Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

La Casa de Papel - Temporada 3 - Como será a nova temporada do fenómeno da Netflix?

Especulamos sobre o regresso de Berlim e mais.

Nota: o seguinte artigo contém spoilers de La Casa de Papel. Caso ainda não tenhas visto a série e não queiras saber nada sobre a narrativa da mesma, recomendamos que pares aqui.

A não ser que tenhas vivido longe das redes sociais em 2018, deves saber que uma série revelou-se um valente fenómeno em Portugal - e um pouco por todo o mundo: La Casa de Papel. Ou, como é conhecida no mundo inglês, Money Heist. De um momento para o outro, era impossível fugir às agora icónicas imagens da série - mais especificamente a máscara de Salvador Dalí e os característicos fatos macaco vermelho usados pelos assaltantes - e a Bella Ciao impregnou-se nos ouvidos dos portugueses.

A parte mais engraçada é que, antes de ser adquirida pela Netflix, a série havia sido transmitida em Espanha com audiências “amenas”. Foi só depois da gigante do entretenimento a adicionar ao seu catálogo que o Golias veio ao de cima, e a história do professor, Tokyo, Berlim, Denver, Nairobi, Rio, Oslo, Moscovo e Helsínquia apaixonou o mundo.

No entanto, numa reviravolta mais ou menos surpreendente, a Netflix encomendou uma terceira temporada. Bem, por um lado, já era de esperar: A Casa de Papel tornou-se na série mais bem sucedida da plataforma em língua não-inglesa e os fãs clamavam por mais episódios destes “atracadores”.

Mas existe um pequeno problema. Como é evidente para quem viu a série, La Casa de Papel nunca foi pensada com uma terceira parte em mente. O assalto à Casa da Moeda espanhola foi bem-sucedido, exceptuando a morte (ou será sacrifício a palavra mais adequada?) de Berlim, e cada um dos envolvidos seguiu o seu caminho de bolsos cheios. Para além do grupo sair do assalto com uma nova cúmplice - Estocolmo - a cena final dá a entender que a Inspectora poderá iniciar uma relação amorosa com o Professor.

Assim sendo, existem poucas ou mesmo nenhuma ponta solta que indicasse sequer a existência de uma terceira parte mas o que é certo é que a mesma está para chegar e, se não houver atrasos, poderá ser ainda este ano. Mas como poderá funcionar? Quais as personagens que continuarão presentes? Haverá um novo assalto? É exactamente isto que vamos abordar neste guia: não só tudo aquilo que sabemos mas também quais as nossas expectativas / palpites para a Temporada 3.

Berlim

Começo logo com o tópico mais controverso. Berlim é uma das personagens mais adoradas da série e foi com muita tristeza que os fãs viram-no a ser baleado na final da segunda temporada. Tudo indicava que o mesmo está morto - poderá alguém sobreviver a tantas balas, mesmo com um colete? - mas o trailer da Temporada 3 que podes ver já a seguir confirmou que Berlim está realmente de volta.

Ver no Youtube

Mas como?! A primeira ideia que vem à cabeça é que o mesmo sobreviveu, o que é um pouco rebuscado tendo em conta as circunstâncias em que o vemos pela última vez. Poderá apenas ser usado para flashbacks, sonhos ou algo espiritual? Seria um grande desperdício de uma personagem muito amada. Já circula na Internet um vídeo de filmagens onde aparece tanto ele como o professor, em Florença, o que confirma que o próprio estará realmente de volta na nova série. De qualquer das formas, mesmo que Berlim tenha sobrevivido ao final da série 2, é provável que não dure muito mais tempo devido à sua doença degenerativa.

Ver no Youtube

Inspectora Raquel Murillo

A Inspectora sofre uma mudança de 180º no que diz respeito à sua posição face aos eventos da série: apesar de passar uma grande parte do tempo a tentar capturar estes bandidos, a sua paixão pelo professor fala mais alto e, pelo que a série nos dá a entender apesar de não estar confirmado, decide continuar com ele. Mas isto abre uma série de outras questões.

Será a Inspectora Murillo, agora, uma fugitiva procurada? O último episódio da segunda temporada revela-nos que ela saiu da polícia mas, para efeitos da narrativa, fazia alguma lógica que a mesma fizesse um papel duplo, trabalhando como inspectora e, simultaneamente, ajudando os bandidos. A Inspectora terá, de alguma forma, estar envolvida no novo plano do professor - agora, se o faz directa ou indirectamente, teremos de esperar para ver.

Um novo “atraco”?

Nas duas primeiras temporadas, os bandidos construíram um plano para imprimir o máximo de dinheiro possível dentro da Casa da Moeda espanhola e, apesar de terem feito reféns, tomaram sempre os maiores dos cuidados para os tratarem bem e, desta forma, terem sempre a opinião pública do seu lado. Como já disse anteriormente, o assalto foi bem-sucedido e, tirando alguns percalços pelo meio da narrativa, a maior parte dos atracadores conseguiu sobreviver e seguir a sua vida.

E agora, qual será o próximo passo? Roubarão mais dinheiro? Tenho em conta que a série se chama "La Casa de Papel", essa é a explicação mais plausível. No entanto, o assalto à Casa da Moeda espanhola fez cada um deles exorbitantemente rico, ao ponto de não terem de se preocupar com questões monetárias para o resto das suas vidas - a não ser que tenham feito maus investimentos e falido entretanto.

Outra opção que me ocorreu prende-se com o roubo de obras-de-arte, já que sabemos que as filmagens estão a decorrer em Florença - no entanto, este parece um esquema inferior face ao que aconteceu na Casa da Moeda e, no trailer de revelação da Terceira Parte, foi-nos prometido que o maior assalto de sempre não tinha terminado. Seguindo uma ordem crescente de importância, que instituições podem estar acima da Casa da Moeda? O Banco Central Europeu? O Fundo Monetário Internacional? Alguém que esteja por dentro de Economia me ilumine!

Como podes ver, existe um sem número de possibilidades. Passou-me pela cabeça, por breves momentos, que os "atracadores" poderiam também embarcar numa luta social, tentando desmantelar redes de tráfico de armas ou seres humanos, políticos e governos corruptos. Rapidamente apercebi-me que isto não tinha muita lógica mas, tendo em conta o cariz social do primeiro assalto (o Professor fez questão, em mais do que uma vez, de frisar que não estavam a roubar ninguém), podia acontecer!

A nova temporada já está em produção e deverá chegar ainda em 2019. Qual a tua opinião? Achas boa ideia a Netflix ter avançado com uma Terceira Parte? Quais os teus palpites para os seus acontecimentos? Usa a caixa de comentários para dares a tua opinião e presta atenção pois iremos manter esta página actualizada.

Read this next