Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Guia GTA 5 Online - Ganhar dinheiro fácil, subir de reputação e dicas

Tudo o que precisas de saber para ser um bom criminoso.

O que é Grand Theft Auto 5 Online?

Embora GTA 5 Online seja parecido com um MMO, apenas podes jogar com mais 15 pessoas ao mesmo tempo (nas versões PS4, Xbox One e PC são 30 pessoas). As funcionalidades são praticamente as mesmas do que a versão em mundo aberto da história. Podes ir para qualquer lado, contudo, existem missões específicas e actividades em que vais para uma área em que apenas tu e os outros jogadores no teu grupo conseguem-se ver uns aos outros.

Enquanto estás a passear pelo mundo aberto, poderás ser um alvo para os outros jogadores, portanto está atento. Se queres jogar Online sozinho, vai ao modo história e selecciona a opção "Apenas por Convite" para GTA Online. No entanto, jogar sozinho limita o desenvolvimento da tua personagem; a melhor forma de jogar é juntares-te a outros jogadores o mais cedo possível e participar numa actividade na qual estejas interessado. Deste modo podes evitar os perturbadores e concentrar-te na diversão e completar missões.

Há medidas implementas para desencorajar os jogadores de se matarem uns aos outros, mas a realidade é que, se alguém quiser ser estúpido, tem liberdade para tal. Portanto, enquanto estiveres em Free Roam, fica atento a snipers que te matam depois de saíres do hospital. Os carros também podem ser armadilhados com explosivos, pelo que deves ter cautela com carros a apelativos e na forma como estão estacionados. Se algo te parecer errado, simplesmente afasta-te.


Caso queiras saber tudo sobre o GTA 5 temos um guia com a solução completa, conselhos, história, multijogador, troféus, achievements, Xbox 360 e PS3. Para além disso, também podes aprender como ganhar dinheiro fácil, subir de reputação e dicas, assim como os códigos, cheats, truques e bolsa de valores com os nossos guias. Por último, também podes descobrir tudo sobre o GTA 5 Online Gunrunning - Novas armas, veículos, operações e bases, assim como os Truques e Dicas para ganhares as Corridas de Rua, e Truques, Dicas e Estratégias para o Motor Wars.

Não te esqueças de consultar também a nossa página onde abordamos os códigos cheats de GTA 4 e ainda os códigos cheats de Vice City.


O que fazer quando entrares em GTA 5 Online

  • Fica atento aos pontos brancos

Os pontos brancos são os outros jogadores no mesmo servidor do que tu. Se reparares que algum se está a aproximar de ti a grande velocidade, prepara-te. Se calhar, está apenas a fugir da polícia, ou a passar por ti a caminho de algum trabalho, mas também pode querer sangue, portanto, encontra cobertura, saca da tua arma e fica atento até averiguares a situação. Lembra-te disto: a maioria das lojas e negócios são zonas livres de PvP e os jogadores pouco mais podem fazer do que insultar-te. Se precisares, procura refúgio e fica em segurança até ao outro jogador desaparecer.

  • Encontra Amigos

A melhor forma de jogar GTA Online é convidar pessoas para se juntarem ao teu grupo - ou simplesmente esperar que alguém envie um convite de grupo. Se as pessoas com quem estás a jogar forem más, talvez queiras separar-te e fazer algumas das actividades a solo apontadas em baixo. Mas se as pessoas forem razoáveis e úteis, podes ficar com elas usando o menu de votação de trabalhos para repetir a actividade (altamente recomendado se for fácil e/ou lucrativo) ou iniciar uma nova.

As actividades de grupo geram 20 porcento mais reputação. Também vale a pena repetir uma missão para alcançares uma pontuação perfeita, visto que é sempre mais fácil da segunda vez. Se fizeres tudo bem, a reputação bónus é deliciosa!

Recorda-te que se fores um jogador agressivo e matares muitas vezes outros jogadores, vais tornar-te num alvo a abater e provavelmente serás caçado por dinheiro. Se também fores parvo e gritares com os outros jogadores, vais receber rank negativo. Os jogadores negativos são atirados para servidores com outros jogadores do mesmo tipo - o que poderá ser divertido se gostares disso - mas deves evitá-lo caso não queiras aturar 15 outras pessoas que adoram ser parvas.

O que fazer a seguir?

  • Primeiro objectivo: rouba um bom carro

Quando chegares a Los Santos pela primeira vez, não roubes o primeiro carro que vires. Vasculha um pouco e encontra um que seja doteu agrado - o primeiro carro que roubares será aquele que terás de usar até teres um novo. Diferente do modo história, não poderás encontrar carros premium inicialmente, portanto procura algo que seja minimamente decente e com o qual consigas conviver a longo prazo.

Assim que tiveres mais dinheiro, podes levar um carro que queiras guardar à loja Los Santos Customs. Selecciona a opção Prevenção Contra Roubo e Perda e compra-a. São $2000, mas torna o carro teu - e deixa que o recuperes facilmente caso o percas. Compra também um seguro. É caro, mas vale a pena por razões que se vão tornar evidentes, como um alguém que te roube o carro e o estacione no fundo de um lago.

  • Segundo objectivo: apanha um boa arma

A versão Online de Los Santos é uma colmeia podre de vilões. Não é o sítio no qual queres passear armado com apenas uma pista semi-automática. A não ser que sejas Martin Riggs da Arma Mortífera, o teu objectivo imediato deve ser apanhar uma arma decente para que te possas proteger ou participar em combates ofensivos, caso a oportunidade apareça.

Assumindo que tens dinheiro suficiente, a "melhor" arma é aquela com a qual te sintas mais confortável e eficaz. A escolha é óbvia: compra a arma com a qual és mais eficaz no modo história.

  • Terceiro objectivo: compra uma garagem

Embora sejam caras, é disto que precisas a seguir. É um sítio para guardares os teus carros, algo que realmente precisas.

Não te esqueças de aderir ao Social Club da Rockstar. Assim que o fizeres, e comprares uma garagem, visita o website Legendary Motorsports no telemóvel do jogo e recebe o Elegy RH8 gratuitamente. Este é um carro base óptimo para o Street Racing.

O que deves fazer em GTA 5 Online

  • Aumentar a reputação

Podes aumentar a tua reputação de várias formas. Se és um condutor com confiança, podes irritar os polícias e fugir deles para aumentares tua reputação lentamente, mas com estabilidade. Assegura-te que não ficas com mais de três estrelas, a não ser que tenhas muita confiança, visto que vais gastar muito tempo a tentar fugir.

Fazer trabalhos e ajudar os outros jogadores torna-te num bom individuo e, inevitavelmente, resultará em dinheiro e reputação bónus. Portanto, por mais irónico que pareça, dado que estás a jogar um dos títulos mais violentos, resiste à tentação de te comportares como um idiota, disparando contra todos os que vês. E sê bem educado para as pessoas, mesmo que elas não sejam. Alguns jogadores ficam irritados rapidamente, e caso tal aconteça, abandona o grupo para evitares ser sugado para coisas sem sentido.

  • Dinheiro de baixo risco: roubar carros

Se queres fazer as coisas sozinho, a forma mais segura de ganhar dinheiro é roubar carros. Passeia pelas ruas à procura de carros ordinários, que valem algum dinheiro. Assim que roubares o carro, visita a loja Los Santos Customs mais próxima. Não conduzas o carro como um idiota: quanto melhor for a condição do carro, mais dinheiro vale. Os carros valem algures entre $3000 a $8000, o que em média resulta em cerca de $4500 por cada entrega. É um lucro estável e razoável, principalmente se gostas de conduzir e não achas que é aborrecido.

Uma grande dica: não roubes carros desportivos de alta gama, visto que não há procura. Os SUVs e Coupes valem, normalmente, bom dinheiro. Os Sedans e Económicos valem menos.


Precisas de mais ajuda em GTA 5? Consulta os nossos outros guias:


Recorda-te também que apenas podes vender um carro por dia (no jogo), o que significa que podes entregar um carro a cada 45 minutos. Fica atento ao relógio, e assim podes aumentar a tua conta bancária regularmente, principalmente se combinares o roubo de carros com outra actividade de baixo risco.

Outra forma de ganhar dinheiro com carros é através do Simeon. Fica atento às mensagens dele no teu telefone, nas quais te vai pedir por carros específicos Entrega o carro que ele te pediu e vais ganhar um bom pedaço de dinheiro. E mais uma vez, tem cuidado com o carro. A velocidade não importa, mais vale entregar o carro num estado perfeito e receber mais dinheiro.

Os carros aos quais deves ficar atento:

  • Felon GT: $9500
  • Gallivanteer Baller: $9000
  • Lampadati Felon: $9000
  • Ocelot F620: $8000
  • Ubermacht Oracle: $8000
  • Dinheiro de alto risco: roubar lojas

Roubar lojas é outra excelente forma de ganhar dinheiro, mas é obviamente muito mais arrisco do que roubar carros. Primeiro de tudo, andes que faças asneiras, compra uma máscara facial na loja de Vespucci Beach (têm algumas máscaras engraças). Isto é essencial para garantir que não és reconhecido se alguma vez voltares à loja.

Quando estiveres adequadamente equipado, começa a roubar as lojas e vais ganhar dinheiro decente. Repara que as grandes lojas fora de Los Santos geralmente têm mais dinheiro do que as lojas mais pequenas. Grita para o teu microfone ou dispara para as coisas na loja para o funcionário te dar o dinheiro mais rápido. Mantém sempre a arma apontada e fica alerta. Alguns funcionários vão disparar caso tenham hipótese, portanto não lhes vires as costas. Cá fora, corre para o teu carro e prego a fundo no acelerador. Os polícias vão perseguir-te, mas podes usar as tácticas do modo história para os despistar. Contudo, existe uma forma mais fácil de fazer isto...

  • Arranja um helicóptero!

Uma das formas mais fáceis de ganhar dinheiro é roubar um helicóptero e usá-lo como veículo de fuga. Como é que podes obter um helicóptero em GTA 5 Online?

Arranja um carro, conduz até ao aeroporto e anda à volta do perímetro até chegares perto da escola de aviação. Com um pouco de habilidade, podes atravessar a vedação com o carro ou saltar por cima dela recorrendo aos degraus nas proximidades. Assim que ultrapassares este obstáculo, corre para o helicóptero que gostas mais e rouba-o.

Agora a diversão vai realmente começa. Voa até ao local do roubo e aterra seguramente nas redondezas (longe do campo de visão da entrada para a loja para não seres alvejado enquanto tentas entrar no helicóptero). Rouba a loja e foge para o helicóptero.

Esta é outra forma de ganhar dinheiro com estabilidade - algures entre $1000 a $4000 (mais ainda se alvejares o funcionário e roubares mais dinheiro). O helicóptero permite fugas fáceis, portanto, vai para as colinas, voa perpendicularmente às ruas principais, e encontra um bom sítio na floresta em que possas pairar até estares seguro. Depois, volta atrás e rouba outra loja.

À medida que fazes mais e mais roubos, o teu nível de procurado vai aumentar, e eventualmente terás que lidar com os helicópteros da Los Santos PD. Voar por debaixo das pontes é uma boa forma de os abrandar, bem como voar rentinho à água (mas tem cuidado). Não voes muito rápido, visto que provavelmente vão reaparecer à tua frente. O ideal é mantê-los no teu rasto, mas fora do alcance visual. Eventualmente as tuas estrelas vão começar a piscar e vão desistir. Assim que dominares esta técnica, ninguém te vai conseguir apanhar!

  • Não te esqueças de depositar o teu dinheiro

Podes sentir-te um rei a passear pelas ruas de Los Santos com muitas notas no bolso, mas como toda a gente no jogo, se morreres, vais largar uma parte desse dinheiro, que depois pode ser apanhado pelo jogador que te matou.

De que forma podes evitar isto? Não andas com toneladas de dinheiro. Assim que ganhares dinheiro, saca do teu telefone e usa o serviço online do banco para fazeres um depósito electrónico. Também podes depositar o teu dinheiro através do multibando caso haja algum perto, mas o telefone é de longe a forma mais fácil.

  • Dispara para os pontos vermelhos

Se estás confiante nas tuas habilidades de combate e de disparar, podes caçar jogadores procurados. Simplesmente vagueia pela cidade e procura pelos pontos vermelhos no mapa. Os pontos vermelhos são os alvos com prémios na cabeça. Observa-os à distância, e depois aproxima-te com velocidade. Surpreender alguém representa metade dos confrontos em GTA Online. Se conseguires iniciar o combate e acertar alguns tiros, terás as probabilidades de sucesso a teu favor.

Tem cuidado, obviamente. Os pontos vermelhos são provavelmente jogadores focados no PvP que fartam-se de matar, o que significa que não são alvos fáceis. Contudo, é este aspecto de perigo e risco que torna o jogo muito divertido. Se queres testar a tua perícia em GTA Online, esta é a melhor forma. Poucas experiências de GTA Online vão colocar-te o coração a bater força como um bom confronto com outro jogador. Convém lembrares-te que é apenas um jogo. Não tentes obter vingança caso alguém te derrote. Aprende com os teus erros, reagrupa e prática mais um bocado, caso contrário, poderás acabar por ser farmado, o que nunca é uma experiência agradável.

Mais truques e dicas para GTA 5

  • Não te esqueças de gravar o teu progresso

Para saíres correctamente de GTA Online selecciona a opção "Abandonar". Ao fazeres isto estás a gravar o sítio onde estás. Fechar simplesmente o jogo pode resultar em perda de dados que ainda não foram gravados!

  • Como recuperar o teu carro se estiver longe

Caso estejas muito longe do teu carro, utiliza o teu telefone para fazeres um trabalho rápido e, voilá, aqui está o teu carro. Agora cancela a actividade e vai para onde quiseres.


Caso queiras saber tudo sobre o GTA 5 temos um guia com a solução completa, conselhos, história, multijogador, troféus, achievements, Xbox 360 e PS3. Para além disso, também podes aprender como ganhar dinheiro fácil, subir de reputação e dicas, assim como os códigos, cheats, truques e bolsa de valores com os nossos guias. Por último, também podes descobrir tudo sobre o GTA 5 Online Gunrunning - Novas armas, veículos, operações e bases, assim como os Truques e Dicas para ganhares as Corridas de Rua, e Truques, Dicas e Estratégias para o Motor Wars.


Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Grand Theft Auto V

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Comentários