Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

AMD revela a Radeon VII, a rival directa da RTX 2080 da Nvidia

É a primeira gráfica do mundo de 7nm.

A AMD está pronta para competir directamente com a Nvidia.

No CES 2019, a rival da Nvidia revelou a Radean VII, a primeira placa gráfica do mundo de 7nm e que está inserida no mesmo segmento do que a RTX 2080. A nova gráfica da AMD será lançada já a 7 de Fevereiro por $699 (o mesmo preço que a RTX 2080).

Comparativamente à RX Vega 64, previamente a placa gráfica topo de gama da AMD, foram referidos ganhos de desempenho na ordem dos 35 porcento em Battlefield V e 25 porcento em Fortnite. A AMD disse também que esta gráfica será capaz de correr jogos de 2019 como Devil May Cry 5 a 4K e 60 fotogramas por segundo.

Em termos de especificações, a AMD disse que a Radeon VII tem:

  • 60 unidades de computação
  • 3840 processadores de stream a correr até 1.8 GHz
  • 16GB de memória HBM2
  • 1 TB/s de memória em largura de banda
  • Interface de memória de 4,096-bit

Para tornar a sua nova placa gráfica ainda mais apelativa, a AMD anunciou que vai oferecer cópias de Resident Evil 2, Devil May Cry 5 ou The Division 2 a todos os compradores.

Na apresentação da Radeon VII, a AMD apresentou gráficos que indicam que a sua gráfica foi capaz de superar a RTX 2080 da Nvidia em jogos como Battlefield V, Far Cry 5 e Strange Brigade, todos a correr a 4K com as configurações no máximo.

Com base nestes resultados, a Radeon VII é a primeira gráfica da AMD viável para jogar a 4K. A RX Vega 64 era capaz de correr jogos a 4K, mas a framerate levava um abalo na maioria dos jogos, com os testes do Digital Foundry a apontarem para uma oscilação entre os 20 e 40 fps, dependendo do jogo.

A reacção da Nvidia

Jensen Huang, o CEO da Nvidia, já reagiu à revelação surpresa da AMD no CES 2019, comentando numa entrevista com o PC World que "não existe ray tracing, nem IA. É uma 7nm com memória HBM que mal consegue acompanhar a 2080."

"Se ligarmos o DLSS vamos esmagá-la. E se ligarmos o ray tracing também vamos esmagá-la."

Read this next