será possível terminar o jogo sem disparar de forma letal. "Poderás disparar, mas nem sempre é a opção ideal para avançar no jogo", referiu Kojima, o criador da série Metal Gear.

Outras informações

Vale a pena referir que as gravações inglesas já foram feitas, sendo que podes ver na imagem de Twitter já a seguir os bastidores das gravações japonesas:

Em Maio de 2019, Kojima usou também a sua conta do Twitter para dar mais um gostinho daquilo que nos espera, através de um breve teaser que podes ver a seguir.

Para além disso, Kojima viajou recentemente à Holanda para visitar os estúdios da Guerilla. Segundo os principais criativos da Guerrilla Games, que criaram Horizon Zero Dawn em 2017, Death Stranding é um jogo "impressionante" e para o qual apenas têm grandes elogios.

Mathijs de Jonge, director de Horizon Zero Dawn, afirma: "Muito impressionante o que vimos hoje, deixou-me sem palavras..."

Já Dennis Zopfi, um dos principais responsáveis pelos robôs e combate na aventura de Aloy, afirma "Não consigo parar de pensar no que vi hoje...intrigante, lindo, comovente, misterioso, espantoso, artístico, entusiasmante, envolvente, inspirador, magistral".

Data de Lançamento e Engine

Neste momento o jogo ainda não tem data de lançamento, o que é compreensível. A Kojima Productions fechou após os problemas que ocorreram na Konami em Julho de 2015, e reabriu como um estúdio independente em Dezembro do mesmo ano. Após anunciar uma parceria com a Sony no início de 2016, Kojima e o produtor Mark Cerny passaram duas semanas a viajar à volta do mundo, com o objetivo de procurar um engine para usar no jogo.

A equipa acabou por escolher o Decima Engine, o motor usado pela Guerilla Games no Horizon Zero Dawn, e o jogo entrou totalmente em produção no ano de 2017. Como tal, é mais que compreensível a ausência de uma data de lançamento, ou de uma estimativa realista.

Ainda assim, Norman Reedus, um dos actores de Death Stranding, revela alguma informação mais precisa sobre a data de lançamento do jogo, de acordo com a Gematsu.

"Penso que chegará no início do próximo ano, tenho mais três sessões de captura de movimentos aqui em Nova Iorque na próxima semana," disse Reedus após ser questionado sobre quando o jogo ficará disponível.

1

Sobre este misterioso jogo de Kojima, Reedus diz que é um jogo diferente, um jogo inesperado.

"Não é o tipo de jogo onde matas todas as pessoas na sala. É um jogo sobre reunir pessoas. A forma como o jogas, estás a construir pontes entre aqui e ali, outras pessoas estão a fazer o mesmo e quando conectas e o personagem ao qual dou vida, ele tem uma fobia de ser tocado e consoante jogas o jogo essa fobia desaparece."

"É complicado, mas assim que o conheces, não parece tão complicado. Está constantemente a surpreender-te com decisões de todo o lado e o que enfrentarás, é um jogo realmente bravo."

"É visualmente espantoso e a história por detrás dele, está num outro nível. Não é Pac-Man, não é simples, mas a filosofia por detrás dele pode ser compreendida por todos."

Ludvig Forssell, o compositor que trabalhou com o Hideo Kojima no Metal Gear Solid V, vai formar equipa com o Kojima Productions com o objetivo de desenvolver a vertente musical do Death Stranding. Apesar de ainda não ter sido revelado nenhum artwork, sabe-se que Yoji Shinkawa, o responsável pela estética e visuais de todos os jogos da Kojima Productions, vai trabalhar em Death Stranding.

Sistema de Nevoeiro usado no Death Stranding

A tecnologia apresentada no evento Siggraph 2017 (via Dualshockers), em Los Angeles, mostra a solução que a Kojima Productions desenvolveu para o sistema de nevoeiro. O motor Decima já tem de base um sistema de dispersão atmosférica que se relaciona com as nuvens e a iluminação, mas o estúdio de Kojima queria algo melhor para atingir o foto-realismo.

O sistema em questão pode ser visualizado em baixo. A vantagem desde sistema é que permite manipular a quantidade de nevoeiro e a sua coloração. O nevoeiro é calculado quando a cena é renderizada.

O seguinte vídeo mostra o sistema de nevoeiro numa das cenas do jogo. O sistema tem como base dois tipos de meteorologia précomputados: solarengo e nevoeiro denso. A vantagem é que existe um modelo de nevoeiro em altura que recebe informação da luz solar de um modelo précomputado separado.

Personagens do Death Stranding

Quando o Hideo Kojima foi abordado acerca do gameplay design central do Death Stranding, Kojima descreveu o jogo como um título "quasi-action", incorporando diferentes elementos. O produtor nipónico realçou que o jogo vai incorporar elementos de jogos de ação, tais como "pontapear, desferir golpes, e disparar", apesar de em Death Stranding estes elementos serem uma forma de comunicação.

Por outro lado, Norman Reedus, o qual se tornou extremamente famoso na série televisiva The Walking Dead, foi o primeiro personagem a ser apresentado no jogo, aparecendo no debut trailer da E3 2016. Neste trailer enigmático, Reedus acorda numa praia com um bebé ao seu lado, e contempla a linha costeira, repleta de criaturas marinhas mortas.

No segundo trailer do Death Stradning, o qual foi revelado pelo Kojima na PSX 2016, descobrimos que Guillermo del Toro e Mads Mikkelsen vão ser personagens deste jogo, com Mikkelsen a desempenhar o papel do antagonista. Enquanto que o Mikkelsen vai ser o vilão do jogo, ainda não se sabe qual vai ser o papel que Guillermo vai representar no jogo, mas sabemos que vai haver dois personagens principais, o Norman Reedus e uma protagonista do sexo feminino, a qual ainda não foi revelada.

Num twitter publicado em 7 de Junho de 2017, Hideo Kojima pediu desculpa aos fãs, pois o Death Stranding não estaria presente na E3 deste ano. Os fãs estavam ansiosos, pois o trailer do jogo foi apresentado na E3 2016, e esperava-se que Kojima trouxe-se mais informações no evento deste ano, mas isso não aconteceu.

Stefanie Joosten vai estar no Death Stranding?

Em Abril de 2017, Stefanie Joosten publicou no seu Twitter uma fotografia sua perto de um poster com o actor Mads Mikkelsen, o qual também estará presente no jogo, e isso foi o suficiente para alguns sugerirem que a actriz pode também estar envolvida no projecto. Joosten fez o papel de Quiet em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain, e já se sabe que Kojima gosta de trabalhar com pessoas com quem já trabalhou no passado.

De seguida, surgiu mais uma situação que aponta para que ela esteja mesmo presente no jogo. Em Maio de 2017, foi publicado um tweet na conta oficial de Mads Mikkelsen com um artigo de um site que falava sobre o tweet de Joosten. No entanto, o que é ainda mais curioso, é que pouco tempo depois a conta de Mikkelsen apagou o referido tweet. Se visitares a página do Twitter dele agora, já não serás capaz de encontrar o tweet em questão.

Neste momento o envolvimento da actriz no jogo ainda não foi confirmado oficialmente. Vamos ter de aguardar pela confirmação para descobrir se de facto Stefanie Joosten marcará presença em Death Stranding. Será que vai ser esta atriz a misteriosa personagem principal feminina?

Teorias dos Fãs

Podemos não saber quase nada sobre a narrativa do Death Strangind, mas isto não impediu a internet de começar a fazer teorias sobre qual será a história por detrás deste jogo.

Uma destas teorias defende que o Death Stranding se vai focar na preservação da natureza. O termo "Cetacean stranding" descreve um evento no qual uma criatura marinha fica encalhada em terra, acabando por morrer devido à falta de água salgada. Esta teoria foi baseada no título do jogo, Death Stranding, e no debut trailer do jogo, no qual podemos ver várias criaturas marinhas na praia.

O primeiro trailer do Death Stranding começou com uma citação de William Blake, o qual acreditava que os humanos nascem com uma pré-disposição para a fé e religião. Segundo alguns jogadores, o bebé pode representar a fé e religião, enquanto que as lágrimas que o Reedus derrama podem ser lágrimas de alegria, pois pode ter acabado de descobrir a fé através da criança. Para além disso, Reedus tem uma cicatriz em forma de cruz no estômago, a qual pode ser relacionada com a cruz cristã.

Após o lançamento do trailer que inclui o Guillermo del Toro, surgiu uma nova teoria. Nesta teoria, os fãs descobriram que sincronizares os dois trailers em perfeita harmonia, o bebé do segundo trailer acorda no mesmo momento em que o bebé desaparece no primeiro trailer. Como podes adivinhar, isto causou ainda mais dúvidas, em vez de dar respostas, pois especulava-se que o personagem representado por Guillermo poderia estar a roubar o bebé do Norman Reedus.

Para além dos personagens que apresentamos acima, e do sistema de nevoeiro usado no jogo, pouco mais se sabe sobre o Death Stranding. Tendo em conta o progresso da produção deste jogo, tão cedo não irá ser lançado, mas iremos manter esta página atualizada à medida que saiam novas informações.

Publicidade

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (31)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários