Estamos a chegar ao final de mais um ano. É uma época que, na indústria dos videojogos, nos coloca a fazer uma retrospectiva de todos os jogos que foram lançados ao longo dos últimos 12 meses mas não só, coloca-nos também a olhar para tudo o que aconteceu nesta geração. Até agora, tem sido uma geração incrível com acontecimentos e anúncios que muitos pensavam ser impossíveis. Por exemplo, quem diria que Shenmue 3 algum dia ia ser realidade? Ou que a Sony, Microsoft e a Nintendo alguma vez iam permitir que cross-play nas consolas? Esta geração até nos trouxe o lançamento de jogos que anteriormente estavam no "inferno do desenvolvimento" como Final Fantasy 15 (anteriormente chamado Final Fantasy Versus 13) e The Last Guardian. Todavia, ainda há jogos que estão presos no "inferno do desenvolvimento" e/ou que desapareceram sem deixar rasto. Quais são esses jogos? Ao longo deste artigo vamos falar sobre eles, recordando a data em que foram anunciados e a analisando o que aconteceu com cada um.

Deep Down - Capcom

Anunciado como um exclusivo para a PlayStation 4, Deep Down, um RPG de fantasia medieval que implementava algumas características da série Dark Souls, era um título altamente promissor agendado para o início da geração. A Capcom mostrou o jogo pela primeira vez em 2013, uns meses antes do lançamento da PlayStation 4, e indicou que seria um free-to-play. O lançamento estava inicialmente previsto para 2014, mas nunca aconteceu. Ainda assim, a Capcom tem mantido o registo da marca vivo, portanto, é possível que Deep Down possa reemergir eventualmente.

O que aconteceu a Deep Down? A Capcom disse em 2015 que o projecto tinha crescido, mas curiosamente, nunca mais mostrou o jogo. Outra coisa a ter em consideração é que o jogo estava em desenvolvimento no motor de jogo Phantha Rhei, um motor de jogo desenvolvido a pensar nesta geração de consolas. O motor de jogo nunca foi usado noutro projecto da Capcom e até agora a editora já lançou vários jogos nesta geração como Street Fighter V, Resident Evil 7 e Monster Hunter World. Será que a Capcom está a guardar Deep Down para a próxima geração de consolas?

Agent- Rockstar Games

Este é o exemplo perfeito de Vaporware. Agent foi apresentado em 2007 como um exclusivo da Rockstar Games para a PlayStation 3 e publicamente só se conhece o logótipo. Oficialmente, nada mais foi mostrado, nem trailers nem imagens. Recentemente, a marca Agent foi abandonada pela Rockstar Games, um indício de que o projecto está morto. Até há pouco tempo, a marca era renovada sempre que se aproximava o período de expiração, apesar de não serem reveladas novas informações. Do jogo pouco se sabe, apenas que decorreria na Guerra Fria de 1970.

O que aconteceu a Agent? Apenas podemos especular. Nem a Sony nem a Rockstar Games comentaram sobre o que aconteceu. O facto de que o jogo seria um exclusivo para a PlayStation 3 sugere que havia algum tipo de acordo entre as duas. Será que o jogo foi descontinuado porque houve algum desentendimento entre as partes? Será que a Rockstar Games precisou de todos os recursos disponíveis para Grand Theft Auto IV e depois para Red Dead Redemption, deixando deliberadamente que Agent ficasse atrasado no desenvolvimento? Publicamente, não se sabe ao certo.

Agent_Rockstar

Publicidade

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Mais artigos pelo Jorge Loureiro

Comentários (24)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Vê pela primeira vez gameplay de 1666: Amsterdam

O jogo cancelado do criador de Assassin's Creed.

Patrice Désilets fica com os direitos sobre 1666: Amsterdam

Disputa legal com a Ubisoft fica resolvida.

Ubisoft regista o nome 1666

Será que vai sair do esquecimento?

1666 "era o novo Assassin's Creed"

Patrice Désilets falou mais um pouco sobre o seu novo jogo.

Désilets defende visão focada no digital da Xbox One

Microsoft apenas não soube passar a mensagem

Últimas

Sony multada em 2 milhões de euros por entidade Italiana

Devido a "falta de informação" sobre subscrições pagas em alguns jogos.

Kojima apresentou Death Stranding à Guerrilla Games

Para mostrar o que conseguiram com o motor do estúdio.

Rumor - Filme live action de Mewtwo a caminho

Warner prepara spin of de Detective Pikachu.

Publicidade