Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Abriu a primeira exposição LGBTQ de videojogos

Mostra a história do queer gaming de 1985 até 2018.

Abriu em Berlim, Alemanha, a primeira exposição do mundo dedicada à história LGBTQ nos videojogos.

Idealizada por Sarah Rudolph, co-fundadora do blog de cultura de videojogos herzteile.org, Jan Schnorrenberg do museu Schwules, e Dr. Adrienne Shaw, a criadora do website LGBTQ Game Archive, a exposição Rainbow Arcade aglomera mais de 30 anos de história de videojogos, incluindo "títulos jogáveis, desenhos conceptuais, modificações escritas pelos fãs, e documentações de comunidades online".

A exposição foi inaugurada a 14 de Dezembro de 2018 e continuará disponível até 13 de Maio de 2019. A estrutura da exposição é inspirada pelo arco-íris, um símbolo da comunidade LGBTQ, e cada cor representa uma secção diferente.

Caper in the Castro, um dos primeiros exemplos de um jogo LGBTQ, é um dos títulos jogáveis na exposição. O jogo é sobre uma detective lésbica investiga o desaparecimento de uma das suas amigas. O cenário é o famoso bairro Castro de São Francisco, um símbolo LGBTQ dentro da cidade.

A exposição Rainbow Arcade procura mostrar como "há exemplos de títulos mainstream dos anos 90 com narrativas relativamente sensíveis de sair do armário e casamento entre o mesmo sexo."

"A Rainbow Arcade não questiona apenas a forma como os discursos sociais e desenvolvimentos foram reflectidos nos videojogos, mas também se houve grandes progressos relativamente à representação LGBTQ na media de entretenimento."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários